TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Neurotransmissores

Por:   •  30/9/2015  •  Resenha  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  740 Visualizações

Página 1 de 3

ATUAÇÃO DOS NEUROTRANSMISSORES  NA DEPRESSÃO

Introdução

O Sistema Nervoso é responsável pela maioria das funções do controle do organismo. As principais células do Sistema Nervoso são chamadas de Neurônios.

Os Neurônios são formados por Dendritos e Axônio. . Os Dendritos  funcionam como fios que levam os impulsos nervosos captados pela visão, olfato, audição, tato e paladar. Desta forma um Neurônio pode transmitir um inúmero impulso , tanto de inibição ou excitação através de ramificações finais e de seu Axônio.

Os impulsos para serem transmitidos de um Neurônio para outro através do Axônio, precisam passar por um espaço chamado Fenda Sináptica, sendo que essa função de passar e receber estímulo é chamado de Sinapse.

Para ocorrer essa transmissão os Neurônios liberam substâncias químicas que estimulam ou inibem o Neurônio seguinte , recebendo o nome de Neurotransmissores  que tem um fundamental papel no nosso Sistema Nervoso.

Mecanismo de ação dos Neurotransmissores

Os Neurotransmissores são armazenados nas vesículas neurais, quando ocorre a liberação dessas vesículas caem na Fenda Sináptica, transmitindo informações aos receptores das membranas do Neurônio seguinte , podendo ser rearmazenados novamente pela vesícula neural ou ser reaproveitada pelo próprio Neurônio que a liberou. Ou pode-se ocorrer que uma parte do Neurotransmissor seja destruída por enzimas e ser eliminada pelo organismo.

Principais Neurotransmissores

Acetilcolina : Estimula a transmissão de impulsos de células nervosas de músculos cardíacos , algumas glândulas , células motoras para os músculos do corpo , ajudando a dar tônus e controle de emoções e desenvolver a aprendizagem.

A Acetilcolina é importante porque ela estimula os movimentos e a memória. Também é relacionada à performance sexual,  controlando a pressão sanguínea e batimento cardíaco durante a relação sexual.

Endorfina: Calmante natural, aliviando a sensação de dor. Além de ser responsável pelo sentimento de euforia e êxtase.

Dopamina: É um inibidor tendo diferentes funções dependendo do local em que atua, no gânglio basal  auxilia na execução de movimentos controlados , também é responsável pelo sentimento de euforia , além de acalmar a dor e aumentar o prazer se estiver localizado no Lobo Frontal.

Noradrenalina : É o hormônio percussor da Adrenalina com efeito estimulante na lipolase, ele aumenta algumas gorduras no sangue e como neurotransmissor eleva a pressão sanguínea . A Noradrenalina  também é responsável por nos deixar em alerta e ter uma boa memória.

Serotonina: É o hormônio e o neurotransmissor envolvido na excitação de órgãos e constrição de vasos sanguíneos , tendo algumas de suas funções o estímulo dos batimentos cardíacos  o início do sono  

Neurotransmissores e a Depressão: A depressão ocorre quimicamente quando há uma falha nos neurotransmissores responsáveis pela produção de endorfina e serotonina. Essa falha ocorre quando a quantidade de neurotransmissores liberados é menor que o necessário, mas a bomba de recaptação e enzimas continuam funcionando normalmente, sendo assim o sistema nervoso funciona com menos neurotransmissores do que é preciso .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (68.1 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com