TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CONCIENTIZAR A POPULAÇÃO DE COMO SE PREVENIR DO CANCER

Por:   •  20/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  594 Palavras (3 Páginas)  •  102 Visualizações

Página 1 de 3

PROJETO DE PESQUISA

CONCIENTIZAR A POPULAÇÃO DE COMO SE PREVENIR DO CANCER

1. INTRODUÇÃO

1.1 O QUE É CANCER?

Câncer é o nome dado a um conjunto de doenças que têm em comum o crescimento desordenado de células, que invadem tecidos e órgãos.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores, que podem espalhar-se para outras regiões do corpo.

Os diferentes tipos de câncer correspondem aos vários tipos de células do corpo. Quando começam em tecidos epiteliais, como pele ou mucosas, são denominados carcinomas. Se o ponto de partida são os tecidos conjuntivos, como osso, músculo ou cartilagem, são chamados sarcomas.

Outras características que diferenciam os diversos tipos de câncer entre si são a velocidade de multiplicação das células e a capacidade de invadir tecidos e órgãos vizinhos ou distantes, conhecida como metástase. (INCA, 2019)

1.2 COMO SURGE O CÂNCER?

O câncer surge a partir de uma mutação genética, ou seja, de uma alteração no DNA da célula, que passa a receber instruções erradas para as suas atividades. As alterações podem ocorrer em genes especiais, denominados proto-oncogenes, que a princípio são inativos em células normais. Quando ativados, os proto-oncogenes tornam-se oncogenes, responsáveis por transformar as células normais em células cancerosas. (INCA, 2019)

1.3 COMO SE PREVENIR?

A prevenção do câncer engloba ações realizadas para reduzir os riscos de ter a doença.

• O objetivo da prevenção primária é impedir que o câncer se desenvolva. Isso inclui evitar a exposição aos fatores de risco de câncer e a adoção de um modo de vida saudável.

• O objetivo da prevenção secundária é detectar e tratar doenças pré-malignas (por exemplo, lesão causada pelo vírus HPV ou pólipos nas paredes do intestino) ou cânceres assintomáticos iniciais. (INCA, 2019)

2. JUSTIFICATIVA

Este estudo tem a importância de levar informações a população através dos profissionais da área da saúde sobre os riscos do câncer, mostrando ao usuário que ele tem autonomia sobre sua saúde e que pode contribuir para diminuir a taxa de pessoas que predispõem a deste risco.

3. OBJETIVO GERAL

Elaborar um plano de ação para reduzir o aumento do câncer na sociedade e manter um controle dos casos.

3.1 OBJETIVO ESPECÍFICOS

Elaborar um plano de ação para o enfrentamento do problema, trabalhar o diagnóstico situacional conduzido por uma equipe de saúde e conscientizar a população sobre a prevenção do câncer.

4. METODOLOGIA

A elaboração do trabalho foi realizada através de revisão bibliográfica de sites e arquivos científicos relacionado ao tema câncer, seus riscos e agravos.

A finalidade é elaborar um plano operativo para enfrentar o problema, conhecendo seus riscos e assim priorizar o diagnóstico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (40.7 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com