TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação do comportamento

Por:   •  25/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  3.154 Palavras (13 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 13

Universidade Nove de Julho - UNINOVE

              Jéssica Silva Bracale

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pesquisa cientifica com práticas parentais em análise do comportamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 São Paulo

                                                                  2017

Jéssica Silva Bracale RA: 414108143

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A pesquisa cientifica com práticas parentais em análise do comportamento

                                                                                                             

 

 

 

 

         

Trabalho apresentado ao curso de psicologia da

Universidade Nove de Julho, para o Estágio Básico

I

Orientadora: Jéssica De Assis

                                                                                         

                               

 

 

 

 

 

São Paulo

                                                                2017

Relatório Final

 Introdução

 

A pesquisa científica é fruto de um trabalho realizado pelo pesquisador, devendo obedecer a padrões previamente estabelecidos, sobretudo seguindo formas específicas de composição.

A pesquisa tem a finalidade de obter informações acerca do tema estudado no decorrer do curso, ela se define por um conjunto de atividades orientadas e planejadas na busca pelo conhecimento. A pesquisa cientifica difere-se de uma simples pesquisa rotineira seja no âmbito escolar ou em qualquer outra esfera da sociedade. (RUIZ, 1991).

O presente estudo de pesquisa cientifica praticas parentais em análise do comportamento, tem como objetivo analisar a importância de intervir em problemas de comportamento de crianças e adolescentes.

 Dentre as variáveis que podem influenciar o aparecimento e/ou a manutenção de problemas de comportamento encontram-se as práticas educativas parentais. Segundo Patterson, Reid e Dishion (2002), práticas parentais positivas podem evitar o surgimento e/ou a manutenção de problemas de comportamento e, por outro lado, as negativas podem aumentar a probabilidade de sua ocorrência.

Para Gomide (2006), práticas positivas incluem monitoria positiva, que envolve expressão de afeto, estabelecimento de limites e supervisão das atividades da criança e a promoção do comportamento moral. Por outro lado, as práticas educativas negativas envolvem abuso físico e psicológico, negligência, ausência de atenção e de afeto, além da monitoria negativa, que implica em excesso de instruções, independentemente de seu cumprimento.

Torna-se importante salientar que todo comportamento se mantém porque é reforçado, seja positiva ou negativamente (Goldiamond, 2002/1974; Skinner, 1993/1953) e, assim, se os pais e as mães continuam emitindo respostas que mantêm problemas de comportamento no repertório dos filhos é sinal de que ou não conhecem formas alternativas de comportarem-se para conseguir reforçadores ou então o fazem, mesmo após instruções do terapeuta, porque conseguem reforçadores desta forma.

A análise do comportamento, considera os organismos em 3 níveis: filogenético, ontogenético e cultural, onde levamos em conta a história evolutiva da espécie, o aprendizado do organismo e sua vida, e as particularidades da cultura em que está inserido, dessa forma podemos entender a estrutura familiar para definir práticas parentais, já que eles são responsáveis pelo processo de socialização da criança.

Com base nestas considerações, a presente pesquisa tem por objetivo abranger todo o conteúdo dado no semestre, que se refere a estudos voltados para as interações estabelecidas entre pais e filhos.

 e a hipótese que o procedimento de intervenção com pais pode melhorar as relações estabelecidas entre pais e filhos, refletindo nos comportamentos e as novas realidades que falamos em sala de aula.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Objetivo: Orientar acadêmicos de psicologia a elaborar pesquisas cientificas. O estágio básico I teve relevância, pois permitiu ao acadêmico de Psicologia aprimorar seus conhecimentos em relação à metodologia do trabalho científico voltado para praticas parentais em análise do comportamento.

 

Método: Aulas semanas foram realizadas a fim de supervisionar nossa pesquisa voltada para praticas parentais em análise do comportamento. Fizemos relatórios semanais após a introdução e apresentação do programa.  Houve discussões em grupos, sobre os temas apresentados semanalmente, e exercício de fixação, do qual usamos o instrumento de avaliação IEP – aplicação e correção do instrumento e entrega de relatórios.

 

 

Desenvolvimento

O presente estudo de pesquisa cientifica, tem como objetivo abranger todo o conteúdo do 1° semestre/2017. Do estágio praticas parentais em análise do comportamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (187.1 Kb)   docx (19.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com