TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O COMPORTAMENTO OPERANTE: CARACTERÍSTICAS

Por:   •  17/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.745 Palavras (7 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

Apresentamos na primeira parte deste trabalho, as características e conceitos da Análise Aplicada do Comportamento baseado no método ABA, bem como os passos fundamentais e a estrutura educacional para a aplicação de tal método na Educação Especial.

A segunda parte, se dá na aplicação destes conceitos, compreendendo o método ABA através de uma pesquisa realizada com uma criança diagnosticada com autismo.

ETAPA 1 – COMPORTAMENTO OPERANTE: CARACTERÍSTICAS

  1. Definição do Método ABA e sua aplicação na Educação Especial

Daiane Amorim

O estudo realizado contorna um evento muito contemporâneo, a Análise Comportamental Aplicada. Remete-se cientificamente a conduzir os profissionais na educação de crianças que se encontram na área de educação especial ou mais específica, Autismo e TID (Transtornos Invasivos do Desenvolvimento). ABA é um termo que descreve uma abordagem científica podendo ser usada em questões diferentes, também cobrindo diferentes tipos de intervenções.

O tratamento e o desenvolvimento de crianças se dá pelo processo de reforçamento dos resultados positivos e a quebra daqueles que originaram comportamentos ditos agressivos ou que comprometam a formação integra dos indivíduos. As escolas mobilizam o corpo docente, assim como todos os que fazem parte do ambiente estrutural da criança para que essa faça uso de todo o auxílio possível em tratamento, para a identificação de erros e por consequência, a alteração no método buscando a resolução de problemas.

O ABA nos indica o método de aplicação dos conceitos fundamentais da Análise do Comportamento, no atendimento de indivíduos de desenvolvimento atípico (incomum). Isso implica nos passos fundamentais relacionados a seguir.

  1. Estrutura educacional em escolas especializadas

Thais Fernanda

As escolas especializadas em educação especial e que utilizam a Análise do Comportamento Aplicada, tem obtido resultados cada vez mais crescentes por oferecerem métodos diversificados e focados no desenvolvimento de cada criança. A supervisão é constante no corpo docente pois a prestação de atenção ao público é de extrema importância para os bons resultados. A união com demais profissionais fortifica, tais como fonoaudiólogos e professores de educação física, pois traz o diferencial as escolas.

A estrutura educacional nessas escolas especializadas é caracterizada pelos seguintes princípios básicos:

  • Ensino de unidades mínimas passíveis de registro;
  • Ensino de habilidades simples e complexas em pequenos passos;
  • Uso de reforçamento positivo;
  • Ênfase na importância da consistência entre as pessoas que tem contato com o aluno;
  • Relevância da função do comportamento emitido.
  • Os profissionais se dedicam no atendimento pré-estabelecido, analisam o desenvolvimento da criança, as consequências reforçadoras (modo positivo, agressividade, destruição, autolesão, respostas estereotipadas etc., não são reforçadas);
  • O objetivo final é incluir as crianças: a) em grupos pequenos b) grupos grandes c) inclusão (escola regular, pública ou privada);
  • Treinamento dos profissionais e supervisão constantes.

  1. Pressupostos básicos adotados pelas escolas

Amanda Rafaela

Para a Análise Comportamental Aplicada o comportamento da criança não é imutável, ou seja, todo comportamento possui uma causa, uma razão e esta pode ser modificada. Para todo aquele que trabalha no atendimento a esses indivíduos, nada pode ser desacreditado, todos são passiveis de mudança. Assim, pressupõe-se que:

  • Os comportamentos são passíveis de serem modificados;
  • Os comportamentos inadequados não são vistos como doença;
  • A ausência de comportamentos não é vista como imutável;
  • O diagnóstico é um processo necessário;

  1. A análise funcional do comportamento e o ensino de respostas alternativas

Juliane Barbieri

O principal objetivo é relacionar os acontecimentos com o ambiente, ou identificar as relações funcionais entre comportamentos problemáticos (ex. agressões) junto a algum ambiente específico.

Há necessidade do conhecimento das variáveis determinantes dos comportamentos específicos para escolher assim, um tratamento mais adequado e efetivo. Os comportamentos considerados inadequados, como a autolesão, agressão, fuga, birra e estereotipia, podem ser acometidos pelas seguintes variáveis:

  • Atenção: após a emissão de algum comportamento inadequado o sujeito receberá atenção imediata.
  • Esquiva/ Fuga: o sujeito pode terminar uma situação aversiva tenha um comportamento inadequado.
  • Estimulação: caso seja emitido um comportamento não adequado o indivíduo pode ser estimulado.
  • Busca de objeto preferido: caso algum objeto preferido do sujeito seja removido, fará com que um comportamento inadequado apareça de forma com que o objeto retorne para ele.
  • Multideterminado: o comportamento inadequado pode trazer ao sujeito o objeto preferido, esquiva e estimulação. Este é um comportamento que exerce mais de uma função.

Para se fazer uma análise funcional, há diversos procedimentos eficazes na ciência moderna. Além da “Análise funcional Experimental”, a qual propõe a ideia de que todos os comportamentos serão imediatamente seguidos por uma consequência dentro de um ambiente controlado, existem outras metodologias como: entrevistas com os pais e professores, tabelas para identificar antecedentes, comportamento e consequências e tabelas para identificar padrões tais como horário, professor ou tarefa presentes no momento da ocorrência do comportamento.

  1. O ensino de novas habilidades a partir do uso de reforçadores positivos

Thais Fernanda

Antes de ensinar novas habilidades é necessário e adequado avaliar o repertório do indivíduo, considerando seus reforçadores e seus comportamentos inadequados. Deve-se também identificar se as atividades básicas (contato visual, sentar independente, seguir instruções simples e imitação motora) já estão internalizadas e se estão sendo praticadas. Após essas relações é possível planejar o que se pretende ensinar para além do desenvolvimento básico.

À partir do uso dos reforçadores positivos, o avanço no ensino de novas habilidades pode ocorrer através de estímulos que atuem no aumento do tempo que o sujeito faz o contato visual, no aumento do tempo que permanece sentado e na relação das palavras ditadas com figuras. Desta maneira se torna possível a introdução mais eficaz de habilidades intermediárias como o reconhecimento de objetos, reconhecimento de números e atividades da vida diária. E por fim, a partir daí, se torna possível o avanço para as habilidades mais avançadas como gramática, conceitos matemáticos, emoções, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (121.8 Kb)   docx (15.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com