TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Níveis de Seleção por Consequências

Por:   •  25/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  995 Palavras (4 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 4

Níveis de Seleção por Consequências

Respostas que nos deixam melhor adaptados ao ambiente possuem maior probabilidade de se manterem em nosso repertório comportamental e criarem bases para emissão de respostas ainda mais adaptadas no futuro. Assim, a seleção de um comportamento se dá quando, diante de uma situação antecedente, o indivíduo preserva respostas com consequências favoráveis e rejeita respostas com consequências desfavoráveis. Nesse sentido, a consequência passa a ser considerada como um princípio geral do comportamento, influenciando desde respostas mais simples até as mais complexas, bem como respostas individuais e coletivas.

Na proposta de Skinner, os comportamentos de um indivíduo podem ser explicados conforme três níveis de seleção por consequênciasfilogenéticoontogenético e cultural.

- O nível filogenético está relacionado às respostas que herdamos geneticamente como consequência do processo de evolução na nossa espécie. Por exemplo, na presença do calor, o suor é uma resposta inata e involuntária que tem como consequência diminuir a temperatura do corpo. Também cabe aqui o conhecimento a respeito do impacto de doenças sobre o repertório comportamental dos indivíduos, tais como deficiências físicas, dependência química, Doença de Alzheimer, desenvolvimento atípico, entre outros.

- O nível ontogenético está relacionado à história específica de cada indivíduo, das consequências de respostas que ele próprio experimentou desde o seu nascimento e ao longo de toda a sua vida. Por exemplo, na presença do calor, buscar um local ou algo refrescante é uma resposta voluntária que tem como consequência diminuir a temperatura do corpo.

- O nível cultural, assim como o nível ontogenético, está relacionado com a história do indivíduo, mas com respostas que foram passadas culturalmente de gerações a gerações, as quais o indivíduo talvez nem venha experimentar pessoalmente as consequências. Por exemplo, na presença do calor, passar desodorante é uma resposta voluntária, ensinada culturalmente, que tem como consequência evitar que o mau cheiro relacionado ao suor incomode outras pessoas.

Assim, por meio dos os três níveis de seleção, filogenético, ontogenético e cultural, o repertório comportamental de um indivíduo é selecionado e pode sofrer alterações ao longo de sua história de vida.

Comportamento Respondente: O comportamento Respondente é todo aquele comportamento que é involuntário, que acontece mediante as contingências. O  Comportamento Respondente se dá através de uma mudança ambiental, que leva a um comportamento específico. Piscar os olhos na presença de alguma partícula de sujeira ou cisco nos olhos é um comportamento respondente, há um estimulo/resposta e é incondicionado (não aprendido).

Comportamento Operante: é um comportamento voluntário e que opera nas contingências. Podemos dizer que o Comportamento Operante é aquele comportamento (R) que gera uma consequência (S) e essa consequência reforça ou enfraquece o comportamento que o gerou. Exemplo: Um professor elogiando os estudantes quando eles responderem corretamente irá aumentar esse comportamento.

Gradiente de generalização: é a tendência do estímulo condicionado para evocar respostas semelhantes após a resposta ter sido condicionada. Se uma criança foi condicionada a temer um coelho branco de pelúcia, vai expor o medo de objetos semelhantes ao estímulo condicionado, tal como um rato branco de brinquedo.

Extinção operante: ocorre quando o reforço, após uma história prévia de reforçamento, já não é mais disponibilizado ao comportamento do sujeito, ou seja, há uma quebra na contingência.         Quando nos empenhamos em comportamentos que ‘não compensam’ encontramo-nos menos inclinados a comportamentos semelhantes no futuro. Exemplo: Giovanna já não liga mais para Carlos, pois ele ignora todas as chamadas que ela faz em seu celular. Muito característico da extinção operante são efeitos como: (1) aumento da frequência de resposta logo no início do processo; (2) aumento na variabilidade da topografia de respostas e (3) eliciação de respostas emocionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com