TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELO DEPENDENTE QUÍMICO NO PERIODO DO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSOCIAL

Por:   •  27/11/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.329 Palavras (6 Páginas)  •  154 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA

CURSO DE PSICOLOGIA

LÚCIA FERNANDES CAETANO

DESAFIOS ENFRENTADOS PELO DEPENDENTE QUÍMICO NO PERIODO DO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSOCIAL

SOBRAL

2020

[pic 2]

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA – UNINTA

CURSO DE PSICOLOGIA

LÚCIA FERNANDES CAETANO

DESAFIOS ENFRENTADOS PELO DEPENDENTE QUÍMICO NO PERIODO DO PROCESSO DE REABILITAÇÃO PSICOSOCIAL

Projeto de Pesquisa como parte das exigências para a aprovação na disciplina de Projeto de Pesquisa do Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário UNINTA.

Orientadora: Prof.ª Ms Alberlane Pereira de Matos Barros.

SOBRAL

2020

RESUMO

O presente projeto vem propor analisar os desafios vivenciados pelos usuários de dependência química no momento do processo de reabilitação psicossocial, levando em consideração todos os aspectos ambientais e sociais na qual o sujeito em questão esta inserido buscando intendificar estratégias que possa ajudar a diminuir as barreiras que impedem um processo satisfatorio. Atraves do conviveio com dependentes quimicos em tratamento foi que sugio o desejo de desenvolver este trabalho com intuito de agregar mais conhecimento sobre dependecia química e as possibilidades de recuperação do vicio.

PALAVRAS-CHAVE: dependentes químicos, desafios, reabilitação

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        05

JUSTIFICATIVA ........................................................................................................00

HIPÓTESES        00

OBJETIVOS        00

OBJETIVO GERAL        00

OBJETIVOS ESPECÍFICOS        00

REFERENCIAL TÉORICO        00

METODOLOGIA        00

CRONOGRAMA        18

ORÇAMENTO        19

REFERÊNCIAS        20

APÊNDICE (carta de anuência/TCLE)        22

ANEXO         25

INTRODUÇÃO

Não é de hoje que o uso continua de drogas vem causando prejuízo em uma boa parte da vida dos seres humanos e na sociedade. As drogas ao entrar em contato com o sistema nervoso do sujeito proporciona a ele uma sanção prazerosa que dura um determinado tempo e com isso muitos tendem a querer vivenciar essas sensações prazerosas por mais tempo e isso faz com que eles tenham o desejo de consumir cada vez mais drogas os tornando dependentes químicos. Contudo sabe se que há vários fatores que levam o sujeito a ter contato com as drogas como a curiosidade, a tentativa de fuga da realidade que vive e muitos outros.

Através de politicas desenvolvidas para combate as drogas foram criadas a portaria MG/GM n° 121 de Janeiro de 2012 proporcionando ao dependente químico que tem o interesse de abandonar o vicio a possibilidade de inseri se em uma Unidade de Acolhimento vinculado ao CAPS AD e participar de um processo de reabilitação psicossocial em um período mais ou menos de seis meses.

A intensão desse projeto de pesquisa é identificar os principais desafios enfrentados pelos dependentes químicos no período de reabilitação psicossocial e através dele desenvolver mais estratégias que possa vim a diminuir os obstáculos que muitas vezes prejudicam o processo de reabilitação fazendo com que o sujeito abandone o tratamento.    

JUSTIFICATIVA

 

A aproximação com o tema surgiu a partir da convivência com usuário de substancias em uma Unidade de Acolhimento na cidade de Sobral onde fui chamada para fazer parte da equipe no cargo de cuidadora. A convivência quase que diariamente me fez perceber que os usuários vivenciam momentos de instabilidade emocional que muitas vezes os causam dificuldades para que eles consigam concluir o tratamento.

HIPÓTESES

  • As estratégias elaboradas para o processo de reabilitação podem não esta alinhada a realidade do usuário
  • Os contextos familiares e sociais do usuário podem ser o fator principal que prejudica o processo de reabilitação
  • .Os fatores biológicos tentem a ser um fator que impossibilita a eficaz do tratamento.

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

  • Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar os desafios vivenciados pelos usuários de dependência química no momento do processo de reabilitação psicossocial.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Pesquisar sobre o processo de reabilitação psicossocial...
  • Identificar estratégias que podem ajudar a diminuir as barreiras que impedem um processo satisfatório. .
  • Analisar os principais fatores que impede um resultado satisfatório no processo de reabilitação.
  • REFERENCIAL TEÓRICO

À medida que nos propomos realizar algo em nossa vida temos a convicção de que algumas coisas provavelmente possam ser difíceis de concretizar devido a fatores externos e internos, porém isso não quer dizer que seja impossível de realizarmos. O processo de mudança seja em qual área da vida sempre será composta por situações desafiadoras que pode causar um incentivo para continua a mudança ou pode causar a desistência. Creio que a escolha de continua ou desistir possa esta relacionada às condições psicológicas e sociais que cada sujeito esta vivenciando no momento do processo de reabilitação.

Paralelamente, é necessária uma atuação direta junto à família do paciente: primeiro, avaliando e identificando o quanto a dependência do paciente atuou negativamente sobre esta, causando-lhe sofrimento e transformando-a em uma estrutura ora ausente e negligente, ora meramente punitiva; depois, o quanto a família ainda é capaz de apoiar e sustentar o processo de tratamento e recuperação do paciente; e, por fim, ajudando seus membros – aqui inclusos também amigos, vizinhos e colegas de trabalho – a entender a complexidade do problema e as maneiras mais adequadas para lidar com o paciente durante o processo de desintoxicação e manutenção da abstinência. (LARANJEIRA, 2012. Pg. 26)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (104.9 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com