TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O HISTÓRICO DA PSICOLOGIA NA SAÚDE

Por:   •  11/5/2022  •  Trabalho acadêmico  •  327 Palavras (2 Páginas)  •  90 Visualizações

Página 1 de 2

HISTÓRICO DA PSICOLOGIA NA SAÚDE

As origens do campo da Psicologia da Saúde remontam a alguns dos fatos de efeitos adversos em todo o mundo, como o conceito de saúde adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que desde 1948 considera saúde como o completo bem-estar físico, psíquico e social, ocorrendo conjuntamente, e não apenas ausência de doenças ou enfermidade. Com este novo conceito, um ser saudável passa a significar algo mais complexo e subjetivo, pois cada sujeito

busca e compreende sua saúde a partir da experiência, história de vida, contexto social e econômico.

A psicologia da saúde promove a ideia de que saúde e doença são o resultado de inter-relações entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. O sujeito é percebido de forma mais completa, levando em consideração todos os aspectos inerentes à sua vida. Ao contrário de outras vertentes da psicologia, ela enfatiza seu papel na prevenção, representa uma alternativa à biomedicina, contraria o modelo médico tradicional em que o paciente não teria papel ativo.

No Brasil existe um grande número de psicólogos com diferentes orientações teóricas que desenvolvem trabalhos na área médica. A atuação do psicólogo brasileiro nessa área iniciou-se na década de 1950, com forte crescimento na década de 1970, no campo acadêmico de graduação e pós-graduação, publicando artigos em jornais, reuniões científicas regionais e nacionais e realizando atividades práticas.

Durante a década de 1980, a psicologia da saúde viveu um momento de grande produtividade, tanto no Brasil quanto em outros países americanos. Em nosso país, em 1983 ocorreu o primeiro encontro de psicólogos hospitalares. Na mesma década, instituições públicas municipais, estaduais e federais buscavam cada vez mais profissionais com formação especializada em psicologia da saúde e suas subáreas, para formar sua equipe, seus serviços em hospitais, ambulatórios, unidades básicas de saúde, centros de saúde e programas de referência. , prevenção e educação em saúde. Durante a década de 1990, houve um crescente reconhecimento da importância do psicólogo da saúde nos grupos interdisciplinares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com