TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Humano nas Organizações

Por:   •  30/3/2017  •  Projeto de pesquisa  •  1.725 Palavras (7 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 7

J8 / 14

Os processos sociais de recrutamento ocorrem sob mediação de uma empresa terceirizada que pré-seleciona os candidatos que se encaixam nos moldes solicitados pela gestora e possuem os requisitos básicos para o cargo, posteriormente os encaminha à Gerente de Loja da filial para realização de entrevista com a mesma, cabendo à ela contratar o candidato que melhor se enquadra à empresa. Cabe ressaltar que a BV Financeira possui um plano de carreira para seus funcionários, onde os Gerentes de relacionamento podem se tornar Gerentes de Loja, lhes dando oportunidade de crescimento.

Durante a entrevista a gerente de loja demonstrou qual a seu estilo de Gestão, afirmando que há participação mutua de todos os funcionários, as informações não ficam centralizadas na mesma, todos sabem e compartilham as suas dificuldades, duvidas, opiniões e importância do trabalho em equipe.

Na segunda parte da entrevista tivemos conhecimento do âmbito individual da gerente de loja, que caracterizaremos como I.M, do sexo feminino e possui 43 anos.

A Gerente de Loja se graduou em administração de empresas em 2009, pós-graduou em Vendas pelo Mackenzie e atualmente não pretende realizar nenhum curso.

Iniciou sua carreira em 2002 onde trabalhava na área administrativa de uma concessionaria realizando entregas de carros, e posteriormente atuou na área financeira de contas a pagar e a receber. Passou 12 anos trabalhando no Banco Panamericano e em 2013 foi convidada a participar da equipe BV Financeira.

Durante a carreira apontou momentos gratificantes como sua promoção para coordenadora de vendas no Banco Panamericano em 2007 e em 2010 quando tornou-se Gerente. Indicou também o aspecto negativo que encontrou em sua carreira quando assumiu uma equipe teve dificuldade em fazer com que os funcionários exercessem suas funções por vontade própria e não por obrigação.

A gerente de loja ressaltou que as condições necessárias para um bom rendimento no ambiente de trabalho como o diálogo, participação da equipe e

9 / 14

sinceridade, o ato de ser sempre transparente com os funcionários. Também comentou sobre as atitudes inversas que podem atrapalhar o funcionamento da empresa e o convívio com os funcionários, como a teimosia e rebeldia por parte dos mesmos em insistir em realizar suas funções da sua forma ao invés de seguir o que a empresa solicita. I.M expõe a importância da adaptação do funcionário, que ele deve se adaptar à empresa e não a empresa ao funcionário.

Em relação a sua família e vida pessoal há apoio e reconhecimento, seus familiares sabem que ela exerce um trabalho desafiador pelo fato de lidar com o ser humano, sente que realiza uma atividade gratificante.

Por fim, a gerente de loja está satisfeita com seu próprio desempenho e se auto avaliou em nota 9 de grau de satisfação, afirmou que está feliz e satisfeita com seu trabalho pois sem ele não faria nada, inclusive recebeu recentemente elogios de seu superior regional com um feedback positivo, porém tem ciência que há pontos a serem melhorados.

3.2 Resumo Observação

O ambiente de trabalho da área interna era uma sala ampla com as cores branco e azul, não havia decorações na sala, apenas quadros informativos com o logotipo da empresa. O local onde exercem a sua função trata-se de uma mesa grande com seis divisórias, portanto sentavam-se lado a lado, enquanto a gerente estava posicionada ao canto da mesa dos funcionários para supervisionar e auxiliar. Não notamos pertences pessoais em suas mesas, apenas folhas com anotações referentes ao trabalho, computador (sistema operacional específico) e telefone. Os funcionários utilizam uniformes sociais seguindo o mesmo padrão de cores, onde há também o logotipo.

Na área externa, havia decorações e símbolos, como o nome da empresa estampado na parede. Três funcionários estavam atendendo e utilizavam os mesmos uniformes e instrumentos, porém, exercem a função de atender os clientes que chegam fisicamente a agência. As mesas estavam organizadas, não havia papéis espalhados e eles se comportavam de maneira mais formal, evitando conversas entre eles não relacionadas ao trabalho, enquanto que na

10 / 14

área interna notamos que havia maior interação entre eles, inclusive com a gestora, que estava à disposição para auxílio e orientação sobre as melhores formas de apresentar os objetivos aos clientes, caracterizando um relacionamento participativo e uma cooperação entre eles no local.

Enquanto observávamos, um dos funcionários estava sentado ao lado da gestora, onde ambos estavam expondo seus pontos de vista sobre a abordagem ao cliente. Durante esse momento, uma funcionária estava fazendo observações sobre o assunto de forma descontraída. Outro ponto que nos chamou a atenção, foi que apesar de ser um local formal de trabalho, eles pareciam confortáveis no ambiente, havia um par de chinelo no chão, sentavam-se relaxados na cadeira, deixaram suas mochilas em mesas desocupadas, agasalhos no encosto da cadeira e não mudavam tal postura diante a gestora, mantendo as diversas conversas.

A gestora foi receptiva ao nos atender sendo simpática e educada, porém, estava inquieta e respondia às perguntas da entrevista de forma objetiva e rápida, sentimos que estava com pressa e/ou ocupada.

Existem regras e regulamentos impressos em Código de Conduta e Política de Crédito, onde ditam como devem se portar e atuar em seu local de trabalho.

Os funcionários pareciam à vontade em seu ambiente de trabalho, estabelecendo boas relações com os seus colegas e superiores, passando a impressão de um bom local para trabalhar.

3.3 Discussão

Após realizar a entrevista e observação e analisa-las, obtivemos embasamento teórico para associar com a disciplina estudada em sala de aula. Apontaremos a seguir as teorias encontradas nas empresas.

A percepção tem um caráter subjetivo, ou seja, cada indivíduo percebe de forma diferente um mesmo objeto ou situação, considerando o tempo e espaço em que estão inseridos, por isso a nossa percepção do local e da entrevista em

11 / 14

si foi algo seletivo, limitado e individual, porem ao debater as opiniões e ideias diversas notamos que houve consenso sobre o que sentimos e pensamos.

Por ser um trabalho comissionado supomos que a motivação dos funcionários se baseie na busca de maior produtividade para consequentemente haver um aumento salarial.

Comunicação pode ocorrer de diversas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (54.1 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com