TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Estágio

Por:   •  15/4/2019  •  Projeto de pesquisa  •  5.413 Palavras (22 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 22

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

ISABELLE ABREU

OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COM MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – ONG BELÍSSIMA

São Paulo

2019

FACULDADES METROPOLITANAS UNIDAS - FMU

ISABELLE ABREU

OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE COM MULHERES EM SITUAÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL – ONG BELÍSSIMA

Relatório das atividades desenvolvidas no Estágio Especializado em Intervenções Psicológicas II.

Orientadora: Ana Maria Caramujo

São Paulo

2019

RESUMO

O presente relatório tem como objetivo detalhar as atividades desenvolvidas no Estágio Especializado em Intervenções Psicológicas II, realizado na ONG Belíssima, durante o primeiro semestre de 2019, como critério avaliativo do Curso de Psicologia do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas.

A observação participante tem embasamento em Saúde Preventiva, que prevê a promoção de saúde através do empoderamento e da ampliação de perspectivas acerca do binômio saúde-doença. Para tanto, foram utilizadas oficinas e rodas de conversa como estratégias de atuação, visando proporcionar ao grupo uma reflexão sobre seus papéis na sociedade e ressignificar possíveis hábitos, para uma melhor qualidade de vida e adaptação ao meio.

O público observado é composto por 10 mulheres, entre 22 e 42 anos de idade, residentes na cidade de Santos e em situação de vulnerabilidade social. Será ressaltada a influência desta vulnerabilidade na construção da identidade, autonomia e autoestima do público atendido, bem como as dificuldades vivenciadas na Instituição.

Palavras-chave: Psicologia. Saúde. Preventiva. Mulheres. Vulnerabilidade.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        5

OBJETIVOS        6

JUSTIFICATIVA        7

MÉTODO        8

ATIVIDADES REALIZADAS EM CAMPO        9

1° ENCONTRO        9

2° ENCONTRO        11

3° ENCONTRO        13

4° ENCONTRO        23

DEVOLUTIVA        25

CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        27

ANEXOS        28


INTRODUÇÃO

Em se tratando da prática de Intervenções Psicológicas, é possível citar termos como “mudança”, “transformação”, “pesquisa” e “ação”, que evidenciam princípios fundamentais da atividade.

A este respeito, Kathia Neiva (1981), afirma que uma intervenção psicológica vai muito além da construção do psicodiagnostico, caracterizando a oportunidade do profissional vivenciar as práticas de um determinado grupo e identificar suas demandas conflitantes – E, a partir disto, produzir transformações através da pesquisa.

Para Bleger (1922-1972), em um processo de intervenção psicológica, o psicólogo não deve apenas explorar os aspectos de um determinado grupo com o olhar vindo de fora. É preciso compreender a realidade encontrada – E, portanto, é fundamental que o pesquisador se misture aos demais membros do grupo, criando uma espécie de “movimento” no ambiente em que se encontra.

Ao longo das visitas realizadas na ONG Belíssima, observou-se um grupo composto por aproximadamente dez mulheres, atendidas pela Instituição aos finais de semana e que se encontram em situação de vulnerabilidade social. CONTINUAR AQUI FALANDO SOBRE MULHERES EM VULNERABILIDADE DAQUELE ARTIGO

Partindo desta premissa, buscou-se integrar ao grupo através da realização de dinâmicas e rodas de conversa, que possibilitassem a observação e coleta do máximo de informações disponíveis. FALAR AQUI SOBRE AS ATIVIDADES DESEMPENHADAS Ao mesmo tempo, almejava-se estabelecer relações éticas e construtivas, que fomentassem a experiência e prática dos conhecimentos adquiridos ao longo do curso de psicologia.

OBJETIVOS

Objetivo Geral: Atuar na promoção de saúde, reforçando o nível de bem-estar e autonomia de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Proporcionar ao grupo uma reflexão sobre seus papéis na sociedade e ressignificar possíveis hábitos, para uma melhor qualidade de vida e adaptação ao meio.

Objetivos Específicos:

  • Prevenir possíveis psicopatologias através da prevenção e disseminação de informações sobre saúde e qualidade de vida;
  • Favorecer a autoestima do grupo, através da conscientização, empoderamento e ampliação de perspectivas sobre a própria história;
  • Desenvolver habilidades e competências de conteúdo prático em complemento aos conteúdos teóricos do curso;
  • Analisar a atuação do psicólogo dentro do cenário Institucional, relatando sua participação e protagonismo no cotidiano dos indivíduos;

JUSTIFICATIVA

A atividade justifica-se na medida em que contribui para o aprendizado e compreensão dos fenômenos vivenciados pelo público a que se pretende observar. Através da pesquisa, torna-se possível analisar as relações estabelecidas entre os sujeitos, bem como o funcionamento e dinâmica da própria Instituição.

Tencionando compreender as necessidades intrínsecas e extrínsecas, tornou-se necessário estabelecer um processo investigativo, que incluiu a observação em loco. Para tanto, foram efetivadas visitas à Instituição em diferentes datas, nas quais se realizou dinâmicas de grupo, rodas de conversa e oficinas – Utilizadas como instrumento de avaliação.

MÉTODO

Objetivando conhecer a Instituição de forma abrangente, utilizou-se a Pesquisa de Campo como ferramenta de atuação. A pesquisa possibilitou a observação de fenômenos e fatos exatamente como ocorriam, permitindo a análise, discussão e interpretação posterior dos dados coletados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (266.2 Kb)   docx (33 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com