TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS INSTRUMENTOS E RECURSOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

Por:   •  10/6/2021  •  Pesquisas Acadêmicas  •  805 Palavras (4 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 4

Escola da Saúde da UnP

Curso de Graduação em Psicologia – Bacharelado

Disciplina: INSTRUMENTOS E RECURSOS DA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA

N1 – Resenha Crítica
Aluno:
Flávio Fernandes Dantas


        

O presente trabalho trata-se de uma resenha crítica do artigo intitulado Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC): análise da produção de artigos científicos brasileiros com autoria de João Lucas Dias Viana e Gabriel Vitor Acioly Gomes que tem como objetivo apresentar como o teste em questão é aplicado no País e o quão eficaz se prova ser. Para tanto, pautaram-se em análises realizadas em artigos científicos brasileiros sobre aplicação do WISC , sua origem e atualizações, entre outros temas que confrontariam a cientificidade do teste. A pesquisa bibliográfica dos artigos acerca do WISC nas bases bibliográficas SciELO e PePSIC possibilitou a análise das pesquisas realizadas com o instrumento.

A Escala Wechsler de Inteligência para Crianças (WISC) leva este nome, em homenagem a seu criador, o norte-americano David Wechsler, com objetivo de escalar o nível do quociente de inteligência das crianças, sendo necessários métodos e técnicas avaliativas diferentes do público adulto, aplicada então em crianças na faixa etária de 6 anos à 16 anos e 11 meses.

        Apesar da criação em 1949, apenas após os anos 60 pensou-se em traduzir o teste para o português e tornar possível a utilização no Brasil. A medida em que se tornou possível o acesso à versão traduzida, passou-se a aplicar em situações distintas para se avaliar primordialmente o grau de inteligência da criança a fim de justificar comportamentos, contribuir para hipóteses diagnósticas.

        O acesso ao WISC não possui restrição quanto ao conteúdo, mas sua aplicação e análise cabem aos profissionais da área como psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, etc. No campo da psicologia, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) tem como conduta explicita, que a utilização de ferramentas diagnósticas, de avaliação sejam de uso exclusivo de profissionais devidamente habilitados e em dia com o conselho.

        A primeira edição das Escalas Wechsler de Inteligência foi publicada em 1939 e denominada Escala Wechsler Bellevue (Escala W-B). A partir de então, as escalas foram sofrendo revisões e deram origem às atuais Wechsler Intelligence Scale for Children (WISC) aplicada em crianças, já para adultos, Wechsler Adult Intelligence Scale (WAIS).

        A utilização deste no Brasil vem crescendo e se firmando cada vez mais, assim como as pesquisas relacionadas ao assunto vem crescendo consideravelmente desde os anos 2000, seu estudo e aplicação fazem parte do conteúdo curricular universitário e após algumas atualizações que constataram ineficácia em alguns itens das avaliações originais, estamos hoje vivendo a época do WISC V.

        Provar-se ser científico só é possível através de estudos que comprovem de fato as resultantes da aplicação da escala de forma eficaz, isto é, comprovando-se o objetivo central do uso do teste que seria escalonar nível de inteligência da criança. Portanto, por se tratar de uma tradução literal, foi observado que algumas questões não se adequariam de forma clara ao português, o que poderia levar ao erro, consequentemente uma diminuição na pontuação, consequentemente, um nível menor de inteligência, de forma errônea. Esta foi apenas uma das características diagnosticadas nos artigos que se empenharam em estudar o uso do WISC.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (60.5 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com