TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Recrutamento e Seleção

Por:   •  8/9/2022  •  Seminário  •  2.201 Palavras (9 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 9

Recrutamento e Seleção

Segundo o dicionário Aurélio recrutamento é o ato de recrutar, aliciar ou angariar adéptos para a execução de uma tarefa unicamente humana.

Por sua vez podemos dizer então que o Recrutamento é um processo que visa atrair uma pessoa a qual se candidatará a uma vaga pré-existente, visando encontrar as características desejadas que permitirão um desempenho adequado ou satisfatório para um cargo específico.

São fundamentais dentro do Recrutamento:

Observar as características da organização, sua proposta, missão e visão. A partir dela entender as demandas do trabalho e fornecer uma abrangente percepção dos cargos e vagas proporcionados por ela. Portanto o planejamento e as estratégias de recrutamento e seleção serão importantes para alcançar o êxito no preenchimento da vaga desejada.

O Recrutamento passa por algumas etapas são elas:

Planejamento do Recrutamento

Nesta etapa define-se o tipo e quantidade de vagas para um determinado cargo. Por essa análise descreve-se as potencialidades e o número de candidatos almejados para uma determinada vaga. Dentre os candidatos inscritos haverão aqueles que atenderão, superarão, ou não atenderão a demanda solicitada. Cabendo então aqui um equilíbrio nos padrões de recrutamento para que não sejam altos ou baixos demais.

Estratégia de Recrutamento

A estratégia de recrutamento envolve a resposta a quatro questões básicas:

1) Quem fará o recrutamento e como será preparado para a tarefa?

Nesta etapa é necessário alguém que tenha conhecimento das potencialidades da vaga, da organização e das habilidades necessárias. Deve ter características interpessoais muito boas e deve ser capa de fornecer informações realistas e detalhadas ao candidato potencializando o desejo de pertencimento a organização.

2) Qual o tipo de seleção será usado?

O tipo de seleção deve ser baseado na visualização realista do cargo e vaga. Fornecendo ao candidato informações positivas e negativas, sejam elas sobre o cargo, a organização e as qualificações desejadas, visando informar de forma clara e objetiva uma visão realista do cenário organizacional a fim de não chocar o candidato na vivência cotidiana. A visão realista permitirá ao candidato recusar ou aceitar a vaga de uma forma mais comprometida.

3) Qual o local do recrutamento?

Quando falamos de local do recrutamento não estamos falando do local físico, o qual pode ser em agência externa, na própria organização ou em eventos de capitação curricular. Mas, focamos na abrangência deste recrutamento conforme a vaga desejada:

Cargos administrativos/operacionais elevados: Tendem a abrangência nacional ou regional na capitação de candidatos.

Cargos técnicos/artesãos: Buscam uma capitação regional ou local, devido as características da área em aberto.

Cargos operacionais simples ou braçais: A busca tende a ser menos exigente agindo em âmbito local.

Em todos os casos visa-se o melhor resultado com menor investimento no recrutamento.

4) Que métodos serão usados para o recrutamento?

Com base nessa pergunta existem duas formas básicas de recebimento de currículos ou capitação de candidatos: os "write-ins" e os "walk-ins", ou seja, aqueles que encaminham os currículos de forma escrita para as agências de recrutamento (internas ou externas) e aqueles que vão a empresa e entregam seus currículos ou se inscrevem para vagas.

A partir disso, podemos ter o recrutamento interno que busca as potencialidades dentro da própria oganização e o recrutamento externo que visa a capitação externa dos interessados.

Informação da vaga

A vaga deve ser descrita de forma clara, usando-se a nomenclatura do mercado de incersão da empresa, deve evidenciar os requisitos mínimos, os benefícios, a carga horária, os adicionais desejáveis e em alguns casos os valores dos salários. Informações técnicas, abrangentes e demais dados serão fornecidos no processo de seleção.

Capitação de Interessados

A capitação intena é feita através de regras de promoção da empresa, e pode ser conduzida de forma informal proporcionando um melhor desenvolvimento de carreira na organização. Esse preenchimento pode ser feito através do anúncio da vaga e até mesmo na candidatura de eventuais colaboradores. Dependerá também do plano de carreira da empresa.

A capitação externa baseia-se em alguns métodos:

Anúncio da vaga, o qual pode ser feito em jornais, revistas, periódicos profissionais, bem como redes sociais, rádio ou televisão. Um anúncio eficiente trará descrição e detalhes completos do cargo, uma visão realista da vaga informando prós e contras. A descrição das tarefas e os pacotes oferecidos na remuneração.

Uso de agências de emprego, sejam elas internas, externas ou governamentais. As quais encaminham currículos para vagas específicas e que podem ou não cobrar algo por esse fornecimento.

Capitação de currículos sem abertura de vaga e que serão direcionadas as vagas em aberto.

Indicações de funcionários, método que é reconhecido pr ser eficaz em termos de tempo e dinheiro empregado, mas tem a desvantagem de poder levar a endogamia e formação de "panelinhas" na organização.

Encaminhamento ou capitação em instituições de ensino, buscando capitar candidatos com aptidões necessárias ao preencimento das vagas. Geramente são encaminhados os melhores ou aparentemente os melhores para determinadas vaga.

Empresas de recolocação de executivos, as quais buscam atrair candidatos de níveis elevados para vagas específicas, são as empresas chamadas de caça-talentos, as quais cobram uma taxa para realocação do candidato no mercado de trabalho.

Inúmeros outros métodos de recrutamento, como feiras de emprego, agências de emprego temporários, mala-direta ou divulgação em massa de vagas em aberto.

Durante o recrutamento faz-se necessário:

  • A triagem preliminar dos cadidatos visando eliminar os que são inadequados a vaga em aberto.
  • Os gastos de hospedagem e transporte durante o processo de seleção.
  • A disponibilidade de entrevistas com gerentes de produção ou setor.
  • A notificação dos candidados que foram mal-sucedidos a candidatura.
  • Aceitação ou rejeição das ofertas deve ser processada.
  • Registro do progresso e processos do recrutamento à seleção do candidato.

Seleção

Conforme o dicionário Michaellis da Língua Portuguesa seleção é o ato de escolher, selecionar, separar ou mesmo eleger uma pessoa, um ser, objeto ou função visando um processo social, produtivo ou governamental no qual o selecionado tenha melhor desempenho ou atenda as necessidades aparentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (59 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com