TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Portfolio Psicologia

Por:   •  1/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.401 Palavras (6 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

........................................................................................................

ENSINO PRESENCIAL COM SUPORTE EAD

ADMINISTRAÇÃO – 8º SEMESTRE

ANTONIA BATISTA DE OLIVEIRA – 991608

KARINA MELLO – 779108

POLYANA BONO -

PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

O Condicionamento do Comportamento na Organização

...............................................................................................................................

Guarulhos

2012

ANTONIA BATISTA DE OLIVEIRA

KARINA MELLO

POLYANA BONO

PSICOLOGIA DA COMUNICAÇÃO

O Condicionamento do Comportamento na Organização

Trabalho apresentado ao Curso Administração da Faculdade ENIAC para a disciplina Psicologia.

Profª. Silvia.

...............................................................................................................................

Guarulhos

2012

[pic 2]

Respostas

ATIVIDADE PROPOSTA

  1. Elaborar uma situação de aprendizagem ou de treinamento em que se utilize pelo menos um dos tipos de reforçamento e punição. Suas mães que são filhas da mesma mãe trabalham muito para sustentar o lar e por este motivo, ambas deixam suas filhas com a avó.

        A avó, uma mulher experiente com seus 65 anos, adora uma fofoca, seja ela familiar ou da vizinhança. Ela vive no telefone conversando com os familiares ou então na calçada de casa conversando com as vizinhas. Como toda boa fofoca, não se deve guardar a informação apenas para si, então a avó compartilha todas essas informações com sua neta mais velha, porque acredita que ela é a mais madura e certamente haverá de guardar segredo.

E segue assim todos os dias. Entretanto, chega em um determinado dia que esta neta mais velha começa a compartilhar todas essas informações com sua mãe. Isso ocorre porque ela começa a pensar que é normal falar acontecimentos do cotidiano das pessoas ao seu redor.

Por sua vez, a mãe é uma profissional formada em psicologia e que exerce a função, visto que isso não é agradável socialmente, procurou formas e métodos de conter as duas em alardear os acontecimentos.

Com sua mãe, a avó da garota de 16 anos, ela começou a realizar ligações mais frequentes e sempre com algum pedido, seja ele verificar os email ou recados, ou até mesmo para marcar uma consulta, o que deixou-a muito irritada com as novas tarefas. A filha psicóloga questionou se ela estaria muito preocupada com outras coisas mais importantes como cuidar da vida dos outros e a mãe/avó ficou negando que estivesse fazendo fofoca. Enfim, 80% de toda informação que deveria chegar a avó simplesmente não chegou.

Já com sua filha, a garota de 16 anos, ela começou a jogar ao contrário. Ela começou a contar alguns segredinhos dela para a sua sobrinha de 13 anos, e também forçava a garota de 13 anos a contar pra as suas descobertas para a prima de 16 anos, o que a deixava constrangida e passou a rejeitar a hipótese de falar da vida dos outros.

  1. Aponte onde está o reforçamento ou punição no texto e explicar seus efeitos.

Para a avó, ela utilizou a técnica de punição negativa, porque retirou algo bom para ela se sentir mal, ou seja, retirou o tempo ocioso aonde descobriria a informação e promoveria o repasse da mesma, colocando em seu lugar funções e tarefas que tomariam o seu tempo, e a avó ficou irritada.

Para a garota de 16 anos, ela utilizou a técnica de punição positiva, porque colocou algo ruim para ela se sentir mal, ou seja, colocou os segredos dela em xeque, para que ela percebesse o quão ruim é falar da vida alheia, deixando-a constrangida.

Para a garota de 13 anos, ela utilizou a técnica de reforçamento positivo, porque colocou algo bom para ela se sentir bem, porque a garota começou a se sentir importante para alguém, sua tia psicóloga, em que estava dando a oportunidade de confiar nela e também de atribuir tarefas, mostrando que consegue desempenhar.

Para a Mãe/Filha/Tia psicóloga, foi a técnica de reforçamento negativo, porque tirou algo ruim para ela se sentir bem, ou seja, ela não estava satisfeita e feliz em ver a filha prosear sobre a vida dos outros, porque sabe que isso não ajuda a filha crescer, pelo contrário, pode até arranjar inimizades. Então a psicóloga conseguiu ficar bem, resolvendo essa situação.

  1. Acrescente na situação, algum tipo de reação que leve o treinando ou aprendiz a utilizar, pelo menos, um mecanismo de defesa do ego.

A Avó ficou surpresa com a sua filha psicóloga de acusá-la ser uma provável “fofoqueira”, e ela negou o fato mesmo sendo verdade. Esse mecanismo de defesa, a “negação”, é ineficaz, pois de acordo com o wikipédia*, esse mecanismo de defesa se baseia em simplesmente negar os fatos acontecidos à base de mentiras que acabam se confundido e na maioria das vezes contrariando uma à outra.

Conclusão de Antonia:

        A psicologia é o estudo da alma e da mente, em que procuram meios e alternativas de entender o comportamento de toda a raça humana, entendendo que cada indivíduo tem sua maneira individual e particular de pensar e agir.

A psicologia nasceu através da filosofia, onde pequenos grupos se reuniam em praças públicas e começavam a fazer perguntas como: "porque somos iguais e pensamos tão diferentes?". Através dessas perguntas que surgiram diversos estudos, dentre eles a psicologia.

        Para os psicólogos, o homem pode e deve ser estudado, observado, compreendido sob diferentes aspectos. Os aspectos mentais humanos são gerados e influenciados por três grupos de fatores:

- Fatores biológicos - A pessoa já nasce com sua identidade;

- Fatores psicológicos - as expectativas e os medos;

- Fatores socioculturais - a comunicação e influência das pessoas ao redor.

Neste portfólio, aprendemos as técnicas do reforçamento e punição, e como ela ajuda na criação de treinamentos e aprendizados em cada caso, e suas conseqüências. Em resumo, tanto o reforçamento quanto a punição pode ser negativa ou positiva:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (145.2 Kb)   docx (33.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com