TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mapa Conceitual

Por:   •  28/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 2
  1. Criador do comportamentalismo?

John Watson, que começou os experimentos mas agora com um novo “objeto” que não seria mais a consciência e sim o comportamento.

  1. Posição do comportamentalismo em relação à consciência?

O comportamentalismo rejeita o estudo de eventos mentais, pois não haveria um consenso entre os observadores, e o comportamentalismo enfatiza a análise dos eventos externos determinantes do comportamento. Assim como os comportamentos são observáveis, os eventos privados também são comportamentos, são frutos da interação de um organismo com o seu meio.

  1. O comportamentalismo seria uma psicologia empírica?

Sim, pois é a partir de interpretações de relações comportamentais orientadas por evidências empíricas. E que a totalidade da aprendizagem humana é decorrente das experiências realizadas pelo contato do homem com seu meio.

  1. Foi Skinner que desenvolveu a ideia de reflexos condicionados?

Não. Foi Ivan Pavlov.

  1. Defina comportamento operante.

Quando o indivíduo tem um comportamento que por sua vez vai produzir consequências/modificações no ambiente que estamos e somos afetados por essa consequência. Nós somos sensíveis ás consequências do nosso comportamento e é isso que nos move.

  1. Qual a diferença entre relações funcionais e a causa e efeito?

Para o analista de comportamento não existe a causa e efeito, não há um agente iniciador, nem mesmo o ambiente é iniciador. O analista vai estudar as relações, as relações funcionais: de nós agirmos sobre o mundo, modificar ele e sermos modificados pelas consequências das ações que tivemos.

  1. O que é o comportamento verbal?

É quando nós nos comportamos verbalmente e temos consequências das nossas ações mediadas por outros seres humanos. O ouvinte responde aos estímulos verbais produzidos pelo falante.

  1. O que é reforçamento e contingências de reforçamento?

Reforçamento: Dependendo da consequência eu aumento ou diminuo esse comportamento no futuro. Vai depender do meu reforço que eu obtive através da minha ação, reforços que podem ser positivos ou não.

Contingências de reforçamento: é quando o analista vai avaliar que toda vez que um comportamento ocorre existe uma ocasião/situação antes dele, e existem consequências que são liberadas após a ocorrência dele.

  1. Quais são os três níveis de seleção e variação do comportamento?

São o filogenético, ontogenético e cultural.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (50.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com