TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É CULTURA

Por:   •  21/5/2015  •  Resenha  •  3.275 Palavras (14 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 14

Cultura e diversidade

O entendimento da Cultura e suas diversas formas é uma preocupação constante para entendermos a diversidade que existe nelas.

A cultura é a maneira como cada povo, nação, sociedade ou grupo tem para organizar a vida social, a apropriação e transformação dos recursos naturais. Ela tem constante transformação que inclusive é registrada pela história. Essas transformações podem ser por forças internas ou por conflitos e contatos entre seus membros.

Muitas vezes, quando olhamos de fora, podemos não compreender a cultura de alguns povos, mas temos que saber que para aqueles que a vivem ela tem sentido, tem sua lógica interna e para passarmos a entendê-los temos que conhecer a fundo cada sentido dessas culturas e suas transformações. A maneira de habitar, de se vestir são resultados da história dos que a vivem, e o estudo dessas culturas pode contribuir no combate ao preconceito, aumentando o respeito e a dignidade das relações humanas. Temos que pensar na interação entre os diversos tipos de cultura e não apenas na cultura em particular, pois se não estivessem interagindo não haveria necessidade, nem motivo para que se considere variedade nenhuma.

Quando trazemos pra perto de nós essa discussão sobre as diversas formas de culturas passamos a analisar as sociedades e até o nosso modo de viver nelas, começamos a analisar o nosso próprio modo de viver em sociedade. A ocupação feita nos continentes do planeta por grupos humanos fez com eles tivessem contato frequentemente, mas isso causou o isolamento em alguns povos permitindo histórias paralelas no seu desenvolvimento. Mas hoje em dia o contato é mais forte a ponto de ir desaparecendo os grupos que viviam isolados e partindo para a formação de uma civilização mundial.

As mudanças que vem desde tempos passados, como por exemplo, a maneira de sobrevivência de muitos povos, mudou a maneira de lidar com os recursos naturais como, por exemplo, o povo nômade que antes vivia da caça e passou a domesticar animais e a desenvolver a agricultura. Essa mudança foi possível visto que os grupos envolvidos conseguiram organizar a vida em sociedade criando novas possibilidades de desenvolvimento.

A intenção de se colocar as etapas de mudanças das diversas culturas num esquema único e rígido não foi bem sucedida. A história registrou as mudanças ocorridas principalmente para a Europa e a China, não só em relação à maneira de relacionarem com a natureza, mas o relacionamento entre os membros ocupantes de cada cultura. Não é possível fazer uma sequência fixa das mudanças ocorridas, pois são histórias particulares, onde cada cultura é o resultado e as relações delas com outras culturas bem diferentes.

Para relacionarmos duas culturas diferentes há a possibilidade de hierarquizarmos segundo algum critério dizendo que uma é mais avançada que a outra dependendo de alguma especialização, e a outra forma são analisa-las individualmente não menosprezando suas qualidades e achando os pontos comuns.

Cultura e Evolução

No século XIX a Europa fez estudos para hierarquizar as culturas classificando as diversas sociedades existentes naquela época de acordo com os estágios da evolução humana, como por exemplo, os índios da Amazônia representariam o estágio da selvageria, os africanos no estágio da barbárie e a Europa no estágio da civilização, o que fez com que percebessem que era uma classificação tendenciosa para os europeus para justificar a expansão e o domínio sobre países capitalistas.

Mas derrubaram a ideia de hierarquização das culturas existente com a justificativa de que cada cultura tem sua verdade própria e que tentando classificar numa linha a evolução estariam apenas menosprezando e tendo ideias racistas para com os povos não-europeus considerando-os como inferiores e com isso tentando justificar o domínio e a exploração deles.

Cultura e Relativismo

A avaliação de uma cultura é feita de acordo com os critérios do observador que usa da sua cultura para apurá-los tornando-a relativa, com isso chegamos à constatação do relativismo cultural, ou seja, uma cultura está inserida na história da humanidade assim como qualquer outra e para entendermos isso devemos deixar de lado a nossa concepção de qualquer uma delas e estuda-las de vários modos.

Nenhuma cultura é superior ou inferior à outra, nem seus membros podem ser considerados assim. O que existe são processos históricos que as relacionam e estabelecem marcas verdadeiras e concretas entre elas.

Mas enquanto os países capitalistas centrais usavam desses argumentos, eles se desenvolviam rapidamente dominando e destruindo diversas nações usando sua capacidade de produção que não era nem um pouco relativa.

Neste século levou-se a crer que muitas culturas iriam achar seu caminho ou serem até esquecidas indicando a constituição da civilização mundial, no entanto nos dias atuais o que vemos é que existe essa diferença cultural e que devemos buscar sua superação.

Cultura e Sociedade

Existem muitos aspectos comuns nas discussões das relações culturais entre sociedades diferentes, porém, analisando uma sociedade, como a brasileira, por exemplo, podemos constatar que existem culturas diferentes dentro dela como, por exemplo, os sotaques, as comidas e várias outras diferenças, assim como também diferem no que diz respeito à faixa de idade, opção religiosa e outras mais. E até mesmo dentro da nossa realidade cultural existem sociedades que são tratadas como culturas estranhas, e não apenas quanto aos indígenas, mas aos grupos que vivem no campo ou na cidade, mas que são isolados ou até que vivem em grupos fechados dentro de uma metrópole. A importância de compreendermos essa diversidade que existe na nossa sociedade é para que possamos viver melhor nela e entendermos melhor o nosso país.

Quando analisamos uma sociedade, não podemos analisar suas culturas internas individualmente, visto que uma interfere na outra, como por exemplo, uma sociedade indígena que por mais isolada que esteja tem seu destino ligado à sociedade nacional. Analisando tanto as culturas entre sociedades diferentes como a cultura no interior de uma sociedade não conclui que tudo é relativo.

O que se entende por cultura

As discussões sobre cultura vêm desde o século passado e isso aconteceu devido aos diversos contatos entre as sociedades que muitas vezes não eram pacíficos, então se acreditou que estudando as culturas entenderíamos os diversos povos e nações do mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (188.9 Kb)   docx (94.9 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com