TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obesidade infantil

Por:   •  1/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  521 Palavras (3 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 3

Obesidade Infantil

A obesidade infantil é considerada hoje uma doença crônica causada por vários fatores que contribuem para um acúmulo excessivo de gordura corporal. Outro fator relevante que leva a obesidade infantil está relacionado à genética e/ ou às condições sedentárias de vida e consequentemente são acometidos por patologias tais como: cardiovasculares, diabetes, hipertenso entre outra.

Gerando complicações psicológicas entre eles a baixa estima que é o principal fator que gera depressão, ansiedade, exclusão do meio social, comportamento agressivo e a perda o interesse de interagir com outras crianças.

Atualmente tem ganhado uma atenção dos órgãos competentes os quais vêm desenvolvendo estudos para intervir e amenizar, mas não tem alcançado o objetivo desejado uma vez que a sociedade está submersa ao um conceito distorcido sobre um corpo perfeito e hábitos alimentares.  A rotina que impera na sociedade tem influências direta no cotidiano familiar e consequentemente nas mudanças alimentares onde geram impacto negativo na alimentação de crianças e adolescentes que são inseridos e incentivados pela a mídia a se alimentarem principalmente de fasta food gerando assim carência de nutrientes, vitaminas e excesso de gorduras.

Hoje por mais que tenha um acompanhamento médico o fator psicológico tem se mostrado o principal causador da obesidade com enormes transtornos tais como ansiedade, onde a criança busca no alimento refúgio para alivio de suas frustações, onde o mesmo acaba comendo compulsivamente por não conseguir lidar com situações diversas.

Embora já existam meios de avaliação muitos não têm sido eficaz para definir a causa da obesidade, onde o diagnostico muitas vezes tardio nem sempre são 100% confiável.

Concluímos que uma grande parte da população (crianças e jovens) vem sofrendo com a obesidade, isso nada mais é que um reflexo dos pais e de uma sociedade que vem impondo normas e condições que, de certa forma obriga inconscientemente essas crianças a alcançar objetivos e estilos de vida que geram uma grande pressão, ansiedade e muitas vezes frustração. E muitos acabam encontrando um “escape” na comida e com isso acabam dependentes do alimento em grandes quantidades e curtos intervalos entre uma refeição e outra, sendo essas na maioria fast food.    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com