TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS EGIPCIOS E A SUA ESCRITA

Por:   •  8/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.799 Palavras (8 Páginas)  •  451 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE AUTÓNOMA DE LISBOA

DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA E SOCIOLOGIA

LICENCIATURA EM PSICOLOGIA

3º ANO – Psicologia da Linguagem

     

OS EGIPCIOS, A SUA ESCRITA

DOCENTE: Professora Dr.ª Cláudia Castro

Lisboa, Novembro 2014


Resumo

A escrita e a língua de um povo reflectem eloquentemente o seu pensamento e o seu sistema de valores. Sousa.R, (2012). Os egípcios, pertenciam a uma etnia norte Africana, que se havia misturado, com a população oriunda da Ásia, ao longo dos tempos no final da última Galácia, onde hoje se estende o deserto do Sara. O termo Egipto derivado do grego é recente. Os egípcios chamavam a sua pátria Kemet, ou (Kemi),ou negra devido a cor da terra cultivável. A escrita tal como todas as línguas no mundo, fora inventada segundo os antigos egípcios, pelo deus Thot. Objecto divinizado, rodeado de veneração, a escrita foi o ofício sagrado. Fischer.S.Roger. (2002).

Segundo Champollion, a chave da escrita hieroglífica é o alfabeto dos caracteres fonéticos. Este alfabeto é o resultado de uma série de nomes próprios fonéticos, gravados nos monumentos do Egipto, a escrita fonética foi usada por todas as classes da nação egípcia. A escrita era utilizada nas inscrições mais importantes, para o dia-a-dia. Os egípcios desenvolveram por volta, de 2400 a escrita hierática.

Palavras-chave: Egípcios. Escrita. Linguagem.

Abstract

The writing and the language of a people eloquently reflect your thinking and your value system. Sousa.R, (2012). The Egyptians belonged to an African ethnicity north, which had mixed with the population coming from Asia, over time at the end of last Galatia, where today extends the Sahara Desert. Egypt term derived from the Greek is recent. The Egyptians called their country Kemet, or (Kemi), or black because the color of the arable land. Writing as all languages in the world, was invented according to the ancient Egyptians, by the god Thoth. Deified object, surrounded by veneration, writing was the sacred office. Fischer.S.Roger. (2002). According to Champollion, the hieroglyphic writing key is the phonetic alphabet of characters. This alphabet is the result of a series of phonetic names, written in Egyptian monuments, phonetic writing was used by all classes of the Egyptian nation. The writing was used in the most important entries for the day-to-day. The Egyptians developed around, from 2400 to hieratic writing.

Keywords: Egyptians. Writing. language

A ESCRITA EGÍPCIA

Na concepção de Fischer Steven, a escrita egípcia é uma das primeiras da Antiguidade. A sua invenção data cerca de 3000 a. C., do período anterior ao estabelecimento das dinastias faraónicas, e é resultado da fusão de vários elementos. Estendeu-se até ao início da era Cristã, altura em que foi substituída pelo alfabeto grego, a escrita surgiu a partir de uma necessidade mundana: a contabilidade ligada á troca, esta actividade era desenvolvida pelos egípcios e os Harappans do vale do Indo, estes comercializavam activamente com os Sumérios, desde muito cedo adoptaram um método similar de contabilização, para representar sons falados, através de símbolos pictóricos, via-se a representação de um objecto reconhecível e pronunciava-se simplesmente o seu nome em voz alta. Estes símbolos são chamados pictogramas; um sistema de escrita que utiliza pictogramas é um sistema pictográfico. Os egípcios em seguida refinaram este processo reduzindo os desenhos a morfemas e a sinais puramente fonéticos, para melhor reproduzirem a língua egípcia. No final deste processo todo, tinha nascido um sistema ideográfico de escrita, eficiente e capaz de transmitir frases gramaticais da língua falada. Era a escrita tal como a conhecemos.

O surgimento da escrita egípcia

No Egipto Antigo a escrita mais usada era conhecida como escrita hieroglífica, pois era baseada em hieróglifos. Estes eram desenhos e símbolos que representavam ideias, conceitos e objectos. Os hieróglifos eram postos de maneiras a formar textos. Esta escrita era dominada, principalmente, pelos escribas. A humanidade sempre teve esta grande necessidade de se comunicar, porém nem sempre se despunha dos sistemas bem organizados para poder fazê-lo, a mimica e a imitação sempre foram as primeiras formas de ensinar e comunicar, havia uma grande necessidade dos egípcios no controlo da informação, com o objectivo de unificar o alto e o baixo Egipto, a nova escrita adopta também a estrutura da língua Afro. Asiática própria do Egipto, melhor do que qualquer dos nossos alfabetos modernos, o sistema logogrifo dos egípcios sobreviveu quase inalterado, durante mais de 36 séculos, um período bem mais longo do que qualquer outro sistema, da história da humanidade.

Hieróglifos

É um termo originário de duas palavras gregas: hiéros (Sagrados) e glyphéin (escrita). Este termo é o nome que se dá a cada um dos símbolos da escrita egípcia. A escrita hieroglífica é talvez o mais antigo sistema organizado de escrita. A escrita hieroglífica pode ser escrita em linha ou em colunas, tanto da esquerda para direita, como da direita para esquerda. A direcção da escrita é identificada de acordo com a posição dos hieróglifos pois estes estão sempre virados para o início da escrita.

Os hieróglifos tinham tanto valores semânticos como valores fonético. Existiam hieróglifos que representavam consoantes, Ex: as letras que para nós são vogais, para os egípcios são consoantes como as outras. Os sistemas hieróglifos, consistia originalmente em cerca de 2500 glifos, embora apenas 500 fossem usados regularmente, outros hieróglifos eram apenas sugestivos, Wnm - comer exemplo era representado por um individuo sentado com a mão na boca. A palavra db, dedo também era usada para significar db, «10.000» do total de glifos cerca de 26 representavam, uma única consoante, outras 84 duas consoantes, vinte e quatro outros representavam, silabas especificas (silabogramas) cerca de 100 determinativos. Os hieróglifos egípcios eram quase sempre escritos com tinta sobre os papiros, couro e ostraca (fragmentos de cerâmica com inscrições), isso permitia que se desenvolvesse uma escrita cursiva.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (139.4 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com