TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Endomarketing como Estratégia do Psicólogo Organizacional

Por:   •  3/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.837 Palavras (8 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 8

1.INTRODUÇÃO

        Com o passar do tempo e os constantes avanços advindos da globalização, a cada dia que passa surge novas idéias e oportunidades, desta forma faz-se necessário a frequente criação de novas estratégias para que as organizações não fechem suas portas. No que tange ao setor de Gestão de Pessoas nas empresas é preciso que tais estratégias surjam com o intuito de reter os profissionais já pertencentes ao seu quadro de funcionários para que as empresasse tornem atrativas para os profissionais que ainda não estão inseridos na organização, buscando sempre captar os melhores profissionais de acordo com os cargos ofertados. Para que isso ocorra tais estratégias devem visar não somente a lucratividade da empresa, mais também a valorização do potencial humano e o desenvolvimento constante desse potencial.

        O psicólogo nas organizações dentro do setor de Gestão de Pessoas vai ter seu foco de trabalho na “intervenção no desenvolvimento dos processos e nas relações interpessoais dos colaboradores, visando assim o bem-estar empresarial e, consequentemente, atingindo os objetivos econômicos, sociais e culturais da empresa” (Zimath; Zimmermann; Silveira, 2009, p.116). Schette (2005) em seus estudos colabora com os autores acima quando diz ainda que o trabalho do psicólogo dentro das organizações vai ter com foco de trabalho a promoção do desenvolvimento dos recursos humanos, passando a valorizar as teorias comportamentais, as quais reforçariam a cerca da influência do ambiente no comportamento das pessoas.

        Entretanto, mais do que moldar comportamentos é preciso que a organização conquiste esse funcionário, evitando assim o aumento do turnover tornando-a uma organização considerada como boa de trabalhar. Dentro das diversas estratégias que podem ser usadas nesse contexto, o endomarketing ou marketing interno, descrito por Spiller et. al. (2006) como o momento em que se considera os colaboradores da organização como seus clientes internos, onde “os conhecimentos, a experiência e a lealdade dos funcionários eram um precioso patrimônio intangível que merecia a mesma atenção especial que o marketing conferia aos clientes da empresa (...)” (SPILLER et. al.,2006, p.93);  é uma das ferramentas que irão possibilitar difundir a missão e valores da empresa, deixando o funcionário sempre por dentro de tudo que acontece na organização, possibilitando assim que o desenvolvimento do sentimento de pertencimento à organização ocorra.

Mesmo com a crescente necessidade de se valorizar os funcionários da empresa diante desse processo contínuo e crescente, é possível perceber que, como afirmam Dos Santos, De Almeida, Feitosa (2016) as empresas vêm a cada dia que passa se preocupando com o cliente externo e muitas vezes deixam de observar um cliente muito importante para o seu negócio: o cliente interno que está intimamente ligado ao sucesso da organização e deve ser conquistado. Desta forma ao se pensar na gestão de pessoas dentro do mundo capitalista, o psicólogo organizacional ganha uma posição de destaque, pois têm como foco as relações humanas e o bem estar dos colaboradores dentro das organizações.

Dentre as outras diversas funções do psicólogo dentro da Gestão de Pessoas, este atua como um mediador da comunicação dentro da organização. Ao se levar em conta a necessidade de se conquistar os colaboradores da organização, outra forma de se falar dos funcionários dentro das organizações; o endomarketing poderia vir a ser uma estratégia utilizada pelo psicólogo, uma vez que se faz necessário ouvir estes colaboradores e que também estes sejam escutados “visando um melhor engajamento e motivação dos funcionários para consolidação dos objetivos e metas da organização” (DOS SANTOS, DE ALMEIDA, FEITOSA, 2016, p.7).

Diante de tais fatos e da inexistência de artigos que contemplem o uso do endomarketing como estratégia utilizada por psicólogos organizacionais faz-se necessário investigar sobre o tema, a fim de aumentar o arsenal de estudos dentro da área e de demonstrar a relevância que se tem ao traçar estratégias que valorizem a comunicação interna como fator primordial para mudanças dentro das organizações que repercutirão no ambiente externo.

2.OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Apresentar uma revisão da produção científica em base de dados sobre o uso do Endomarketing dentro das organizações como uma estratégia do profissional da Psicologia inserido nesse contexto.

  1. Objetivo Específico

Investigar como o uso do endomarketing pode ser usado pelo psicólogo organizacional visando provocar mudanças dentro da organização em que atua, tendo como foco a valorização do seu cliente interno para que assim ele possa conquistar o cliente externo.

  1. METODOLOGIA

O endomarketing é uma importante ferramenta dentro do setor de gestão de pessoas por ter como objetivo estimular os colaboradores a se verem como corresponsáveis pelas conquistas a fim de conquistá-los e que a visão sobre a organização seja positiva. A fim de realizar uma revisão de literatura sobre o tema, será realizada uma busca de publicações nacionais indexadas em Bases de Dados. Para executar um levantamento completo e amplo será utilizado a combinação de diversas bases de dados, a saber: Scielo, Pepsic e Google Acadêmico, além de pesquisa na Biblioteca Central “Dr.Benedito Correa” do Centro Universitário de Patos de Minas – UNIPAM.

As buscas serão realizadas a partir dos descritores “Consultoria, gestão de pessoas, marketing interno e endomarketing”. A escolha destes descritores é justificada por possibilitar que se encontrem textos que explicitem o tema.

A seleção dos artigos encontrados nas buscas em bases de dados será realizada com base no seguinte critério: artigos que contemplem o tema, disponibilidade do texto na íntegra e idioma da publicação. Como trata-se de um tema pouco estudado pela Psicologia e com poucas publicações, será realizada a busca por artigos publicados entre os anos de 2005 e 2017. Serão selecionadas produções em formato de artigos e dissertações devido ao acesso online e disponibilidade dos mesmos e livros disponíveis na biblioteca Dr. Benedito Correa. Por fim, o idioma também será selecionado, sendo considerados textos em português. Vale ressaltar ainda, que todos os títulos das referências buscadas serão examinados com o intuito de eliminar possíveis repetições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (167.3 Kb)   docx (18.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com