TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Psicologia da Educação

Por:   •  2/12/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.278 Palavras (14 Páginas)  •  823 Visualizações

Página 1 de 14

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Marta Bueno, RU 1135629, Turma 2014/02.

PORTFÓLIO DA UTA – Fundamentos da Educação

Fase 1

AMERICANA

2015

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Marta Bueno, RU 1135629, Turma 2014/02.

PORTFÓLIO DA UTA – Fundamentos da Educação

Fase1

Trabalho de Portfólio apresentado a UTA – Diversidade cultural da-Fase I do curso Licenciatura de História do Centro Universitário Internacional UNINTER.

Tutora: Cássia C e C Perobelli

Pólo Associado: Americana/SP

Americana

2015

1) Elaboração

(A)-Seminário e analises sobre os pensadores da psicologia da educação.

2) CONTEÚDO

Biografias e teorias de Skinner, Piaget, Vigostsky, Henri Wallon, David P.Ausebel, Carl R.Rogers e uma síntese do filme “Céu de outubro.”

3) Objetivos

• Conhecer os principais pensadores da psicologia da educação;

• Suas teorias e contribuições para a atuação docente;

• Interpretação do filme.

Compreender as importâncias das teorias dos pensadores e analisar como pode ser utilizado com eficácia na profissão, interpretar e debater o filme buscando enxergar valores e contextos da ciência humana dos indivíduos.

4)Síntese do assunto

Cabe a cada profissional buscar referências de estudo para se amplia seu conhecimento, embasamento nas futuras condutas profissionais e discernir como aplicá-las num contexto educacional apropriado.

Introdução

Com dados de pesquisa e uma busca coerente nas informações apresentadas presentes neste, através de interpretações contextualizadas e indagações próprias fica explicito o objetivo á ser atingido com o tema proposto ao grupo.

Desenvolvimento

Através das leituras citadas dos pensadores da psicologia da educação nos forneceu embasamento acadêmico para prática docente com uma leitura mais distinta e científica.

Recursos utilizados

Pesquisas virtuais e visualização do filme Céu de outubro.

Avaliação

A proposta se deu por positiva para os temas estudados obtendo uma leitura mais dinâmica para nossa futura atuação docente sendo complementada pelo debate do filme como síntese democrática de idéias e perspectivas de diferentes olhares dos fundamentos psicológicos e socioantropológicos da educação.

Skinner (Teoria comportamental).

Nasceu na Pensilvânia em 20 de Março de 1904, Skinner foi considerado um grande psicólogo americano, que veio em óbito em 18 de Agosto de 1990. Graduou-se em Inglês, mas foi altamente influenciado pelas leituras sobre as experiências do condicionamento de John Watson e Ivan Pavlov, o que o levou a fazer Pós-graduação de Psicologia em 1928 na maior Universidade dos Estados Unidos (Harvard). Em 1947 atuou como pesquisador e professor na mesma Universidade (Harvard). Conduziu trabalhos considerados pioneiros em psicologia experimental e foi o criador da teoria chamada de Behaviorismo Radical, uma teoria que aborda o condicionamento humano. Em agosto de 1990, oito dias antes de sua morte, apresentou um trabalho numa convenção em Boston, onde foi convincente com a psicologia Behaviorista e enérgico com a psicologia Cognitivista de David Ausubel que o confrontava na época. O livro mais marcante de Skinner é o The behavior of. organisms (O comportamento dos organismos, 1938).

Skinner acreditava que o aluno deveria aprender sendo condicionado, ou seja, o aluno seria ‘adestrado’. Se o aluno realizasse as atividades como o desejado pelo professor receberia um elogio, prêmio ou qualquer outra resposta positiva, para assim continuar a dar respostas desejadas pelo professor. Se o aluno realizasse as atividades de forma inesperada pelo professor, ele receberia um castigo ou alguma outra resposta negativa para não repetir o erro. O aluno era condicionado a fazer exatamente o que o professor queria, sem refletir as atividades, fazendo algo de forma totalmente mecânica. Quando respondia da forma correta ou adequada era estimulado a continuar assim e recebendo estímulos negativos quando errava, para não persistir no erro. Essa teoria já foi muito utilizada em escolas e consultórios, mas como vemos o Behaviorismo tem alguns pontos negativos como não fazer o aluno refletir, não estimula a criatividade e a autonomia, neutraliza a criança levando-a a sentir-se desvalorizada, acarretando a ansiedade, o medo e a ira por toda vida adulta deste aluno. O Behaviorismo condiciona o aluno, para que ele haja da forma esperada, como se todas as ações do aluno já fossem esquematizadas pelo professor. Os estímulos externos, sejam positivos ou negativos, auxiliam para moldar o aluno como o professor quer.

Pensando a teoria de Skinner pelo lado da Extinção, podemos ver quão é importante eliminar um comportamento que já está condicionado na criança devido ao contexto que ela vive. Exemplo: O aluno em sala, ou a criança em casa, grita simplesmente porque quer fazer seu desejo ser atendido e o professor ou os pais para não vê-la gritar fazem sua vontade ser imediatamente atendidos. Estes estão reforçando, validando o comportamento condicionado e a partir do momento em que não recebem o que querem, gradativamente vai havendo a Extinção, o que os levam ao bom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)   pdf (74.9 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com