TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OTIMIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO MNEMÔNICO

Por:   •  29/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.299 Palavras (6 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

Isabella Ramos Corrêa

OTIMIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO MNEMÔNICO

Psicologia da Aprendizagem e Memória


2017

Isabella Ramos Correa

OTIMIZAÇÃO DO FUNCIONAMENTO MNEMÔNICO

Psicologia da Aprendizagem e Memória

Atividade estruturada apresentada junto ao Curso de Psicologia da Universidade Estácio de Sá. .

Rio de Janeiro, 12 de novembro de 2017.

BANCA EXAMINADORA

[pic 2]

Prof. Sônia Medeiros


INTRODUÇÃO

A memória desempenha um papel fundamental na nossa qualidade de vida, pois é a condição primordial para a nossa aprendizagem. Se caso perdessemos essa capacidade não poderíamos fazer novas aprendizagens nem ter acesso ao que já foi aprendido. Ela é um processo dinâmico de aquisição, armazenar e evoacação de informações ou experiências passadas, sejam essas informações obtidas por experiência ou observação. A memória é um dos mais importantes processos psicológicos, pois além de ser responsável pela nossa identidade pessoal e por guiar em maior ou menor grau nosso dia a dia. Ainda que sem perceber, estamos fazendo uso desse importante recurso cognitivo a todo momento.

Há vários tipos de memórias, sendo os mesmos ligados à sua função e forma de aquisição, e são muito distintos no processamento e área do cerebro associadas. É basicamente a nossa capacidade de evocar esses conteúdos e está diretamente ligada a nossa adaptação ao mundo, nossa capacidade de nos comunicarmos e mantermos relações sociais, nosso raciocínio e influencia inúmeros processos mentais complexos, como a linguagem, a escrita, a inteligência, a criatividade e etc.

Nessa complexidade, os processos mnemônicos auxiliam na retenção dessas informações para serem evocadas mais facilmente. Esse processo é um conjunto de técnicas que se baseiam em estabelecer associações ou ligações que auxiliam no processo de memorização e essa rápida associação com esses suportes permite uma assimilação maior e melhor do conteúdo mais extenso. Basicamente, é um recurso para a memorização de conceitos mais complexos, por meio de palavras mais fáceis de se lembrar. Por exemplo, a taxonomia dos seres vivos usando uma palavra:" ReFiCOFaGE" (Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Género e espécie); na ordem dos planetas no sistema solar usando a frase "Minha Vó Traga Meu Jantar: Sopa, uvas e nozes" (Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) ou Meu Velho Tio Me Jurou Ser Um Netuniano; e também o formato das mãos pra averiguar quantos dias tem cada mês do ano (Funcionaria basicamente que onde se sente os ossos teriam 31 dias e os intervalos entre eles não).

Existem vários processos de memória fundamentais para o desempenho cognitivo humano e sem eles não conseguiríamos desenvolver nossa vida normalmente. Com relação à forma que as memórias são armazenadas, há potencialmente a hipótese que as informações que chegam ao nosso cérebro formam um circuito neural, que ativa uma rede de neurônios e que, caso seja reforçada, resultará na retenção dessa informação no sistema nervoso. Toda vez que repetimos os estímulos, ativamos o mesmo circuito neural. A ativação contínua reforça esse circuito e torna mais fácil a posterior evocação da informação armazenada.


DESENVOLVIMENTO

A Memória Sensorial é usada para descrever a nossa habilidade de reter informações adquiridas dos nossos órgãos sensoriais, podendo ser estímulos visuais, auditivos, gustativos, olfativos, táteis ou proprioceptivos, de forma a existir continuidade à nossa percepção. Esta memória é muito rápida (poucos segundo), escapando muitas vezes, à nossa consciência. Exemplo: cheiro de um perfume que remete uma lembrança.

A Memória a curto prazo é também conhecida como memória de trabalho, refere-se à informação relevante unicamente para o momento atual, porem irrelevante a longo prazo. Tem acesso rápido e limitado, nesta área a informação não dura mais que segundos. Nesta memória temos a memória operacional que servirá para organizar a realidade percebida pelo cérebro.

A Memória de Trabalho é como uma rede temporária para sustentar os conteúdos e a manipulação de informações para o raciocínio, aprendizado e compreensão; desempenho funcional em tarefas envolvendo a capacidade de armazenar pequenas quantidades de informações durante breves intervalos. A duração da memória de trabalho é ultrarrápida porque ela nos permite armazenar uma informação apenas enquanto estamos fazendo uso dessa mesma informação, ou seja, apenas enquanto certo trabalho está sendo realizado ou enquanto precisamos elaborar determinado comportamento.

A Memória de longo prazo faz referência ao que geralmente se entende por memória, a estrutura na qual se armazenam recordações, conhecimento acerca do mundo, imagens, conceitos, estratégias de atuação, etc. É um armazém de capacidade ilimitada (ou desconhecida) e contém informação de natureza distinta. Consolidação é o processo de armazenar novas informações nessa memória.

A Memória episódica são eventos autobiográficos (tempo, lugar, emoções associadas, como, quem, o que, quando, onde e as fontes de conhecimento) que pode ser explicitamente declarado ou conjurado. É a coleção de experiências pessoais passadas que ocorreram em um determinado momento e local. Exemplo: se um indivíduo se lembra da festa do seu 6º aniversário, esta é uma memória episódica. Eles permitem que um indivíduo, de modo figurativo, lembrar o evento que teve lugar em um horário e local específico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)   pdf (107.9 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com