TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Ciclo de Vida - Da adolescência à Velhice

Por:   •  2/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  4.614 Palavras (19 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Caxias do Sul

2020


 FÁTIMA SIMONI DE OLIVEIRA SILVA[pic 5]

TRABALHO AVALIATIVO:

 CICLO DE VIDA – DA ADOLESCÊNCIA À VELHICE

Trabalho avaliativo referente à disciplina Desenvolvimento Humano II apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera

Professora: Nivea Rosa


Caxias do Sul

2020

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        5

2.1 ADOLESCÊNCIA        5

2.2 JOVEM ADULTO        6

2.3 MATURIDADE OU MEIA IDADE        7

2.4 VELHICE        10

3 CONCLUSÃO        14

REFERÊNCIAS        15

        

1 INTRODUÇÃO

Desde o dia em que nasce um bebê, tendo a família como base para seus relacionamentos, sabe-se que é um indivíduo que conviverá com pessoas no decorrer de toda a sua vida. A partir daí, acontece o início do desenvolvimento humano. Ao crescer e ingressar na escola, ao se inserir nos mais variados meios e contextos, sejam eles passeios, frequentar uma igreja, ir ao teatro e/ou cinema, ir ao shopping fazer compras, dentre outras atividades diversas, se constata que é um sujeito que possui seu valor, que deve respeitar e ser respeitado e viver em sociedade. Percebe-se então, que embora cada ser apresente sua subjetividade, todos apresentam determinados padrões em comum.

Portanto, neste trabalho, como requisito acadêmico e processo de aprendizado da disciplina Desenvolvimento Humano II, apresenta alguns períodos do ciclo de vida. Seu objetivo geral é abordar os aspectos do desenvolvimento humano desde a adolescência até a velhice. Nele, contém o “resumo” do que foi trabalhado no decorrer do semestre para que seja um instrumento para ser utilizado no decorrer da carreira profissional enquanto psicólogos. O presente trabalho consta de introdução e de um capítulo dividido em quatro partes: adolescência – que foi realizada a análise do filme Modo Avião e seu enfoque principal foi a influência da mídia e tecnologia; na segunda parte é a do jovem adulto – apresenta um pouco da história de um casal na série When Calls the Heart (Quando chama o coração) e seu ponto principal é a transição da fase da adolescência para a vida adulta. Na terceira parte, para abordar a fase da meia-idade, foi realizada uma entrevista, focando a crise da meia-idade e, finalmente, na quarta parte, para tratar do envelhecimento, há um relato vivenciado pela autora e uma entrevista com uma idosa. Os temas abordados nessa fase foram a religiosidade e a estética. O trabalho finaliza com a conclusão e referências. Em todo o texto, utiliza-se de embasamento bibliográfico.

        Percebe-se que o objetivo da disciplina foi alcançado, pois, através dos estudos bibliográficos, vivências e entrevistas, pode-se aumentar o entendimento sobre como é o funcionamento do ciclo vital que abrange a adolescência até o envelhecimento.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ADOLESCÊNCIA

O termo “adolescência” refere-se a “uma transição no desenvolvimento que envolve mudanças físicas, cognitivas, emocionais e sociais e assume formas variadas em diferentes contextos sociais, culturais e econômicos” (PAPALIA, 2009, p. 386).

Berni e Roso (2014) afirmam que há diversos especialistas, como educadores, psicólogos, sociólogos, psicanalistas, etc., que concordam com uma coisa em relação à adolescência: uma fase de desordem, mudança, dificuldade em se relacionar com a família e de novas responsabilidades. Beserra et al (2016, p. 1) declaram:

Sabe-se que a adolescência é uma fase da vida marcada por transformações fisiológicas, psicológicas, comportamentais e sociais, permeadas por descobertas, busca de identidade, surgimento de questionamentos, onde o pensar e o agir são aprimorados e os meios de interação sociais intensificados. Em vista disso, considerando o incremento dos meios modernos de comunicação, compreende-se que as formas de interação entre os adolescentes passaram, nas últimas décadas, por uma verdadeira revolução. A introdução de novas tecnologias de informação e comunicação, tais como a internet e telefones móveis, modificou a maneira como o cotidiano dos jovens é conduzido.

Esse quadro acentuado deve seu grau de dificuldade pelo fato de que “grande parte dos jovens se mantém muito tempo conectada à internet que a utiliza para consumir músicas ou produtos, entreter-se com jogos on-line e mídias sociais, iniciar amizades e paqueras, autoafirmar-se e autopromover-se e aprender” (PICIRILLI, 2018, p. 100).

Essa é uma realidade de Ana, personagem que atua no filme “Modo Avião”. Ela é uma adolescente que trabalha como digital-influencer, o que faz com que acabe ficando muito tempo no telefone, fazendo com que seus pais se sintam incomodados. E não é pra menos, já que “a vulnerabilidade dos adolescentes usuários da internet é algo que preocupa os pais/responsáveis e a sociedade, pois muitos expõem suas vidas, por meio de comentários, compartilhamento de fotos, acontecimentos, intimidades, entre outros” (BESERRA et al, 2016, p. 2). A fama que a mídia proporciona para Ana faz com que seja contratada por uma marca renomada de roupas. Sua dependência da tecnologia acaba influenciando em sua vida a ponto de sofrer um acidente por estar conectada enquanto dirigia. De acordo com Picirilli (2018, p. 101), “o uso abusivo das tecnologias virtuais traça uma linha tênue entre o privado e o público, entre o real e o não-real, entre a conexão e a solidão”.

        Diante do ocorrido, os pais de Ana retiram o celular dela e elaboram uma farsa onde a “Justiça” determinou que ela não poderia usar seu celular por um tempo. Além disso, ela é levada para a fazenda do seu avô, com quem ela não tem contato e, dali deve desenvolver um relacionamento não virtual. Isso é algo muito difícil para a garota se comporta como a maioria dos adolescentes que pertencem à Geração Z, constituída por pessoas nascidas após meados da década de 1990 (Ibid., p. 100).

        Sabe-se do quanto a revolução digital trouxe grande contribuição para o mundo, mas usá-la de forma demasiada pode ser perigoso. Para tanto, o profissional de Psicologia deve orientar os adolescentes sobre os riscos da tecnologia e, mais especificamente, mídias sociais, e ajuda-los a refletir sobre a influência que isso pode exercer em suas vidas. No caso de Ana, essa experiência que ela passou ajudou-a a perceber que a vida não é apenas online.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.4 Kb)   pdf (250 Kb)   docx (382.5 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com