TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Organizacional

Por:   •  8/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.918 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

GRUPOS E EQUIPES

  1. Quais as definições de grupos apresentadas por Hollenbeck (2012) e Zanelli et al (2014)? Descreva com suas palavras.

Grupo é um conjunto de duas ou mais pessoas que interagem entre si de tal forma que cada uma influência e é influenciada pelas outras

  1. Qual a definição de Machado (1998, apud Zanelli et al, 2014, p. 398) para equipes de trabalho? Explique com suas palavras.

As equipes de trabalho constituem “um sistema de relações dinâmicas e complexas sobre um conjunto de pessoas, que se identificam a si próprias e são identificadas por outras pessoas dentro da organização como membros de um grupo relativamente estável, que interagem e compartilham técnicas, regras, procedimentos e responsabilidades, utilizadas para desempenhar tarefas e atividades, com a finalidade de atingir objetivos mútuos.

  1. Qual a diferença entre grupo e agrupamento para Silvia Lane e como essa diferenciação pode ser compreendida no contexto organizacional?

Agrupamento: conjunto de pessoas que compartilham um mesmo espaço, expressando-se em forma de uma serialidade, cujo objetivo é unicamente a tarefa a cumprir.

        Grupo: conjunto de pessoas unidas por um ideal e ligadas pela interdependência de seus membros.

  1. Zanelli et al (2014), se referindo aos grupos de pessoas nas organizações, ressaltam que “os grupos apresentam determinadas características, como o fato de serem pequenos, ou seja, as pessoas se conhecem entre si; de estabelecerem relações intensas, que podem ser face a face ou não, pois a fortíssima presença da tecnologia de comunicação fez a demanda de encontros presenciais não ser mais um elemento tão central; e de compartilharem objetivos e aceitarem as normas construídas pelo próprio grupo” (p. 387).  Explique, com suas palavras essa citação, fornecendo exemplos.

  1. O desenvolvimento do grupo em uma organização é marcado por algumas fases: iniciação (ou formação), diferenciação (ou conflito), integração (ou normatização), desempenho e Desintegração. Explique essas fases.

Iniciação  (ou Formação)

     Trata-se do momento inicial de estruturação da equipe, quando os membros de trabalho entram em contato entre si e com a meta de trabalho proposta. Membros novos ou potenciais se concentram em se conhecer.

Ex.: primeiro dia de uma pessoa na universidade, no trabalho, em um grupo enfim.

Diferenciação (ou Conflito)

É provável que surjam conflitos à medida que os membros de uma equipe tentem alcançar acordo quanto ao propósito, às metas e aos objetivos do grupo. Pode também gerar discordâncias em relação aos papeis de cada um e à forma com que o trabalho será executado.

Integração (ou Normatização).

A partir da diferenciação de papeis e tarefas estabelecida na fase anterior, o grupo tende agora à normatização destes papeis e tarefas, o que favorece à integração e coesão grupal, de modo a se voltarem aos objetivos que precisam alcançar.

Desempenho

Os membros começam a desempenhar os papéis que lhes foram atribuídos e trabalham para alcançar as metas do grupo.

Trata-se da execução das atividades propriamente.

“É o trem andando a todo vapor”.

Desintegração

Uma vez concluída a tarefa, os objetivos do grupo foram alcançados, não há mais razão para a continuidade da equipe, ocorrendo sua dissolução.

  1. Autores (Hollenbeck, 2012; Zanelli et al, 2014) defendem que a efetividade das equipes de trabalho pode ser analisada mediante três indicadores. Quais são eles?

Produtividade: O produto do trabalho do grupo deve atender ou superar os padrões de quantidade e qualidade definidos pela organização. A produtividade de grupo é uma medida dessa produção, a qual se torna cada vez mais importante.

Satisfação dos membros: A experiência vivida pela equipe, como unidade de desempenho, deve propiciar que as pessoas tenham suas necessidades individuais satisfeitas. Se comportamentos destrutivos ocorrem no grupo, impactando no bem-estar das pessoas, pode-se dizer que a equipe não atuou como uma unidade, ainda que a tarefa tenha sido atingida com ~êxito.

Sobrevivência da equipe: Os processos interpessoais que o grupo utiliza para concluir uma tarefa devem manter ou ampliar a capacidade dos membros de trabalharem juntos. Na medida em que houve recorrência na rotatividade dos membros do grupo ou ausências (absenteísmos), pode-se dizer que a equipe não foi efetiva.

  1. Qual a importância do estudo de grupos para as organizações (para o comportamento organizacional)?

Portanto, compreender os processos grupais ajuda-nos a compreender também como as relações acontecem nas organizações e quais as questões que dificultam ou limitam uma atuação em grupo satisfatória, que vise o êxito do grupo.

Auxiliar os gestores no processo de compreensão grupal, favorecendo para que as pessoas construam cenários adequados ao desenvolvimento da organização e ao seu próprio desenvolvimento.

COMUNICAÇÃO

  1. Quais são os elementos envolvidos no processo de comunicação?

Emissor: aquele que transmite a mensagem e espera tê-la compreendida pelo receptor, que é o que recebe a mensagem.

O canal é o veículo que se utiliza para transmitir a informação: comunicação oral (podendo ser face a face, telefone, videoconferência etc), comunicação escrita (e-mail, whatsapp, sites de relacionamentos etc.)

O código (ou a codificação) é o processo pelo qual a ideia abstrata de um comunicador é traduzida nos símbolos da língua e, consequentemente, numa mensagem que pode transmitida e compreendida para outra pessoa (Wagner & Hollenbecj, 2012).

  1. Os fluxos da comunicação organizacional podem ser vistos em três dimensões: Descendentes, ascendentes e Horizontais. Descreva-os.

Descendente

É a comunicação que flui de um determinado nível na organização para  níveis inferiores na hierarquia organizacional.

Ascendente

É a comunicação que flui dos níveis operacionais para os níveis mais elevados da organização.

Horizontal (ou Lateral)

Quando a comunicação ocorre entre membros do mesmo grupo de trabalho ou alcançando diferentes áreas, porém do mesmo nível hierárquico.

  1. A comunicação interpessoal na organização também pode ocorrer por vias oral e escrita. Quais os modos de cada uma, explique as vantagens e desvantagens de cada uma.

Comunicação oral

É o principal meio de transmitir informações.

Baseia-se predominantemente no sentido da audição; seus símbolos estão baseados em sons e consistem em linguagem falada. Formal (comunicação que ocorre de modo sistemático e planejado, como em reuniões, palestras, eventos etc) ou informal (“Rádio corredor”: manifestações espontâneas nas quais se propagam rumores, boatos etc.)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (123.9 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com