TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO FÍSICO E MOTOR

Por:   •  26/4/2017  •  Relatório de pesquisa  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  992 Visualizações

Página 1 de 4

DESENVOLVIMENTO FISICO E MOTOR                

Adolescência

Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais, pois não marca apenas a aquisição da imagem corporal definitiva, como também a estrutura final da personalidade.

Não se pode definir com exatamente o início e fim da adolescência, varia de pessoa para pessoa, porém, na maioria dos indivíduos, ela ocorre entre os 10 e 20 anos de idade.

Adolescência e puberdade                                      

Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas no corpo dos meninos e meninas. E é durante a fase entre 10 e 13 anos entre as meninas e 12 e 14 entre os meninos, que ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais.

Os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pelos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação.

Entre as meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pelos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.

Segundo D’Andrea, a adolescência é dividida em três fases:

- A pré-puberdade, quando o desenvolvimento físico se acelera e busca maior proximidade com os adultos. O lado emocional é muito confuso, com oscilações de sentimentos como ódio e amor, na busca de identificar-se;

                                                                                         
- A puberdade, que se inicia por volta dos treze anos, é marcada pela maturidade dos órgãos reprodutores.

- E a pós-puberdade, entre os quinze e vinte anos, fase em que deve demonstrar responsabilidade diante das cobranças do meio social, como a escolha profissional, estruturar as relações com o sexo oposto e a formação da identidade, necessitando cada vez menos da ajuda intelectual dos adultos.

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO                                  

De acordo com Piaget, em relação ao desenvolvimento cognitivo, a criança encontra-se no estádio operatório formal, atingindo sua forma final de equilíbrio. Com isso é capaz de ter suas opiniões formada, construir valores morais, levando a uma mudança de atitude do adolescente, que se torna mais crítico, na busca pela identidade e pela autonomia.

DESENVOLVIMENTO EMOCIONAL                                

O crescimento físico muito rápido e a maturidade sexual são pontos de desafio para o equilíbrio emocional. O jovem está em processo de aceitação da paciência física.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (100.9 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com