TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Psi Organizacional

Por:   •  4/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  57 Visualizações

Página 1 de 2

Considerando que a sociedade capitalista é dividida em classes sociais, de fato percebemos que essas classes têm interesses opostos, dado os conflitos do mundo do trabalho e suas manifestações, uma vez que estes são decorrentes das relações sociais de produção características do sistema capitalista.

Tendo em vista o momento crítico no qual encontra-se o Brasil, enfrentando uma grave crise econômica, o governo por vezes possibilita ações que favorecem para que a classe trabalhadora fique mais pobre, pressionando os trabalhadores brasileiros a pagar por esta crise para manter os resultados. A maioria das classes trabalhadoras sofrem com questões como reformas trabalhistas que têm por objetivo desmontar os direitos das categorias, retirando benefícios e direitos adquiridos, além de privatizações de instituições públicas e permissão para sucateamento dos vínculos como terceirizações e quarteirizações, promovendo assim cada vez mais a precarização das condições de trabalho.

Não só no âmbito do setor público, mas pincipalmente o setor privado podem ser geradores de condições desfavoráveis de trabalho, uma vez que os trabalhadores buscam melhores salários e melhores condições de trabalho, por outro lado o objetivo dos empresários é aumentar os lucros e expandir a empresa. Além disso, o valor altamente racionalizado do processo de produção desde a Revolução Industrial, o aumento da exploração do trabalho humano, a subsequente acumulação de riqueza e o aumento da desigualdade social intensificam a hostilidade e as diferenças entre os interesses nas relações de trabalho.

Vale mencionar que o desenvolvimento tecnológico levou à exclusão do trabalho humano, resultando em um processo de desemprego estrutural. O status quo do desenvolvimento capitalista é caracterizado por um alto grau de automação da produção, ou seja, por meio da substituição do trabalho humano, ocorre uma grande mudança irreversível no processo de produção.

Condições de trabalho instáveis ​​significa a transferência de responsabilidades e riscos do Estado para os indivíduos. O quadro atual de desemprego e empregos informais ilustra bem o aumento da desigualdade social. Esse fenômeno impacta os indivíduos e a sociedade como um todo, afetando os níveis de consumo e a qualidade de vida, como perspectivas de vida futura, proteção social e oportunidades de participação em atividades coletivas.

Tais práticas e condições de trabalho instáveis ​​muitas vezes implica em diminuir direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, como: liberdade de expressão, direitos de defesa coletiva, igualdade de tratamento, constituição de família, descanso e lazer , isto é, os princípios básicos do conceito de cidadania. Por vezes, o resultado deste cenário desemboca em dificuldade ou impossibilidade de se aposentar no futuro, por exemplo.

Ao analisar as formas de trabalho instável, podemos verificar que se trata de práticas amplamente inseguras e de baixos salários, que, em vez de contribuírem para a melhoria da vida familiar, têm causado graves problemas financeiros, acarretando problemas de saúde mental àqueles que precisam se submeter à tais condições.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (34.4 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com