TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESEJO E SUA INTERPRETAÇÃO

Por:   •  14/10/2019  •  Ensaio  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  155 Visualizações

Página 1 de 4

O desejo e sua interpretação

Lacan defende que se a defesa em nossos corpos é porque existe o desejo e a libido, algo tao comentado na psicanalise, nada mais é que a energia psíquica do desejo. Pondo este como um dos cernes da teoria psicanalítica.

Não é possível considerar a relação de transferência como apenas pautada no desejo, pois la há mais do que isso.

Pleasure-seeking e object-seeking. Busca do prazer e busca do objeto.

Para Aristóteles o prazer está relacionado com o bem, numa perspectiva que Lacan determinou como a do meître (mestre) onde o sujeito virtuoso é aquele que domina a si mesmo, controlando suas paixões e vivendo eticamente. Mestre do Eu.

Lacan ainda ressalta que, embora o Eu possa se pautar pelo mestre, o desejo ultrapassa um certo limite. Como uma animalidade, algo que Lacan lincaria a perversão.

Espinosa diz que “o desejo é a própria essência do homem”. Tambem fala que, o desejo é concebido por alguma afecção do sujeito e é posteriormente obrigado por alguma afecção a fazer alguma coisa.

Segundo Lalande o desejo e a vontade são diferentes, pois o desejo é uma tendência espontânea, já a vontade exige uma estruturação das tendências.

Nota: O desejo é a tendência a se proporcionar uma emoção já experimentada ou imaginada, é a vontade natural de um prazer.

Lalande: em todo caso, o desejo parece-nos ser essencialmente o desejo de um ato ou de um estado sem que nele haja necessariamente a representação da característica afetiva desse fim.

Quando se fala em oposição ao objeto se diz sobre a resistência do sujeito ao seu desejo.

Bem, como em qualquer outra abordagem a psicanalise exalta a importância da subjetividade. Lincado a linguagem no caso de Lacan. Para o autor, quando se trata da subjetividade capturada pela linguagem, não há a emissão de um signo, mas sim de um significante.

Para Lacan a estrutura basal da linguagem esta regulada por uma sucessão.

Entendo as formulas do Lacan, obs: D = cadeia de significantes. S = significante. C = código. M -= onde se produz a mensagem. Isso = objeto. I (acredito) = inconsciente. d = desejo. s = significado.

O desejo é algo, que primeiramente, é desejo do Outro.

O elemento imaginário existe na tentativa de permitir ao sujeito lidar com o desamparo ocasionado pelo desejo do Outro.

O outro é olhar para o Eu, além de ser aquele que te olha, disso o sujeito herdara algumas referencias como a submissão e a derrota, como exemplo.

Lacan acredita que o sujeito se defende com seu eu.

O símbolo da fantasia por Lacan é ($  a). O sujeito barrado nesse caso se trata do sujeito falante e ao a ao outro imaginário, para quem esse sujeito se trata. [pic 1]

A função da fantasia é dar ao desejo do sujeito seu nível de acomodação, de situação. Por isso Lacan define que o desejo não está fixado a um objeto, mas sim sempre a uma fantasia.

Lacan acreditava que a língua falada tinha muita utilidade, sim, e que por outro lado era prejudicial, uma vez que a mesma é muito limitada para expressar os significantes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (55.9 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com