TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Comportamento Verbal e a presença do ouvinte

Por:   •  11/5/2018  •  Dissertação  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 2

. O comportamento verbal e a influência do ouvinte para sua existência.

O comportamento verbal, segundo a análise do comportamento, é um comportamento operante que depende da presença de um ouvinte para ser reforçado, ou seja, estabelece relação de consequenciação com a presença de um ouvinte. Ele se diferencia do padrão fixo de ação na medida em que depende do ouvinte para ser reforçado e se iguala na medida que numa linguagem comportamental os dois são formas de comunicação pois há um organismo que se comporta gerando um estímulo que afeta o comportamento de outro organismo. O padrão fixo de ação não necessita de um reforço, apenas de um estímulo-sinal antecedente. Já o comportamento verbal se diferencia justamente por, como qualquer comportamento operante, só ocorrer em um contexto em que tenha probabilidade de ser reforçado. Esse reforço é a presença do ouvinte.

É através da relação falante ouvinte que o comportamento verbal é mantido, pois a resposta do ouvinte que reforça o comportamento verbal do faltante e a resposta do falante que reforça o comportamento verbal do ouvinte. Sem os ouvintes, ou a idéia de um potencial ouvinte, o comportamento verbal não poderia ser adquirido e, mesmo depois de adquirido, sem a sua presença, tem uma tendência enorme a uma extinção rápida. É na alternância entre falante e ouvinte que se dá a comunicação verbal para Skinner, um dos maiores psicólogos já conhecidos e que visava trazer para a psicologia e seus fundamentos epistemológicos um fundamento embasado nas práticas científicas do positivismo e do zeitgeist pós revolução científica e renascimento.

Portanto, conclui-se que, sem a presença de um ouvinte, o comportamento verbal deixa de assim ser caracterizado, ou seja, como um comportamento verbal, e passa a ser classificado e caracterizado como um comportamento operante qualquer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (33.8 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com