TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Olhar da Psicodinâmica

Por:   •  10/6/2022  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIVERSUS VÉRITAS (UNIVERITAS)

PSICOLOGIA - NOITE

PABLO ARAÚJO MONTEIRO DE CASTRO - 01453426

TÓPICOS INTEGRADORES I

Trabalho e Subjetividade: O olhar da Psicodinâmica do trabalho

Prof. Luiz Carlos Honório

BELO HORIZONTE

2022


SINTESE

PSICOLOGIA - UNIVERITAS – BH

TÓPICOS INTEGRADORES I – 3º P. – NOITE – PF. LUIZ HONÓRIO

Trabalho e subjetividade: o olhar da Psicodinâmica do Trabalho.

Planejamento, preparo, execução e controle, são as regras básicas de Taylor para o trabalho do administrador. Ao iniciar o texto citando a obra de Taylor (1995) sobre a Organização Científica do Trabalho, o autor firma a ausência de subjetividade do trabalho separando o corpo e mente do trabalhador na importância do controle.

A importância da subjetividade demonstrada por ele em sua concepção de organização, seguem suas regras básicas do trabalho. Já ao apresentar Dejours e Abdoucheli (1994), abre-se para a importância da demonstração de anseios, pensamentos e desejos a medida que vai subindo na escala hierárquica da organização. A subjetividade dos trabalhadores é reafirmada pela necessidade de seu controle para que aquilo que foi traçado seja rigorosamente cumprido. Lancman e Uchida (2003).

Conceituando trabalho conforme o Dicionário Brasileiro de Michaelis, é o conjunto de atividades produtivas ou intelectuais exercidas pelo homem para gerar uma utilidade e alcançar um determinado fim, atividade profissional regular, remunerada ou assalariada. Já Karl Marx, entendemos como trabalho atividade sobre qual empregamos nossa força para produzirmos os meios para o nosso sustento.

Buscando conceituar subjetividade, Michaelis nos traz a definição como aquilo que se relaciona unicamente a um indivíduo, sendo inacessível a outrem. Já a Psicologia Social ser a conexão entre as relações familiares, a cultura, a violência social, a arte e entre muitos outros o trabalho.

Vimos no material apresentado, que discutir a subjetividade é fundamental, pois está ligado diretamente ao espaço que a mesma ocupa atualmente. O autor apresenta diversas fontes que trabalham com questões organizacionais e demonstram que para a sobrevivência das empresas temos que discutir questões como motivação, liderança, trabalho em equipe, talentos, gestão de pessoas, cultura organizacional, gestão participativa entre outros.

A busca por um novo perfil psicológico é destaca pelo autor como vantagens competitivas para agregação de valores. Criatividade iniciativa própria, sensibilidade, maturidade pessoal, capacidade de interação interpessoal e liderança devem ser buscadas e desenvolvidas, descartando o controle taylorista e defendendo a flexibilização do trabalho como uma nova necessidade, uma inovação, um fenômeno positivo para a instituição.

Já Dejours, citado por Lancman e Uchida, estamos assistindo um processo de precarização do trabalho, as empresas travam batalhas buscando a destruição do competidor, seja através da fusão ou por política, a tendência que ocorrem no mundo Globalizado levam a eliminação e quebra das concorrentes. Dejours também expressa sobre a banalização da injustiça social. O trabalhador vive com a ameaça de demissão na cabeça, sendo utilizado pelos próprios gestores como técnicas de administração de pessoal, criando uma pressão constante e muitas vezes insuportável. O estabelecimento de metas inalcançáveis, com exigências irrealistas dão a falsa impressão ao trabalhador que podem ser realizadas, sofrendo com a culpa de não terem sido capazes de atender o que foi solicitado. Há uma naturalização da prática social injusta, vivenciada pelas pessoas como mal dos tempos modernos, imutável, como causalidade do destino, causalidade econômica ou sistêmica (Dejours 1999a).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (62 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com