TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Neurotransmissores

Por:   •  20/2/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 5

Neurotransmissores

 Neurotransmissores, é a junção dos termos: “neuro” (sistema nervoso/neurônios) e “transmissores” (comunicação, mensagem) e essa ligação é o nome dado a moléculas comunicadoras minúsculas (é passível de observação apenas por microscópio) que carregam mensagens, ligando as células, logo ligando as partes do corpo.São classificados de acordo com sua estrutura química e origem.

Esse composto químico(neurotransmissor) é produzido naturalmente pelos neurônios diante das situações sociais que o sujeito estiver sendo submetido e transmitido pela sinapse,alguns deles lançam o neurônio recebedor para aceitar o sinal e outros vetam este de receber o estímulo químico, devido a isso existem duas divisões:neurotransmissores excitatórios (glutamato) e inibidores (opióides)

Já foram descobertos vários tipos de neurotransmissores, porém existem alguns de mais importância como: Acetilcolina (ACh), Serotonina (5HT), Noradrenalina (NA), Dopamina (DA), Glutamato (Glu).

Abaixo a descrição de cada um deles:

-Acetilcolina:Acetil CoA + Colina;

Formula :CH3COOCH2CH2N+ (CH3)3.

Foi o primeiro NTS a ser descoberto, é importante para o sistema nervoso periférico (movimentos dos músculos)e sistema nervoso central (memória e aprendizagem) e também o único neurotransmissor utilizado no sistema nervoso somático. Sua produção ocorre no citoplasma, e seus receptores são divididos em dois:nicotínicos(subdividem em neuronais e musculares) emuscarínicos (que apresenta cinco subtipos: M1 – Neurônios; Células parietais gástricas/ M2 – Células cardíacas; Neurônios; Músculo liso/ M3 – Bexiga; Glândulas exócrinas/ Músculo liso /M4 – Neurônios /M5 Neurônios. Osneurônios colinérgicossão os que sintetizam e liberam ACh.

As funções da acetilcolina são:

-A vasodilatação (aumento do diâmetro dos vasos sanguíneos.)

-Redução da frequência cardíaca a partir da diminuição da contração do oração (regulando a taxa cardíaca)

-Aumento de secreções (salivação e sudorese)

-Relaxamento intestinal

-Contração de músculos

-Auxilia na cognição (aprendizado e na memória do cérebro), facilita a comunicação das células cerebrais.

Desta forma age no cérebro, a ingestão de alimentos ricos em acetilcolina (salmão,feijão,fígado, entre outros) ajudam em doençasdegenerativas (doença de Parkinson e Alzheimer). Logoa diminuição ou aumento desta molécula pode causar problemas à saúde (intoxicação, espasmos musculares, vômitos, dentre outros).

Alguns alimentos ricos em acetilcolina são:

-Ovo;

-Leite, queijo cottage;

-Leveduras;

-Fígado de frango cozido;

-Sementes de girassol;

-Cogumelos;

-Noz pecã, amendoim;

-Salmão.

-Serotonina (5HT): (5-hidroxitriptamina ou 5-HT) 

Formula :C10H12N2O

A 5-HT é uma indolamina resultante da hidroxilação e carboxilação do aminoácido L-triptofano.

É um neurotransmissor produzido no tronco encefálico, no núcleo da rafe, uma substanciadaa qual pelo sistema nervoso central,no corpo traz ao indivíduo a sensação de bem-estar e felicidade por isso é considerado um calmante natural agindo no sono, no apetite e energia e também como “substância do prazer”, logo a falta desse neurotransmissor no corpo reações contrárias (depressão, stress, ansiedade) às que o hormônio quando no organismo traz para o sujeito.Humor, apetite são áreas onde a serotonina se manifesta também, além de ajudar a combater a enxaqueca e depressão.

É formação da substância se dá a partir de alguns nutrientes presentes em:

Vitamina B6 Avelã, espinafre, semente, entre outros

Vitamina B9: Amendoim, abacate, beterraba, entre outros

VitaminaB12: Carne, ovo, leite, entre outros

Suas funções é regular:

- O humor

- O sono,apetite

- A sensibilidade a dor

-  As funções intelectuais

Diante desses fatores percebe-se que esse NTS é necessário para o organismo, pois está ligado diretamente a hormônios e influência em comportamentos do dia a dia do de qualquer indivíduo, com a presença positivamente ou com a ausência negativamente.

-Noradrenalina (NA):4-[(1R)-2-amino-1-hidroxietil]benzeno-1,2-diol

Formula :C8H11NO3

Também conhecida comonorepinefrina, produzido na glândula adrenal, um órgão localizado acima dos rins, e funciona como um hormônio ligado ao estresse e sistema de alerta por isso é responsável pela resposta de defesa do organismo. Ela atua na regulação do humor, aprendizado e memória e disposição, uma vez que está relacionada com quesitos físicos e mentais. Se essa substancia estiver com os níveis alterados pode levar ao aumento da frequência cardíaca e da pressão arterial no indivíduoe quando reduzidos pode causar depressão e ao aumento do stress.

A noradrenalina é segregada pelas glândulas adrenais e também produzida nas terminações nervosas do sistema autónomo simpático.

É encontrada em vitaminas ,minerais e aminoácidos como:

-vitamina C

-vitamina B6,

-vitamina B12 

 -ácido fólico

 -zinco

 -selênio

- magnésio;

- tirosina

- triptofano

- ômega 3

E tudo isso nos seguintes alimentos :

-gérmen de trigo,

-amêndoa

-castanha do Pará

-fígado

-ovos

A sua principal função é manter a pressão sanguínea em níveis normais.

-Dopamina(DO): 3,4-dihidroxifenetilamina;

Formula : C8H11NO2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)   pdf (116.7 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com