TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Humano

Por:   •  9/6/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  942 Palavras (4 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 4

O comportamento humano, um dos objetos de estudo da Psicologia, é diretamente controlado pelo sistema nervoso. Nesse sentido, faz-se importante ressaltar como a divisão anatômica do encéfalo (parte do Sistema Nervoso Central) é responsável pela realização de diversos comportamentos humanos.

Conforme salienta Brandão (2001), as localizações das funções mostram apenas que certas áreas do encéfalo estão mais envolvidas com um tipo de comportamento do que outras. Segundo Kandel, Schwartz e Jessel (2000), as regiões distintas e localizadas do encéfalo são as responsáveis por operações elementares, sendo as operações mais complexas de responsabilidade das conexões em série e em paralelo de diversas áreas cerebrais. Diante deste fato, uma lesão em determinada área, pode não causar o desaparecimento de uma faculdade, pois as partes não lesadas deste complexo podem se reorganizar para realizar a função previamente perdida.

Importante para a realização dos comportamentos humanos mais comuns, a motricidade é uma das principais funções desempenhadas pela máquina humana. A coordenação motora, responsável por comportamentos básicos como andar, falar, comer, beber, entre outros, é definida por Lent (2018) como “a capacidade de produzir a contração dos músculos de forma tal que a sua atividade orquestrada resulta em um movimento biologicamente adequado ao contexto”.

Para que os músculos de todo o corpo possam ser movimentados corretamente, diversas redes neurais são ativadas. Essas redes estão interligadas e conectam o córtex pré- frontal, o córtex motor primário, o córtex pré-motor, a área motora suplementar, o córtex parietal, o córtex cingulado, o cerebelo e os núcleos da base, além de núcleos talâmicos, núcleos do tronco encefálico e a medula espinhal. As ações motoras do ser humano são planejadas, corrigidas e executadas pela integração dessas partes do encéfalo.

Segundo Lent (2018), a forma e o alcance da aprendizagem da execução desses movimentos são dependentes da integridade das redes neurais, do tipo e da complexidade do movimento e também, de experiências individuais.

Os processos sensoriais básicos (visão, audição, paladar, tato e olfato) estão intimamente ligados aos processos neuronais do cérebro e compõem parte de diversos comportamentos do ser humano.

A visão, função importante para diversos comportamentos humanos, é especialmente processada no lobo occipital. Apesar de ser a área primária para recepção das informações neuronais da visão, também participam deste processo a própria retina, o tálamo (localizado no diencéfalo) e outras partes do córtex cerebral. Já a audição é basicamente processada pelo córtex aditivo e pela área de associação auditiva (localizados no telencéfalo). (LENT, 2018; BRANDÃO, 2001).

O olfato é primariamente processado no telencéfalo, em uma área chamada bulbo olfatório (ou rinencéfalo), ligada ao sistema límbico. A gustação está relacionada com o lobo insular. Os sentidos estão intimamente ligados ao tálamo (região do diencéfalo), que funciona como uma central de redistribuição das informações nervosas para as áreas do encéfalo responsáveis por cada um dos sentidos, exceto o sentido da visão. (BRANDÃO, 2001; LENT, 2018)

Conforme evidencia Brandão (2001), a área somestésica está relacionada com a responsividade cutânea, ou seja, com o sentido do tato. Fica localizada no giro pós-central (após o sulco central) e abrangem a sensação tátil, pressão, sensibilidade muscular e sensibilidade térmica e dolorosa.

Com relação aos comportamentos derivados das funções sensoriais e básicas do organismo humano, é possível estabelecer uma relação entre o comportamento alimentar e o trabalho da área hipotalâmica (localizada no diencéfalo). Mais especificamente, o hipotálamo ventromedial regula a saciedade e o hipotálamo lateral controla a fome. O hipotálamo, neste caso, atua como uma espécie de transdutor, regulando o apetite por meio da integração dos múltiplos sinais sensoriais que mantém a homeostase do corpo. (BRANDÃO, 2001)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com