TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POrtfolio De Psicologia

Trabalho Escolar: POrtfolio De Psicologia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2013  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 3

1. Elaborar uma situação de aprendizagem ou de treinamento em que se utilize pelo menos um dos tipos de reforçamento e punição.

O reforçamento e a punição são meios de reconhecer, desenvolver ou repreender os comportamentos desejáveis ou indesejáveis. Hoje, para se ter uma boa gestão dentro de uma organização, o líder precisa saber utilizar essas ferramentas com sua equipe com a finalidade de motivar ou alinhar ações que prejudicam a empresa.

A situação que utilizaremos para demonstrar a aprendizagem aconteceu em uma empresa situada em Guarulhos, a supervisora gere toda administração da filial e para liderar a equipe ela tem como característica o reforçamento positivo. Após ter percebido algumas dificuldades com a equipe e muitas reclamações de clientes, a gestora realizou treinamentos sobre as principais atividades dos setores, depois de ensinar e treinar, os frutos daquela reunião começaram a surgir. Com isso, toda vez que um dos funcionários fechasse uma venda ou realizasse um bom atendimento, ela usava do reforçamento positivo, através de e-mails para toda equipe com parabéns e palavras de incentivo. O que pudemos perceber o quanto foi motivador para todos os colaboradores foi a forma de reforçar o aprendizado e reconhecer o bom trabalho, proporcionando crescimento.

A forma de utilizar a punição é através de conversas ou advertência. Com mais eficiência o meio mais usado para repreender os comportamentos indesejáveis é a conversa. Aconteceu uma situação onde todos trabalham de social e um dia uma nova colaboradora foi de jeans e, de forma muito sábia, a gestora a chamou para conversar e explicar os procedimentos da empresa.

2. Apontar onde está o reforçamento ou punição no texto e explicar seus efeitos.

O reforçamento no texto está na forma como a gestora usa para elogiar e reconhecer de forma pública o empenho de seus colaboradores. Os efeitos são positivos e ajudam no crescimento como um todo da organização. Pois, o reconhecer os funcionários é desenvolver um talento. Os efeitos do reforçamento são a motivação dos funcionários, a vontade de querer aprender mais, o bom relacionamento com a equipe, dar bons resultados para a empresa etc.

3. Acrescentar na situação, algum tipo de reação que leve o treinando ou aprendiz a utilizar, pelo menos, um mecanismo de defesa do ego.

O treinamento aplicado pela gestora com a finalidade de que todos os funcionários soubessem pelo menos um pouco das principais atividades da empresa foi para sanar os mecanismos de defesa, pois muitos colaboradores diziam que não atendiam os clientes ou davam informações porque não sabiam, ou seja, usavam do mecanismo afirmando que não tinham conhecimento para atender ou tinham insegurança. O que acabava acarretando em diversas reclamações, porque muitas vezes a pessoa responsável pela função estava ocupada e também não conseguia prestar o atendimento.

Conclusão

Na conclusão dessa pesquisa compreendo a suma importância da psicologia, pois a psicologia está ligada diretamente com o ser humano nos seus atos, através de estímulos e reações ao meio que está envolvido, inclusive na área profissional. As empresas sempre aplicam métodos para analisar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com