TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfolio Psicologia Para Pedagogia

Por:   •  19/9/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 2

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

UNIDADE DE ENSINO DE VITÓRIA DA CONQUISTA

Biologia Licenciatura

Psicologia da Educação

Portfólio

         

           

VITÓRIA DA CONQUISTA
2018

KLEBER SILVA FARIAS

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

Trabalho apresentado ao Curso de Biologia  do Centro Universitário Clarentiano, para a disciplina de Psicologia da Educação.

Tutor: Profª. Jaqueline Marques

VITÓRIA DA CONQUISTA
2018

Atividade Portfólio

Possibilidades e Limitações

Possibilidades

Limitações

Behaviorismo

Neobehaviorismo

 Seguindo o Modelo E-R (estímulo – resposta), seria possível no contexto escolar, de modo que o professor acabaria influenciando os alunos a importância da participação de todos no processo de ensino-aprendizagem, da melhor forma que lhe convém.

A limitação exposta nesse modelo está ligada diretamente ao que ocorre na abordagem Tradicional, onde o educando acaba sendo apenas um depositário do processo, impossibilitando do diálogo e expressão de suas ideias.

Psicanálise

Nesse pensamento, mostra-se que a figura do professor e sua significação para o  aluno pode ser a chave do aprendizado, visto que essa ligação entre ambos estabelece uma relação de confiança, de modo a desejar colabora com ele.

Nesse pensamento, tem - se o contrário, onde o aluno pode não estabelecer uma relação afetiva com o professor e pode não colaborar com ele, assim acaba por dificultar o aprendizado.

Humanismo

Nessa concepção o professor deve aceitar e valorizar a vivência que aluno tem em seu contexto, além de respeitar a livre expressão provenientes do aluno.

Nessa concepção o professor acaba por ficar sozinho nesse processo, de modo que teria que lidar individualmente e com suas concepções de como relacionar com o aluno, sem ter um método direcional de ensino.

Gestalt

Nesse pensamento, temos a percepção humana com ponto central, de modo que o cérebro humano seria dinâmico, o que para o aluno o aprendizado seria mais proveitoso usando essa percepção.

De fato, o que se compromete nesse pensamento é o que ocorre em paralelo com outras concepções, visto que desse modo o aluno pode ficar limitado a uma única percepção de ideia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (75.5 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com