TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desenvolvimento físico e motor

Por:   •  19/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.178 Palavras (13 Páginas)  •  478 Visualizações

Página 1 de 13

                Meninice Intermediaria ou Terceira infância (7 a 12 anos)

  O período do desenvolvimento do ciclo vital entre 7 e 12 anos é chamado de terceira infância ou meninice intermediária, sendo marcado pelo início formal da escolaridade e pelo início da puberdade.

                                   Desenvolvimento físico e motor

Não ocorrem mudanças notáveis na criança nesse período. As mudanças continuam acontecendo, as a habilidades motoras já estão desenvolvidas. A puberdade na menina é iniciada aos 9 anos e nos meninos aos 10 anos.

                                        Desenvolvimento cognitivo

  Segundo Piaget nesse período as crianças estão no estágio de OPERAÇÕES CONCRETAS. Sendo capaz de pensar com sua experiência concreta, onde operações como: reversibilidade (capacidade de reverter um processo de transformação já ocorrido a sua posição inicial), inclusão de classes (a criança compreende as relações entre um conjunto de objetos e seus subconjuntos e entre os vários subconjuntos), conservação (reconhece que uma simples mudança de posição não altera as quantidades), etc.

Pensamento lógico e organizado:

  • Seriação – Consegue distinguir as horas; dias, anos e meses; estações do ano e aniversários.
  • Classificação – Conjunto e Subconjuntos

                         Ex. Animais: Invertebrados e Vertebrados.

                               Vertebrados: Mamíferos e repteis.

                                Mamíferos e Aves.

                      Desenvolvimento afetivo-emocional

  Os julgamentos a seu respeito são importantes e marcantes nesse período. A criança descobre que a aceitação ou rejeição depende do seu êxito e da forma como de comporta. Muitas vezes não resiste às pressões e seu conceito de “eu” dependerá do que os outros dizem a seu respeito.

  A escola é elemento fundamental no processo de construção de sua identidade, a interação com os professores e os outros alunos é mais complexa do que o relacionamento primário (o familiar), porque a criança precisará comportar-se em grupo e conviver com competição e criticas.

  Os pais e professores devem ser sensíveis aos esforços da criança, encorajando e não inibindo sua espontaneidade. Comportamentos inconvenientes (regressão, agressividade ou retraimento) podem surgir à medida que a criança se esforça para ser aceita ou se proteger da rejeição.

  Fase de latência – a erotização e libido estão canalizadas e as energias voltadas para desenvolvimento social. 

                                            Desenvolvimento social

A criança continua tendo os pais como fonte de segurança, sua presença e apoio exercem forte influência nas decisões. No entanto, encontra-se em processo de desenvolvimento da autonomia, não precisando o tempo todo de adultos. Tem autônoma em relação às regras, permitindo independência. A família oferece as referências para o diálogo com o mundo. Gostam de atividades ligadas a esportes e brincadeiras em grupos. Tem amizades mais duradouras, diminui as agressões físicas e se desenvolvem agressões verbais nos momentos de discórdia. Surge a reciprocidade e cooperação como forma de relação.

                               Puberdade (10 a 14 anos)

  Muitas pessoas confundem adolescência com puberdade. A puberdade é a fase inicial da adolescência, caracterizada pelas transformações físicas e biológicas dos meninos e meninas. Nesse período ocorre o desenvolvimento dos órgãos sexuais e acontece a preparação para a reprodução.

Meninas entre 10 e 13 anos

Meninos entre 12 e 14 anos

                                 

                                            Adolescência

  Muitas culturas não possuem esta ideia que temos da adolescência, como um período entre a infância e a idade adulta. O início e termino da adolescência dependem da cultura e da sociedade em que se vive, mas se estima que aconteça entre 10 e 20 anos.

                              Desenvolvimento físico e motor

  Nesta fase ocorre a maturidade reprodutiva, quando se torna possível para os indivíduos serem pais ou mães. Os meninos passam pelas seguintes mudanças corporais e biológicas: aparecimento de pelos pubianos, crescimento do pênis e testículos, engrossamento da voz, crescimento corporal, surgimento do pomo-de-adão e primeira ejaculação. Nas meninas, as mudanças mais importantes são: começo da menstruação (a primeira é chamada de menarca), desenvolvimento das glândulas mamárias, aparecimento de pelos na região pubiana e axilas e crescimento da região da bacia.

  A saúde é afetada, geralmente, pelo comportamento, como transtornos alimentares ou uso de drogas.

                                     Desenvolvimento cognitivo

  Na cognição, o raciocínio é logico, sendo desenvolvida a capacidade de pensar em termos abstratos e de usar o raciocínio científico. O pensamento imaturo persiste em algumas atitudes e comportamentos. A busca pela identidade, incluindo a identidade sexual, torna-se central. Com isso é capaz de criticar  sistemas sociais e propor códigos de  conduta, questiona os valores morais e constrói os seus próprios, gosta de discussão, das grandes polêmicas e  oferece justificativas lógicas para seus julgamentos. Isso leva a uma mudança de atitude do adolescente que se torna mais crítico, na busca da identidade e autonomia.

  As meninas amadurecem antes que os meninos porque elas têm uma parte do cérebro destina as habilidades linguísticas, o hemisfério esquerdo. Articulam melhor as palavras, criam frases mais longas e complexas, falam mais e com maior fluidez desde cedo. Já os meninos desenvolvem facilidade para escrever durante os primeiros anos escolares, e requerem uma atenção maior na sua compreensão leitora.

                   

                          Desenvolvimento afetivo e social

  O papel das amizades é fundamental sendo fonte de segurança e de status social. São mais íntimas e deixam de ser os amigos escolhidos pelos pais para serem pessoas desconhecidas do ambiente familiar (muitas vezes gerando preocupações à família).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (120.1 Kb)   docx (17.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com