TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Freud e Cultura

Por:   •  23/4/2023  •  Ensaio  •  369 Palavras (2 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 2

No capítulo que eu e meu grupo estudamos fala que em qualquer que seja a sociedade, não existe a possibilidade de um indivíduo dominar todos os aspectos de sua cultura. Isto porque, como afirmou Marion Levy Jr. "nenhum sistema de socialização é idealmente perfeito, em nenhuma sociedade são todos os indivíduos igualmente bem socializados, e ninguém é perfeitamente socializado, ou seja, ninguém é perfeitamente adaptado à sua cultura.

Estudando Freud que falava que para fazer parte de uma cultura é necessária uma repressão das pulsões, da libido e de desejos incoerentes a moral reproduzida pela mesma, deduzi que é exatamente por isso que as pessoas não se adequam totalmente ao que é exigido deles nesse meio cultural, eles não estão agindo de acordo com seus desejos. O que engendra sacrifícios psíquicos em seus participantes, determinando uma posição virtualmente hostil à cultura e às suas exigências, ou seja, uma aversão à cultura que nem eles admitem a si mesmos muitas vezes.

A cultura é constantemente ameaçada em seu seio por outra fonte de perigo: ela deve se proteger de seus participantes, indivíduos humanos dotados de "pulsionalidade de origem animal", portanto pulsões ditas antissociais, tanto sexuais quanto destrutivas, que fazem delas inimigos virtuais. Sem esquecer seu narcisismo, que precisa ser contido e se transformar em amor objetal, daí o amor como fator de cultura.

Porém Freud também fala que se agíssimos de acordo com as nossas pulsões estaríamos matando e fazendo incesto a torto e a direita o que também não seria uma coisa boa.

Então vou lhes fazer um questionamento, qual seria a melhor opção? Fazer tudo o que desejamos, fazer as coisas de acordo com o que a cultura determina ser o correto? Ou será que haveria um caminho do meio que poderíamos agir de acordo?

Ao meu ver deveríamos seguir a cultura, pois um ser humano sem cultura é um ser humano que não vive em sociedade e as pessoas são seres sociais, porém devemos manter nossa individualidade que vão desde os nossos gostos até nossos princípios, Se ater à nossa verdade desde que não fira ninguém de qualquer maneira. Devemos deixar para expor nossos desejos incoerentes com a nossa cultura na terapia para os trabalhamos e aprendermos a lidar com eles.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (41 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com