TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conflitos na Escola

Por:   •  21/9/2021  •  Relatório de pesquisa  •  2.022 Palavras (9 Páginas)  •  120 Visualizações

Página 1 de 9

Trabalho conv. ordinária

FP 077 – as TIC na sala de aula. aplicações didáticas e uso de recursos

Trabalho conv. ordinária

Trabalho

Nome e sobrenome do estudante

Aline Cristine dos Santos

Andreia das Graças Moreira Claro

Daniel Buono Teixeira

Flavia Maria Barrichello

Código: FP077

Curso: Mestrado em Educação – As TIC na Educação

Disciplina: As TIC na sala de aula. Aplicações didáticas e uso de recursos

Grupo: 19

Turma: 2021-02

Data: 29/07/2021

Índice

Planejamento de Ciências: Vida e Evolução        3

Objetivos de aprendizagem        4

Conteúdos que os alunos deverão dominar        4

Aplicação / Procedimentos utilizados no planejamento        5

Avaliação        6

Justificativa        7

Referências Bibliográficas        8

Anexo A - Escama CTSA        9

Anexo B - Planejamento, Atividades e Habilidades        10

Anexo C - Indicadores da Alfabetização Científica        11

Anexo D - Post 1 e Post 3        12

Anexo E - Post 4        13

Anexo F - Jogos, objetivos e regras        14


Planejamento de Ciências: Vida e Evolução

O planejamento escolhido pelo grupo foi realizado utilizando Ciência Tecnologia Sociedade Ambiente (CTSA) (Anexo A) levou em consideração as atuais circunstancias pandêmicas, que possibilitaram a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação, e desenvolver o conhecimento através da aprendizagem da conectividade.

Este planejamento foi realizado para contemplar as Atividades Não Presenciais (ANPs) da cidade de Sorocaba, situada no Estado de São Paulo, no Brasil. A Escola é Municipal e atende um bairro de periferia da cidade. Devido a Pandemia foi criado um blog: https://www.juntosnoquintal.com.br este blog tem o objetivo de atingir as 4 salas de cada ano, em torno de 80 alunos.

Como a Secretaria de Educação do Município deixou livre para cada Unidade de Ensino trabalhar da maneira que mais se adequava, isto abriu um universo muito grande, pois alguns só utilizaram atividades em PDF enviadas por WhatsApp ou impressas, outras unidades utilizaram de Facebook, com vídeos e PDFs, outras Instagran e teve unidades com a utilização do Classroom com vídeos e PDFs. A nossa unidade optou por utilizar um blog que é gratuito e utilizar de várias ferramentas, plataformas e a gamificação.

A gamificação é a construção de modelos, sistemas ou modo de produção com foco nas pessoas, tendo como premissa a lógica dos games. Esses tipos de modelos levam em consideração a motivação, o sentimento e a participação das pessoas que estão envolvidas no processo. (Alves, Minho, Diniz, 2014, p. 77)

Neste blog o objetivo é “tornar viva a experiência de aprendizagem gratificante usando elementos do jogo”, segundo Oriol Ripoll (2016).

O planejamento foi direcionado para os alunos de 3° anos, com idade em torno de 8 a 9 anos.

O trabalho com iniciação científica permeia todo o trabalho da Escola, e neste planejamento especificamente foi trabalho em todas as disciplinas os seres vivos, em um desenvolvimento da interdisciplinaridade. O Planejamento é da disciplina Ciências (Anexo B), mas foi possível trabalhar o tema em todas as disciplinas com o mesmo fundamento.

Esta implementação do blog foi necessária devido as condições encontradas e impostas pela Secretaria de Educação, porém aos poucos com bastante estudo, o trabalho foi se adequando ao público alvo, pois como citado na FUNIBER (2020, p. 31).  “com o bom uso das TICs e das TACs, a criatividade e o conhecimento dos alunos são aumentados, assim como as capacidades técnicas para gerar novos conteúdos com tecnologia”.

Objetivos de aprendizagem

Diferenciar os animais e suas características específicas baseados em seus grupos distintos (vertebrados e invertebrados);

Objetivos do Conhecimento: Reconhecer, analisar e diferenciar os diversos grupos de animais vertebrados e invertebrados

Conteúdos que os alunos deverão dominar

Habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica previstas pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) a serem atingidas no planejamento das aulas, conforme BNCC (2018, p. 337)

(EF02CI04) Descrever características de plantas e animais (tamanho, forma, cor, fase da vida, local onde se desenvolvem etc.) relacionados à vida cotidiana

(EF03CI04) Identificar características sobre o modo de vida (hábitos alimentares, reprodução, locomoção, entre outros) dos animais do seu cotidiano comparando-os aos de outros ambientes)

(EF03CI06) Comparar alguns animais e organizar grupos com base em características observáveis (presença de penas, pelos, escamas, bico, garras, antenas, patas, etc.)

(EF03CI05) Identificar, comparar e comunicar as alterações de características que ocorrem desde o nascimento e em diferentes fases da vida dos animais, inclusive os seres humanos.

Indicadores da Alfabetização Científica (Anexo C) a serem desenvolvidos: Investigar, argumentar, articular ideias e ler em Ciências

Pilares do Pensamento Computacional estimulados neste planejamento: Reconhecimento de Padrões e Abstração.

Aplicação / Procedimentos utilizados no planejamento

Devido ao estado pandêmico que estamos vivendo as atividades desenvolvidas acontecem por meio de um blog e as atividades são postadas quinzenalmente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (400.7 Kb)   docx (535.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com