TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

Por:   •  23/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.274 Palavras (10 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 10

PSICOTERAPIA INFANTO JUVENIL

         

TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e compreender o que é transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), suas características diagnósticas, sintomas, formas de tratamento, interferências e consequências psicológicas desta doença na infância e adolescência.

O transtorno obsessivo compulsivo é uma combinação de obsessões e compulsões que nada mais são do que comportamentos, rituais, atividades e pensamentos repetitivos e persistentes. É caracterizado por desagrado, rejeição e violação da natureza do paciente.

As manifestações clínicas do transtorno obsessivo compulsivo na infância ou adolescência são muito semelhantes às dos adultos. Geralmente, na infância, as crianças tentam encobrir seus sintomas como os adultos. O diagnóstico é feito por meio de um diálogo entre a criança e alguém de sua confiança, portanto, não é difícil de diagnosticar. O tratamento precoce reduz muito os danos causados ​​pelo transtorno obsessivo compulsivo (TOC), que ocorre principalmente nas áreas de educação e relações interpessoais.

Geralmente os pais não percebem o comportamento diferenciado da criança, e muitos acabam notando após serem chamados na escola por conta de comportamentos de isolamento social ou por não querer utilizar o banheiro da escola.

Este transtorno faz com que o indivíduo execute comportamentos, rituais, pensamentos e atividades que ele não pode evitar e, quando não realizados, o paciente experimentará sintomas físicos, como cólicas cardíacas, tremores, suor excessivo e sofrimento cruel, o que são considerados possibilidades de coisas ruins acontecerem ao próprio indivíduo ou a outras pessoas, o que pode levar à depressão.

Uma criança com esta doença é apanhada pelos seus próprios pensamentos e repetição de gestos. Esses pensamentos constantes produzem dor e ansiedade, e o comportamento compulsivo é uma tentativa de controlá-los. Por exemplo, olhando no espelho repetidamente, as obsessões sempre resultam em que o alvo seja muito gordo ou muito magro. Quando o paciente estiver se olhando no espelho, ele passará temporariamente pela dor. Em breve, esse pensamento reaparece, desencadeando novamente a compulsão.

O QUE É TRANSTORNO OBSESSIVO COMPULSIVO (TOC) NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA?

A característica do transtorno obsessivo compulsivo é sempre que pensamentos com conteúdo indesejáveis, imagens ou ideias invadirão o cérebro humano, independentemente de seus desejos. Devido ao pensamento mágico e maravilhoso das crianças desta idade, este tipo de pensamento denominado obsessão nem sempre é considerado sem sentido pelas crianças com esta doença. No entanto, esses transtornos obsessivos compulsivos podem causar comprometimento funcional e sofrimento, e as crianças ou seus familiares podem estar cientes disso.

Por outro lado, para avaliar a ansiedade causada pelo transtorno obsessivo compulsivo, existe o transtorno obsessivo compulsivo (normalmente denominada “mania”), que é uma regra ou hábito desenvolvido pelas crianças para buscar alívio ou evitar o transtorno obsessivo compulsivo, desordem compulsiva. Por exemplo: Quando a criança pensa repetidamente que coisas ruins vão acontecer com a figura da mãe ou com alguém muito próximo, ela pode adotar certa "mania" (compulsão), como manter os brinquedos organizados simetricamente e adotar um curativo rígido Modo de contar todos os itens, seus passos, entre outros comportamentos, para evitar que qualquer situação prejudicial à saúde aconteça com seus entes queridos.

A proporção desses rituais e pensamentos é muito grande, o que não só causa grande sofrimento, mas também escraviza o comportamento das crianças. Outros exemplos são pensamentos relacionados à sujeira ou doenças, que podem fazer com que a criança lave as mãos várias vezes ao dia, nunca vá ao banheiro da escola ou aceite qualquer brincadeira de contato físico, como um simples aperto de mão.

É importante que o diagnóstico seja feito de maneira mais precoce possível, pois quanto antes o tratamento for iniciado, maior é a chance de reduzir os comportamentos obsessivos e rituais. O que aumento muito as chances de remissão completa dos sintomas do transtorno na criança ou adolescente, possibilitando o exercício de uma vida normal.

O TOC geralmente está associado a algumas comorbidades na criança /adolescente, como a síndrome de Tourette, a depressão, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, transtorno desafiante de oposição, entre outras comorbidades. Isso pode fazer com que o manejo dentro do tratamento seja mais complexo e desafiador.

SINTOMAS

Normalmente, os sintomas do transtorno obsessivo-compulsivo se desenvolvem de modo gradual, e a maioria das crianças pode mascarar os sintomas no início.

Esta criança é frequentemente viciada em preocupação e medo de sofrer algum dano, como medo de contrair uma doença fatal, ou medo de que ela ou outras pessoas sejam prejudicadas. Ela se sentiu compelida a fazer algo para equilibrar ou eliminar suas preocupações e medos. Por exemplo, ele pode repetir as seguintes operações:

  • Fazer muitas correções no trabalho escolar;
  • Evitar tocar certas coisas;
  • Fazer frequentes solicitações de reconforto, às vezes dezenas ou até mesmo centenas de vezes por dia;
  • Lavar as mãos excessivamente, resultando em mãos com pele extremamente seca e machucada;
  • Verificar se desligou o alarme ou trancou a porta;
  • Contar coisas (por exemplo, passos);
  • Sentar-se e levantar-se de uma cadeira;
  • Limpar e reorganizar constantemente certos objetos;
  • Mastigar alimentos determinado número de vezes.

Existe uma conexão lógica entre algumas compulsões. Por exemplo, uma criança que não está doente pode lavar as mãos com frequência. No entanto, alguns são completamente irrelevantes. Por exemplo, as crianças podem contar até 50 vezes, repetidamente, para evitar que os avós tenham um ataque cardíaco.

Se ela resistir à coerção ou for proibida de fazê-lo, ficará extremamente ansiosa e preocupada. A maioria das crianças/adolescentes acredita que seu transtorno obsessivo-compulsivo é anormal e, muitas vezes, sentem-se envergonhados e tentam escondê-los. No entanto, algumas crianças acreditam firmemente que seu transtorno obsessivo-compulsivo é eficaz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (87.8 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com