TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Bicho de Sete Cabeças - Filme

Por:   •  20/2/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.306 Palavras (6 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 6

Filme: Bicho de sete cabeças1

RESUMO: O presente trabalho trata da dinâmica institucional, abordando noções fundamentais sobre as instituições, organizações, estabelecimentos, dispositivos, agentes, práticas, forças produtoras e forças reprodutoras. Esses conteúdos estão relacionados com filme “Bicho de sete cabeças” dirigido por Lais Bodanzky, sendo interpretados pelos atores Rodrigo Santoro, Othon Bastos, Cássia Kiss e outros. A partir da perspectiva do filme, foram identificadas áreas da saúde, familiar, educação, trabalho e justiça. Com isso tem-se uma visão institucionalista da sociedade.

 

Palavras – chave: Instituição; organização; estabelecimento; forças produtoras; forças reprodutoras.

O filme trata de um adolescente chamado Neto (Rodrigo Santoro) que gosta de desafiar o perigo e comete pequenas rebeldias incompreendidas pelos pais, como pichar os muros da cidade com os amigos, usar brinco e fumar um baseado de vez em quando. Mas seus pais (Othon Bastos e Cássia Kiss) levam as experiências de Neto muito a sério e, sentindo que estão perdendo o controle, resolvem trancafiá-lo num hospital psiquiátrico. No manicômio, Neto conhece uma realidade desumana e vive emoções e horrores que ele nunca imaginou que pudessem existir.

Para uma melhor contextualização do filme, será necessária uma conceituação sobre instituição, organização, estabelecimento, dispositivos, agentes, práticas, forças produtivas e forças reprodutoras relevantes para análise do mesmo. No filme “Bicho de sete cabeças” observa-se várias instituições de regulamentação, como a família, a saúde, educação, trabalho e justiça.

As instituições são lógicas que, segundo a forma e o grau de formalização que adotem, podem ser leis, normas e, quando não estão enunciadas de maneira manifesta, podem ser pautas, regularidades de comportamentos. Alguns autores sustentam que leis, normas e pautas são objetivações de valores. (BAREMBLITT, 1994, p.27).  

Baremblit (1994), relata também que as leis em geral, as normas e os códigos são escritas, mas, uma instituição não necessita de tal formalização por escrito.

Contextualizando com o filme, pode-se perceber uma instituição familiar No momento em que a família esta reunida em sua casa (estabelecimento) para o café da manhã, quando Neto está sentado à mesa com seu pai e sua mãe, e logo após chega sua irmã (agente). Percebe-se que a irmã de Neto traz uma torta de morango e coloca sobre a mesa (Dispositivo). Esta formalizada assim uma estrutura familiar (organização).

A Organização tem como função materializar as ideologias da instituição, está composta de unidades menores com características específicas, que são os estabelecimentos, tendo como objetivo executar ações políticas que foram instituídos nas organizações.

Os estabelecimentos, em geral incluem dispositivos técnicos que recebem o nome de equipamento, que são meios para a concretização das funções do estabelecimento.

Na cena em que Neto fala a seu pai (agente) que vai viajar, e este lhe proíbe e pergunta com que dinheiro viajará, surge aí uma discussão, em que Neto empurra o pai (prática) e sai correndo. A mãe (agente) vai até a porta, e fica olhando o filho se distanciar.

Neste contexto os agentes são os que operacionalizam as ações e as práticas são as ações desses agentes. A prática, pode ser verbal, não-verbal, discursivas ou não discursivas. Também pode ser teóricas e técnicas.

A instituição saúde está organizada pelo Ministério da Saúde (Federal), Secretaria da saúde (estadual / municipal).

Percebe-se na cena do hospital psiquiátrico (estabelecimento),quando o pai de Neto o leva para ser internado, sem que ele saiba, pois o pai acredita que é um viciado em drogas, logo chega  uns enfermeiros para segurá-lo e aplicar a medicação(pratica), usando seringas descartáveis(equipamento).Neste hospital psiquiátrico era utilizado a prática do uso de eletro-choque, e os pacientes eram presos nas camas (equipamento). No segundo hospital psiquiátrico em que ele foi internado, usavam métodos agressivos (prática), visto no filme, quando um enfermeiro (agente), jogou um dos pacientes (agentes) no chão fraturando o crânio.

  Este enfermeiro (agente) foi chamado atenção pelo médico (agente) responsável que se ele continuasse agindo daquela forma agressiva, teria que sair do hospital. Percebe-se neste contexto a força produtora na ação do médico numa tentativa de mudança dessa forma desumana de tratar os pacientes.Também foi observada força produtora quando a enfermeira (agente) deste hospital começa a fazer a higiene dos pacientes cortando cabelo, banho etc.

Força produtora é a tentativa de criar algo novo, tentativa de mudanças, transformações. No filme foi visto também como força produtora à cena em que Neto queimava as seringas para evitar o uso abusivo das drogas.Em outra cena como forma de interação social entre os internos, Neto utiliza jogo de futebol.

Para que se caracterize força reprodutora é necessário que haja a reprodução de reiterar o igual, de perpetuar o que já existe, aquilo que não é operativo para acompanhar as transformações sociais (BAREMBLITT, 1994, p.36).

No filme, quando os enfermeiros continuam agindo da mesma forma (1º hospital psiquiátrico), ou seja, tratavam os pacientes de uma forma desumana, isso caracteriza uma força reprodutora, assim impossibilitando a melhora dos internos. Na cena do 2º hospital psiquiátrico, na fala do enfermeiro quando diz:” agora só eu e você, aqui é assim, o médico que lhe protegia saiu, portanto continua tudo igual...”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (136.4 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com