TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PAPEL DO PSICOLOGO NA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  18/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  4.275 Palavras (18 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 18

                  [pic 1] 

FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR

Lívia Ferreira

Mirian Santos

 Renata Sena

Robson Miranda

Silvia Leal

Sydneia Ferreira

Tiago Silva

O PAPEL DO PSICÓLOGO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

SALVADOR

2010

                        [pic 2]       

 

 FACULDADE DA CIDADE DO SALVADOR

Lívia Ferreira

Mirian Santos

 Renata Sena

Robson Miranda

Silvia Leal

Sydnéia Ferreira

Tiago Silva

O PAPEL DO PSICÓLOGO DENTRO DA ORGANIZAÇÃO

Trabalho apresentado como pré-requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicólogia curso Bacharelado em Administração da Faculdade da Cidade do Salvador, sob à orientação  da Prof.ª Gabriela Gordilho , turma 1B, turno noturno semestre 2010.1.

SALVADOR

 2010

APRESENTAÇÃO

Construir um trabalho de fonte de pesquisa e conhecimento sobre o papel do psicólogo organizacional, nos impulsiona a ter uma visão critica sobre os processos e aplicabilidades da psicologia, identificando a sua importância dentro da empresa. Percebe-se que a presença do psicólogo dentro da organização é de grande influência para o desenvolvimento dos colaboradores e melhoria do seu ambiente de trabalho. Este ramo da psicologia é responsável pela prevenção e promoção da saúde mental do trabalhador. Quanto mais se expande esta prática dentro das empresas melhor para a mesma pois pode trazer um retorno de investimentos para  a instituição.

O papel do Psicólogo na Organização

Como qualquer outra importante profissão o psicólogo vem conquistando seu espaço no mercado de trabalho, principalmente nas grandes organizações empresarias. Já é constatado por profissionais em diferentes áreas de conhecimento como os Administradores, Economista e Sociólogo entre outros, que o papel do psicólogo se tornou extremamente indispensável nas organizações.

Pois para as grandes organizações sobreviverem nesse mercado globalizado, onde o Capital Humano e a Qualidade Total são os pontos chaves para o sucesso organizacional. Visando nesse sentido o papel do psicólogo organizacional é fundamental para alcançar níveis excelentes de qualidade por toda a organização.

Além dos processos voltados ao recrutamento de seleção, á aplicação de testes psicológicos e á dinâmica de grupo, o psicólogo exerce suas habilidades de saber se relacionar e se comunicar; ser pacientes, saber ouvir, interpretar os fatos sendo flexíveis ao se deparar com pessoas tão diferentes umas das outras; quanto ao perfil do psicólogo é preciso ter ética, ser humilde, ser um profissional facilitador, para proporcionar no individuo a descoberta da melhor maneira de agir, ser convincente com os indivíduos nas suas diferentes formas de agir e principalmente gostar de trabalhar com os mesmos.

São profissionais que devem ser bastante atualizados com as tendências e transformações sócias - econômicas e culturais, devem estar sempre em busca da qualificação em cursos, seminários, congressos e especializações. O seu trabalho nas organizações é desenvolvido em forma de consultoria aos gestores e colaboradores, acompanhando e orientando nas dificuldades surgidas como também apontando falhas e sugerindo melhorias para que possa ser alcançado o sucesso dentro da organização. Apesar de toda importância desse profissional na área organizacional, o próprio psicólogo as vezes não tem a clareza do seu atual papel nas organizações confundindo-se com o próprio objeto de estudo.

Nota-se que a psicologia encontra-se em plena evolução. O psicólogo organizacional tem um papel especifico: assumir um olhar diferenciado observando o comportamento do individuo dos vários setores e a partir desse olhar tentam desenvolver mecanismos que garantam a satisfação, a qualidade e condições de vida no trabalho para atingir os objetivos organizacionais, investindo no capital humano (pessoas), que agrega conhecimento e faz o grande diferencial.

 

Buscar essa satisfação é estar atento a todos os indicadores que confundem ou atrapalhem a vida da empresa e do trabalhador, o psicólogo com essa gama de conhecimento oferece grandes contribuições para subsidiar a vida saudável no ambiente de trabalho para que seja apurado e relatado como forma de crescimento e desenvolvimento. O psicólogo se depara com vários problemas de comportamentos devido a insatisfação que o individuo apresenta no seu dia-a-dia. Podemos citar alguns exemplos mais comuns nas organizações, o absenteísmo que é o atraso ou a falta constante e o Turnover que é a rotatividade taxas percentuais de entradas e saídas freqüentes de trabalhadores na empresa, sendo grandes indicadores da saúde organizacional, por isso, o psicólogo estará sempre disponível para detectar e apurar os motivos que levaram o individuo repetir esta forma de agir procurando a humanização do trabalho para diminuir esses índices.

Investir em um conjunto de ações de marketing institucional voltada para o publico interno (colaboradores, fornecedores, acionistas, vendedores) é um papel importantíssimo do psicólogo, para fortalecer e desenvolver o relacionamento organizacional criando programas que auxiliam o crescimento institucional, como Programas de Integração, Programa de Fidelização, Programa de Qualidade de Vida, Programa de Endomarketing e Programa de Gestão por Competência. Esses programas devem está ligado a comunicação organizacional com a ajuda do psicólogo para mapear as competências gerais favorecendo melhores condições e estimular a cidadania agregando valores.

Observa-se que o papel do psicólogo é de fundamental importância para o crescimento do individuo no seu ambiente de trabalho, onde desenvolve ações que venha incentivá-lo e projeta-lo para ampliar seu foco dentro da organização investindo no seu potencial com elogios, palestras, avaliações (feedback), construindo murais motivacionais em pontos estratégicos, festejar datas comemorativas, proporcionar benefícios, palestras e campanhas de saúde, visando o melhoramento da percepção coletiva que as pessoas tem da empresa para alcançar o planejado de maneira coerente e elevando sua auto-estima.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (159.2 Kb)   docx (70.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com