TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O CUIDADO EM SAÚDE PSICOLOGIA

Por:   •  11/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.158 Palavras (5 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 5

1 BAIRRO SÃO JORGE - QUEIMADOS, RJ

O bairro de São Jorge é um dos 204 existentes na cidade de Queimados, localizado no estado do Rio de Janeiro. Optou-se por esse recorte geográfico, devido ao fato de uma das integrantes do grupo de pesquisa estar inserida profissionalmente na área da saúde local.

Este bairro é um local com altos índices de desemprego, criminalidade, prostituição, crianças não matriculadas no sistema de ensino, entre outros, que normalmente são determinantes que resultam em um alto risco de adoecimento e mortalidade. Tendo em vista, as informações mencionadas houve a implantação no ano de 2015 de uma ESF (Estratégia de Saúde da Família ), com a seguinte denominação Clínica Da Família Doutor Robson Romero De Oliveira, dispondo a mesma de uma equipe multiprofissional, com médicos, enfermeiros, agentes comunitários e profissionais da saúde bucal.

Figura 1.0: Mapa do Bairro São Jorge, com demarcações das ruas atendidas pela ESF.

Fonte: (Google Maps, 2018).

Diante das informações mencionadas, a maior parte dos dados expostos neste trabalho serão provenientes da ESF do bairro de São Jorge, garantindo desta forma a confiabilidade do conteúdo apresentado.

2 DETERMINANTE SOCIAL DE SAÚDE

Por meio de uma investigação sobre o determinante social de saúde mais expressivo do bairro escolhido, foi possível detectar a violência, como um fator que afeta a saúde individual e coletiva da população local, causando sofrimento físico e mental aos habitantes.

Ainda referente os efeitos da violência, a mesma provoca grandes impactos na qualidade de vida das pessoas, sejam pelas lesões físicas, psíquicas, espirituais e morais que acarreta nos indivíduos, exigindo uma maior atenção de cuidados despendida por profissionais da área de saúde em serviços médicos, assistência de enfermagem, suporte psicológico e internações hospitalares.

Alusivo aos dados que comprovam a violência como determinante social de saúde do bairro de São Jorge, pode-se dizer que no comparativo entre os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro, Queimados, em março de 2017, liderava o ranking da violência com 13,84 mortes para cada 100.000 habitantes num só mês.

Para se ter uma ideia da gravidade desse índice, no último levantamento nacional feito pelo IPEA em 2016, relativo aos anos 2012 a 2014, publicado na Revista Exame em agosto de 2016, a cidade considerada a mais violenta do Brasil alcançou o índice médio de 102,9 mortes por 100.000 habitantes em um ano.

Tabela 1.0: Evolução da violência de Queimados.

Fonte: (Portal de Queimados, 2017)

3 APONTAMENTOS DE LOCAIS DE RISCO NO BAIRRO SÃO JORGE

Figura 2.0: Mapa do Bairro São Jorge, com demarcações das áreas de risco.

Fonte: (Google Maps, 2018)

A área demarcada pela cor amarela mostra o Condomínio Residencial Ulysses Guimarães, um local dominado pela milícia. Onde os mesmos controlam esquemas de agiotagem, explorando a distribuição ilícita de sinal de TV a cabo e internet (serviço conhecido também como "gatonet"), além de coagir os moradores a comprar cestas básicas por valores acima do mercado.

Já a delimitação em vermelho indica uma rua onde ao seu final, se encontra uma região elevada, ocupada por um outro grupo, traficantes que utilizam a área para observar a cidade e comercializar/utilizar drogas ilícitas.

Por conseguinte, o confronto gerado por esses dois grupos distintos ocasiona uma atmosfera de tensão, que consequentemente afeta a saúde e o bem-estar dos moradores. Explicando dessa forma o que será tratado no tópico a seguir: a incidência de um elevado número de hipertensos na região.

Dados Mês de Agosto 2018 – ESF São Jorge

Número de Famílias 799

Número de Pessoas 3.409

Idosos 186

Mulheres em Idade Fértil 1039

Crianças – 0 a 2 anos 138

Crianças – 3 a 5 anos 189

Hipertensos 297

Diabéticos 83

Acamados 09

Deficientes 21

Soropositivos 04

Tabela 2.0: Indicadores sociais do Bairro São Jorge – Queimados.

Fonte: Elaboração própria a partir de informações obtidas pela ESF São Jorge (2018).

4 ABORDAGEM DAS DOENÇAS PREVALENTES NA REGIÃO

4.1 Hipertensão

A hipertensão é uma doença que pode se ocasionada de diversas formas, como por exemplo:

• Fumo

• Consumo de bebidas alcoólicas

• Obesidade

• Estresse

• Grande consumo de sal

• Níveis altos de colesterol

• Falta de atividade física

• Diabetes

• Sono inadequado.

Em uma minoria, a hipertensão pode ser causada por uma doença relacionada, como distúrbios da tireoide ou em glândulas endocrinológicas, como a suprarrenal.

No bairro São Jorge, em média 297 pessoas sofrem de hipertensão, sendo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (56.7 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com