TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ESTUDO DIRIGIDO PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA

Por:   •  21/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  438 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DIRIGIDO 1 - PSICOLOGIA FENOMENOLÓGICA

Estudo com base nos capítulos 2 (A Fenomenologia e suas relações com a Psicologia), do livro Psicologia Fenomenológica : fundamentos, método e pesquisa, de Yolanda Cintrão Forghieri.

● Questão 1 - Qual é a crítica apontada pela autora em relação ao método das ciências naturais?

Ela apresenta uma crítica a questão de que o método da ciência natural bem como se define no positivismo, analisa o sujeito/objeto como algo concreto (pronto) e de momento ao "dado" não levando em consideração a psiquê humana.

● Questão 2 - O que é a intencionalidade?

A intencionalidade é, essencialmente o ato de atribuir um sentido, ela que unifica a consciência e o objeto, o sujeito e o mundo.

● Questão 3 - O que é a redução fenomenológica? Como se chegar à essência das coisas?

É o recurso da fenomenologia para chegar ao fenômeno como tal, ou à sua essência. Através do estudo da vivência efetuada pela Psicologia, pois o conhecimento dos fatos através da intuição implica uma visão da essência.

● Questão 4 - O que vocês compreenderam sobre a vivência reflexiva? E sobre a pré-reflexiva?

Vivência Reflexiva : viver algo/fenômeno, como um momento de alegria e refleti-lo ao longo de um tempo na sua consciência tendo a mesma sensação.

Vivência Pré-Reflexiva : é a intuição sobre um fenômeno que te leva a estudar mais profundamente.

● Questão 5 - O que é a intersubjetividade?

É o encontro das diversas subjetividades do sujeito, provocando o intercâmbio de ideias e sentidos diferentes para os fenômenos vividos por cada um, construindo a pluralidade dos vários sujeitos do mundo.

● Questão 6 - Qual a relação e a contribuição da fenomenologia de Husserl para a Psicologia?

Husserl contribuiu estabelecendo uma relação entre a Filosofia e a Psicologia, pois, embora ele tivesse a intenção de chegar ao fundamento do próprio conhecimento e de todo saber, tomou o mundo vivido como ponto de partida para realizar este seu ideal.

● Questão 7 - Qual o conceito de personalidade para a fenomenologia?

É tomado como o conjunto de características do existir humano, consideradas e descritas de acordo com o modo como são percebidas e compreendidas pela pessoa, no decorrer da vivência cotidiana e tendo como fundamento os seus aspectos fenomenológicos primordiais.

● Questão 8 - O que significa Ser-no-mundo? Por que na perspectiva fenomenológica não há separação entre Sujeito-Objeto?

É o fenômeno do sujeito em contato com a sociedade, tendo a possibilidade de influenciar e ser influenciado pela mesma. Existe um movimento Dialético entre o sujeito e o objeto como uma relação recíproca cognoscibilidade onde um influencia o outro.

● Questão 9 - Descreva :

a) ​Mundo Circundante : Abrange condicionamentos aos quais estamos sujeitos, sendo, de certo modo, por eles determinados, por vivermos concretamente em um ambiente, e pela limitação decorrente de nossa corporeidade, e nossa animalidade.

b) ​Mundo Humano : É aquele que diz respeito ao encontro e convivência da pessoa com os seus semelhantes.

c) ​Mundo Próprio : Consiste na relação que o indivíduo estabelece consigo, ou, em outras palavras, no seu ser-si mesmo, na consciência de si e no autoconhecimento.

● Questão 10 - O que são as maneiras de existir preocupada, sintonizada e racional?

Maneira preocupada de existir ​: consiste em sentimento global de preocupação, que varia desde uma vaga sensação de intranquilidade, por termos que cuidar de algo, até uma profunda sensação de angústia, que chega a nos dominar por completo.

Maneira Sintonizada de Existir ​: Vivência de completa harmonia de nosso existir no mundo. Relação Eu-tu (pode surgir em nosso contato com a natureza, no encontro com nossos semelhantes, assim como no nosso envolvimento agradável , ao ouvir uma melodia, ler um livro ou apreciar uma obra de arte).

Maneira Racional de Existir : Necessidade de analisar a nossa vivência cotidiana imediata para conceituá-la e estabelecer relação entre nossas experiências, elaborando desse modo um conjunto de conceitos, relacionados por princípios coerentes que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (45.5 Kb)   docx (10.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com