TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O sistema digestório e as emoções

Por:   •  20/8/2019  •  Resenha  •  2.156 Palavras (9 Páginas)  •  394 Visualizações

Página 1 de 9

O sistema digestório e as emoções                

Nesse trabalho vamos ver a reação existente entre o sistema digestivo com os aspectos  das emoções ,como também enfatizar pontos acerca da simbologia  que caracteriza o mesmo. Partindo desses princípios visa-se demonstrar sua estrutura fisiológica, as tradicionais doenças associadas  e ressaltar o conceito das emoções  e suas contribuições para o desenvolvimento e adoecimento dos órgãos .

A psicossomática estuda a relação existente entre o corpo e a mente, buscando entender como estes influenciam um ao outro.

As emoções são fatores essenciais para a sobrevivência humana, é através das emoções expressamos nossos sentimentos, sensações algo de origem muito particular de cada individuo, a mesma é estendida como um componente cognitivo onde o sistema límbico é o agente gerador desta  visando os fatores de origem corporais, especificamente do sistema digestivo provocando impactos nos aspectos  emocionais na vida das pessoas.

Diante da concepção apresentada pela psicossomática este trabalho objetiva contribuir para a assimilação  do sistema digestivo, em termos fisiológicos assinalando suas principais doenças:  gastrite, úlcera, doenças hepáticas,  diarreia, obesidade, anorexia nervosa e bulimia.

Segundo Angel toda doença é psicossomática, pois somos providos de soma e psique inseparáveis anatômica e funcionalmente. Seja qual for o fator etiológico, a doença incide no ser humano detentor de vida mental, social e somático. Quando o conflito intrapsíquico torna-se persistente e intenso, gera um estado de tensão que buscará  um escoamento  por acesso emocional e somático, ao se expressar aliviará essa tensão e favorece a homeostase. Nem sempre o conflito se mostra de maneira clara, pode estar presente de forma implícita, na consciência. Em função disso o conteúdo de tal conflito se expressa na formação de sintoma.

Quanto menos eficientes são os mecanismos psíquicos e cognitivos de sentir, falar e agir, mais o sistema somático é utilizado para expressar emoções. Um dos primeiros passos para o tratamento dos pacientes somatizados deve ser conscientizá-los sobre a importante participação dos fatores emocionais nos sintomas queixados. Os inimigos natural da conscientização são o aspecto depreciativo que as razões psíquicas tem na cultura ocidental, a ideia fictícia que a sociedade atribui aos componentes psíquicos dos sintomas, ou ainda a falsa ideia  de que tudo depende “da boa vontade“   e das ideias positivas do paciente.

O sistema  digestório é responsável por realizar a digestão alimentar, a digestão por sua vez, segundo Pinel , é o conjunto de processos pelos quais os componentes dos alimentos são transformados em substancias assimiláveis pelas células. Ao ingeri os alimentos, eles passam por cada estrutura que compõe o aparelho digestivo, sendo que cada uma dessas estruturas realiza uma função, dependendo de como administramos a nossa higiene pessoal, alimentar e emocional, qualquer uma dessas estruturas podem apresentar mal funcionamento, tendo como consequência um possível desenvolvimento de doenças psicossomáticas em alguns dos órgãos relacionados ao sistema digestório. Ele é formado por órgãos especializados e é responsável pela incorporação de substancias alimentares  que gerem energia suficiente para o crescimento do corpo.

O sistema neuroendócrino realiza a integração dos órgãos dos sistema digestivo para seu funcionamento adequado e aproveitamento das substancias necessárias para o corpo.  O sistema digestório é composto de funções gerais: ingestão de alimentos, digestão,  absorção e defecação, que são feitos da seguinte forma:

Bucal: onde insere o alimento, ocorre a mastigação e  também ocorre o bolo alimentar;

Deglutitório (faríngeo-esofágico): após a mastigação ocorre a deglutição, o bolo alimentar segue em direção a faringe e é  transportado até  o estomago;

Estocagem gástrica: o bolo alimentar chega e fica armazenado no estomago onde sofre degradações provocada pela ação da saliva incorporada a ele desde a boca e da secreção gástrica, compondo-se o quimo que segue para o duodeno-intestinal.

Duodeno-entérico (duodeno-intestinal): é o componente considerado mais importante do  sistema digestivo, pois é onde ocorre  as transformações  digestórias fundamentais, como a degradação e absorção dos alimentos e nutrientes liberados durante a digestão ,processos auxiliados pelas secreções biliares, pancreática, e entérica, também é responsável  pelo esvaziamento do estômago  e é considerado o coração digestório .

Coprogênico (intestino grosso proximal): recepciona apenas o conteúdo intestinal, e os elementos que não foram absorvidos pelo duodeno-intestinal vai sendo transformado em fezes .

Defecatório (intestino grosso distal): é formado pelo cólon descendente, sigmóide e reto, com limitação externa pelo esfíncter anal externo, nesse compartimento ficam armazenadas as fezes até a defecação, sistema controlado pelos adultos através do sistema piramidal do córtex cerebral.

Temos doenças relacionadas ao aparelho digestório  como a gastrite, que é  a mais comum de origem inflamatória , apresentando  como característica  o ataque da mucosa gástrica. Existem dois tipos de gastrite: a crônica que é caracterizada pela presença da bactéria H. pylori no estômago, redução na produção de ácido gástrico e inflamação  e a gastrite aguda que   tem aparecimento súbito, evolução rápida ,o causador muitas vezes são medicamentos, infecções, má alimentação e   estresse físico ou psíquico, as principais queixas são  dor e queimação no abdômen, perda de apetite, sangramento digestivo, náuseas e vômitos. O tratamento indicado irá depender do agente causador.

Segundo Moreno e Araújo a gastrite é consequência da emoção de raiva quando não canalizada em que afeta o estomago. A úlcera é uma lesão erosiva que se dá na mucosa gástrica ou duodenal, chamada úlcera gastroduodenal, gástrica ou duodenal, dependendo do local agredido. A úlcera duodenal é mais comum do que a gástrica, sendo que ambas ocorrem com mais  frequência em pessoas tensas, preocupadas e que vivem maior situação de estresse. Se não tratadas rapidamente podem atingir grandes áreas, obrigando assim a remoção por meio cirúrgico ,além disso  pode levar a morte, pois são feridas que vão  perfurando o tecido. Para Grace e Graham a úlcera seria desencadeada por um impulso de agressividade não exteriorizado contra um ambiente hostil e para outros pesquisadores seria  típico de personalidades que exprimem profundos desejos de independência ,buscam a segurança pelo êxito profissional, o não êxito e o fator genético poderia ser uma variante importante para o desenvolvimento dessa patologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (43.5 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com