TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Operante

Por:   •  24/9/2019  •  Relatório de pesquisa  •  656 Palavras (3 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 3

Comportamento Operante = Comportamento que influencia o ambiente, produz mudança no ambiente. As consequências são resultados da ação desse comportamentos.

Comportamento

Consequência

Dizer ‘’Oi’’

Ouvir um ‘’Olá’’

Apertar botão

Subir Elevador

Girar torneira

Obter água

Ser carinhoso

Receber Carinho

Exemplo:

Exemplo de consequências influenciando no comportamento: Quando uma pessoa tem o hábito de dizer ''oi'' por onde vá e chega em determinado ambiente em que ela diz ''oi'' e ninguém a responde, será que nesse ambiente o mesmo iria voltar a dizer ''oi'' outra vez? Isso é a consequência influenciando no comportamento.

Comportamento Inadequados. Exemplos :

Comportamento

Consequência

Fazer Bagunça em sala de aula

Atenção do Professor

Dizer que está deprimido

Atenção das pessoas

Criança que quer conseguir algo e faz pirraça

Conseguir algo dos pais.

Reforço é toda consequência (alteração no ambiente ) que aumenta a probabilidade do comportamento do organismo voltar a ocorrer.

Tipos de reforço.

Reforço natural : Ocorre quando a consequência reforçadora do comportamento é produto direto do próprio comportamento.

Exemplo: Quando eu tenho o comportamento de começar a estudar, e por consequência eu me torno mais sábio sobre determinado assunto, o fato de se tornar mais inteligente é um reforçador natural do comportamento de estudar.

Exemplo: Quando um indivíduo começa a estudar um instrumento, e começa a tocar suas primeiras musicas, o fato de quanto mais tiver conhecimento sobre aquele assunto mais músicas ele irá tocar é um reforço natural do comportamento ‘’aprender o instrumento’’.

Reforço  Arbitrário: Ocorre quando a consequência reforçadora do comportamento é produto indireto do próprio comportamento.

Exemplo: Quando uma criança gosta muito de jogar vídeo game, mas a condição de ela conseguir a permissão para jogar é ser obediente, ter bom comportamento na escola e fazer os deveres de casa, isso resulta em ser um reforço indireto para o comportamento de estudar, ser obediente e fazer suas lições.

Os reforços podem ser negativos e positivos.

Negativo é um estimulo é retirado do ambiente.

Exemplo: Uma pessoa está na praia e o sol e a alta intensidade de luminosidade está causando desconforto a sua retina, e então aumenta a probabilidade do comportamento de usar o óculos de sol. Seria o reforço negativo a esse comportamento.


Positivo um estímulo é acrescentado ao ambiente.

Para uma pessoa se alimentar em casa ela usa o fogão para preparar seus alimentos, então a necessidade de comer irá aumentar a probabilidade do mesmo usar o fogão para se alimentar.
A vontade de comer seria um reforço positivo ao comportamento de usar o fogão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (45.6 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com