TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO DA SAÚDE PARA A POPULAÇÃO DAS ESCOLAS

Por:   •  22/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  832 Palavras (4 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]     

Projeto de Extensão

PROMOÇÃO E EDUCAÇÃO DA SAÚDE PARA A POPULAÇÃO DAS ESCOLAS DA ULBRA

Relatório de observação ESCOLA PAZ 3º ANO – Turma 32

Acadêmico: Thaís

Data: 25/09/2017 

Observação

Cheguei na escola e fui recebida pela Coordenadora que me direcionou para a sala de aula, onde a mesma lembrou aos alunos que eu iria, ficar junto com eles por alguns minutos para observar a aula. Sentei no fundo da sala de aula. A professora era a Diane de Inglês. Já havia iniciado a aula quando cheguei. Estavam divididos em grupos. Eram 18 alunos no dia, não faltou nenhum. A idade média é de 8 a 9 anos. 

Ficaram animados quando cheguei. Agitaram-se um pouco, mas a professora pediu que os mesmos se acalmassem e eles ficaram mais tranquilos. No quadro estava escrito, a data e um texto em inglês. Estavam copiando a matéria. A professora lia o texto e todos iam falando a tradução para ela, demonstrando facilidade e serem participativos, apesar de, a agitação ser contínua. Eles falam o tempo todo entre o grupo, brincam com os materiais e alguns levantam diversas vezes.

Um aluno comentou que já terminou de copiar todo o texto e a professora avisa que assim que todos concluírem irá passar questões para responderem. Nos grupos as conversas continuam. De repente uma menina grita com um menino “Me deixa guri”. Ele e outro menino repetem “Me deixa guri” e riem. Alguns alunos pedem ajuda, se direcionando até a professora.

Após os primeiros 10 minutos as crianças já “parecem” não se importarem mais por serem observadas, mas alguns ainda me observam de canto. De repente um menino começa a se agitar e levantar, a professora diz “Arthur senta direitinho”, “Arthur está demais a conversa”.Todos apesar de agitados, se mostram interessados.

Um menino “brinca” de dar soquinhos de leve em outro colega do grupo. Um outro grupo se agita para matar uma aranha. De repente uma menina começa a conversar e levantar, a professora diz “Deu Alice! Senta direito. Posso chamar para ver o caderno? Pela conversa, posso!”.

Os alunos seguem indo até a professora para tirar dúvidas, ela elogia a letra de um aluno. Uma menina caminha pela sala e conversa em outros grupos. Um menino (Rafa) vai ao fundo da sala pulando e mexe nos livros. Algumas crianças se mantém quietas e aparentemente mais concentradas (porém os mesmos demoram mais para concluir as atividades).

Isabela e Cauã vão até mim e questionam “você está copiando a matéria ou nos observando?”. Respondo “estou observando”. Isabela pergunta “você começa as atividades amanhã?”, respondo “não, apenas daqui 2 semanas”. Caua questiona “quais atividades serão feitas? vai ser em grupo ou individual?”, respondo “ainda não decidimos, primeiro vamos observar e após montar as atividades. Também não sabemos se será em grupo ou individual”. A professora chama “Isabela, o que está fazendo aí? Já terminou? Senta no teu lugar”.

A professora Flávia de Educação Física entra na sala e a agitação e ainda maior. Ela pede “terminam de copiar o quadro de inglês. E só depois vamos para o ginásio”. Alguns pulam, brincam com o estojo ou água (jogar para cima e derrubar em pé).

Em geral a maioria não para de falar, agitados. Um grupo se concentra na porta, esperando para sair. Um menino faz um origami e brinca com ele.  Se arrumam em fila para ir para a quadra. Caua questiona “vai acompanhar a aula de educação física?”, respondo “não” e ele vai para a fila.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (142.2 Kb)   docx (181.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com