TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O JOGO DAS CORES PROIBIDAS

Por:   •  9/11/2018  •  Resenha  •  10.564 Palavras (43 Páginas)  •  629 Visualizações

Página 1 de 43

[pic 1]

Campus Santos/Rangel

ICH – Curso de Psicologia / Noturno

Psicologia Sócio-Interacionista

05/PS5Q41

ANDRÉIA ANHANI MACHADO

JOYSSE CAMPANHA DE OLIVEIRA

LUCAS SIMÃO ALVES GALVÃO

LUDMILA KAREN SANTOS 

PAULA ELI SINIGAGLIA

THAIS DA SILVA BENTO PASSOS

 “O JOGO DAS CORES PROIBIDAS”

SANTOS

2014


[pic 2]

Campus Santos/Rangel

ICH – Curso de Psicologia / Noturno

Psicologia Sócio-Interacionista

05/PS5Q41

ANDRÉIA ANHANI MACHADO – R.A.: T742HE-6

JOYSSE CAMPANHA DE OLIVEIRA R.A.: A9698H-7

LUCAS SIMÃO ALVES GALVÃO – R.A.: B47033-0

LUDMILA KAREN SANTOS – R.A.: B40937-1

PAULA ELI SINIGAGLIA – R.A.: B1965A-2

THAIS DA SILVA BENTO PASSOS R.A.: B354DE-9

“O JOGO DAS CORES PROIBIDAS”

Trabalho apresentado como parte das exigências para avaliação da disciplina Psicologia Sócio-Interacionista do curso de graduação em Psicologia

SANTOS

2014


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 REVISÃO DE LITERATURA        5

2.1 A mediação simbólica        5

2.2 Instrumentos e Signos        6

2.3 Vygotsky VS Piaget        7

3. METODOLOGIA        10

3.1 Local        10

3.2 Sujeitos        10

3.3 Procedimentos        10

3.4 Material Utilizado        10

3.5 Regras        11

3.6 Etapas do jogo        11

3.7 Transcrição do Questionário        12

3.8 Observação        36

4 ANÁLISE DOS RESULTADOS        40

4.1 Análise dos erros        40

4.2 Gráficos e Tabelas        40

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        46

REFERENCIAS        47

ANEXOS        48

1 INTRODUÇÃO

Tendo a concepção sócio-interacionista de Vygotsky como modelo, a relação do homem com o mundo irá forjar o individuo tendo em vista que em contato com as culturas o homem torna-se um ser sócio-histórico. Aspectos tipicamente humanos do comportamento será o objeto de análise de Vygotsky que busca entender a maneira pela qual o desenvolvimento infantil se dá e suas respectivas funções psicológicas.

Leontiev fez uso de um jogo infantil muito tradicional na Europa, como base para estruturar seu estudo experimental acerca da compreensão do papel dos signos mediadores na atenção voluntária e na memória na qual a criança fazia uso de elementos. Neste jogo uma pessoa fazia perguntas e as crianças deveriam responder questões sem usar determinadas palavras definidas como proibidas no experimento.  

Experimentos como o de Leontiev, são exemplos dos estudos de Vygotsky e seus colaboradores na intenção de estudar o papel dos instrumentos e signos, que mediante a essa mediação há um desenvolvimento pleno das funções psicológicas superiores que distinguirá o homem dos animais.

O presente trabalho tem por objetivo explicitar a habilidade das crianças na utilização de signos e instrumentos estando presente ou não a fala egocêntrica através do uso do Jogo das Cores proibidas que consiste em pedir que a criança responda a um conjunto de questões relativas a cores, sendo este jogo dividido em três etapas: sem cartões auxiliares, sem ajuda dos pesquisadores, não podendo repetir cores nem mencionar as duas cores proibidas. Etapa dois: com cartões auxiliares, sem ajuda dos pesquisadores, não podendo repetir cores nem mencionar as duas cores proibidas. Etapa três: com cartões auxiliares, com ajuda dos pesquisadores, não podendo repetir cores nem mencionar as duas cores proibidas.

2 REVISÃO DE LITERATURA

Lev Semenovich Vygotsky, nasceu em 5 de novembro de 1896 na cidade de Orsha. Ele e seus setes irmãos tinham professores particulares e acesso a uma vasta biblioteca, o que os incentivava aos estudos. Segundo Marta Kohl de Oliveira em: “Vygotsky: Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio-historico”, Vygotsky tinha grande interesse por literatura, teatro, psicologia, história, filosofia, e paralelo a sua graduação em direito procurou desempenhar diversas atividades o que o levou a preparar um de seus livros mais importantes: “Psicologia Pedagógica”.

Dentre outros interesses, Vygotsky se propôs a fazer um estudo epistemológico quanto aos aspectos tipicamente humanos do comportamento, tendo em vista que o contexto do ramo da psicologia era fundamentada em abordagens que dedicavam-se a compreender o desenvolvimento infantil que por sua vez apoiavam-se em estudos que enfatizavam o caráter botânico que era  associado a maturação do organismo como um todo e posteriormente passou a adotar modelos zoológicos como base de uma nova abordagem geral na compreensão do desenvolvimento infantil.    Ao contrário de Piaget, Vygotsky não formulou uma concepção estruturada do desenvolvimento, porém, nos oferece dados de suas pesquisas e reflexões que nos permitem elaborar hipóteses de como aspectos tipicamente humanos se formam ao longo da historia humana e de como se desenvolvem durante a vida.

A Psicologia Moderna era fundamentada em uma abordagem zoológica nas quais as tentativas de respostas para as questões sobre desenvolvimento infantil são procuradas na experimentação animal. A abordagem zoológica dos processos intelectuais superiores, que são caracteristicamente humanos, eram tidas como uma extensão direta dos processos correspondentes nos animais inferiores. Esse modo de teorizar aparece particularmente na análise da inteligência pratica das crianças, cujo aspecto mais importante é o uso de instrumentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (69.2 Kb)   pdf (353.7 Kb)   docx (125.5 Kb)  
Continuar por mais 42 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com