TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Jogo das Cores Proibidas

Por:   •  23/9/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  560 Palavras (3 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 3

Jogo das Cores Proibidas (Vygotsky)

Criança: Felipe Alves

Idade: 7 anos

Escolaridade: Cursando a 1ª (primeira) série do Ensino Fundamental

Nível Social Econômico: Classe Média

Não apresenta nenhum tipo de dificuldade de aprendizagem

Compreendeu as regras do jogo

Conhecia todas as cores que faziam parte do jogo

A pesquisa (?) foi realizada na casa do sujeito

Material utilizado:

Tarefa 1 - Um brinquedo azul, um lápis amarelo, uma bolsa marrom, um lápis verde, um lenço branco, uma bexiga verde e uma caneta preta.

Tarefa 2 – Oito cartões nas cores azul, vermelho, verde, amarelo, alaranjado, marrom, branco e preto. Sem a ajuda do pesquisador.

Tarefa 3 -  Oito cartões nas cores azul, vermelho, verde, amarelo, alaranjado, marrom, branco e preto. Com a ajuda do pesquisador.

Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas? R.: A criança não teve dificuldade em lembrar quais eram as cores proibidas, mas separou os cartões das cores que poderia falar, das que não poderia (proibidas). Por algumas vezes, acabava repetindo os nomes das cores seguidamente.

Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos consistindo em cartões coloridos? R.: A criança memorizou facilmente as cores proibidas. As regras do jogo.

Como se apresenta o desempenho da criança nas tarefas envolvendo memória de instruções que lhe são oferecidas em que ela pode utilizar recursos externos, consistindo em cartões coloridos, e contar com a ajuda do adulto? R.: A criança não precisou de ajuda externa (adulto) para realizar a atividade. Apenas, separou os cartões das cores proibidas, para lembrar quais cores não poderia falar. Depois de 3 perguntas, não precisou colocar os cartões separadamente.

Há variação do desempenho da criança, quando comparada consigo mesma nas três diferentes condições estudadas? R.:

Que estratégias verbais e não verbais a criança utiliza durante a execução das tarefas propostas nas condições estudadas? R.: A criança demorou alguns poucos segundos para lembrar qual foi a cor anteriormente falada, para que não repetisse.

Como se dá à interação com o adulto na condição em que a criança pode contar com sua ajuda? Em qual faixa etária essa atuação é mais eficiente? R.: Como a criança teve muita facilidade de realizar o “jogo”, mesmo no começado tendo que pensar um pouco para responder as questões, ela não necessitou da idade do adulto. Crianças com menos idade (com 4 ou 5 anos), por mais que tenham facilidade de responder as questões, precisaram da ajuda de um adulto na última tarefa.

Relatório

A criança compreendeu as regras do jogo, e sabia o nome das cores e dos itens utilizados. Soube dizer as cores de todos os itens mostrados a ela, e não falou o nome das cores proibidas. Mas, em algumas poucas vezes acabou repetindo as cores já faladas anteriormente, dificultando um pouco a continuidade da pesquisa.

Na tarefa com os cartões, mesmo sem a ajuda do pesquisador, soube falar todas as cores, não mencionou as cores proibidas e em nenhum momento repetiu o nome das cores faladas anteriormente. Não precisou da ajuda do pesquisador na tarefa número 3.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (54.7 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com