TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Testes Piaget

Por:   •  29/5/2015  •  Resenha  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  662 Visualizações

Página 1 de 4

O Método Clínico de Piaget e as provas operatórias

Este trabalho tem por objetivo levar o aluno a Compreensão do processo de desenvolvimento do pensamento a partir da aplicação das provas operatórias segundo o método clínico em sujeitos com idades entre 4 a 10 anos.

O aluno deverá aplicar de três a quatro provas em no mínimo quatro crianças de 4 a 10 anos, separadamente, e elaborar relatório sobre a entrevista.

Cada grupo irá escolher três ou quatro das provas operatórias piagetianas, construir o material utilizando materiais do cotidiano, aplicar em no mínimo quatro crianças com idades entre 4 e 10 anos, separadamente, e elaborar relatório sobre o material coletado, avaliar os resultados e apresentar em relatório escrito e roda de conversa em sala de aula articulando o material coletado com os estádios do desenvolvimento cognitivo estudados na disciplina.

Os alunos devem ter claro os cuidados éticos e sigilosos em relação ao material coletado e analisado, e deixar isto claro e esclarecido ao responsável pela criança que ira participar da entrevista.

A avaliação das provas operatórias com elaboração de relatório fica mais fácil quando o grupo tem um manual elaborado pelo próprio grupo. Manual este que deve conter: o nome da prova, material utilizado, critério de aplicação, critério de avaliação e objetivo de cada prova.

Os grupos devem elaborar relatório sobre o material coletado, avaliar os resultados e apresentar em relatório escrito articulando com os estádios do desenvolvimento cognitivo. O material pode ser coletado através de anotações ou de gravações ou filmagens, desde que seja preservado o sigilo a privacidade de cada criança, e que vocês tenham sido autorizados a gravar ou filmar a entrevista através do termo de consentimento que o responsável deve ficar com a cópia e assinar o original que constara do trabalho escrito.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA para o Trabalho:

PIAGET, J.  Seis Estudos de Psicologia. Trad. Maria Alice Magalhães D’Amorim e Paulo Sérgio Lima Silva. 25ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

PIAGET, J.; INHELDER, B. A Psicologia da Criança. 3ª ed. Trad. Octavio Mendes Cajado. São Paulo: Difel, 2003.

MACEDO, Lino de. Método clínico de Piaget e avaliação escolar. In: Ensaios Construtivistas. 6ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. (Cap. 11 - p. 103 – 114).

GOULART, Íris Barbosa. Piaget: experiências básicas para utilização pelo professor. 25ª. Ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. Parte III.

MACEDO, Lino de. Para uma visão construtivista do erro no contexto escolar. In: Ensaios Construtivistas. 6ª ed. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2002. (Cap. 8 - p. 63-79).

O relatório deve conter:

  1. Elementos de Identificação
  1. Capa
  2. Folha de Rosto
  1. Sumário (opcional)

  1. Introdução
  1. Apresentação (um paragrafo apresentando o relatório de vocês)
  2. Tema/Levantamento bibliográfico (resumo teórico)
  3. Objetivos (Geral e Específico - opcional)
  4. Justificativa
  1. Desenvolvimento

Resultados (Descrição das provas operatórias)

Analise dos resultados (avaliação das respostas relacionando as com as fases de desenvolvimento cognitivo)

  1. Considerações finais ou conclusão
  2. Referências bibliográficas
  3. Anexos (TCLE assinado, e observação, transcrição das observações, e outros materiais que fazem parte da pesquisa).

Fonte: Times new ou Arial  12

 

TESTE 1 = CONSERVAÇÃO DE NUMEROS:

A criança recebera as 20 bolinhas, explicamos a ela que as fichas estavam divididas em dois grupos, um grupo de bolinhas azuis e outro de bolinhas vermelha. Não deixar explicita, em momento algum, a quantidade de ficha, a criança deve, no decorrer da aplicação da prova, contar a quantidade.
Montar uma fileira horizontalmente com as bolinhas azuis e pedir a elas que montem uma fileira igual a nossa. Perguntar se há mais azuis ou mais vermelhas.
Logo após será feita na frente da criança uma mudança, coloque as bolinhas azuis distantes uma da outra e pergunte novamente se há mais bolinhas azuis ou vermelhas. E depois faça um circulo com as bolinhas vermelhas bem próximas e pergunte novamente qual tem mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (151 Kb)   docx (13.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com