TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PSICOPATIA : CONTRIBUIÇÕES DA PSIQUIATRIA E DA PSICANALISE

Por:   •  7/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  6.484 Palavras (26 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 26

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

 PSICOLOGIA

JÉSSICA VIEIRA RAMOS

SADYLA ANDRADE MANHÃES

PSICOPATIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSIQUIATRIA E DA PSICANÁLISE

        

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2018.2

JÉSSICA VIEIRA RAMOS

SADYLA ANDRADE MANHÃES

PSICOPATIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSIQUIATRIA E DA PSICANÁLISE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia, da Universidade Estácio de Sá, como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Psicologia, orientado pelo professor Douglas Bianchi, e Coorientado pela professora Valesca do Rosário Campista.

CAMPOS DOS GOYTACAZES

2018.2

JÉSSICA VIEIRA RAMOS

SADYLA ANDRADE MANHÃES

PSICOPATIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSIQUIATRIA E DA PSICANÁLISE

Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao curso de Psicologia, da Universidade Estácio de Sá, como requisito para a obtenção do grau de Bacharel em Psicologia, orientado pelo professor Douglas Bianchi, e Coorientado pela professora Valesca do Rosário Campista.

Aprovada em: ___ de ______ de ____

BANCA EXAMINADORA

___________________________________

Prof. Douglas Bianchi - Universidade Estácio de Sá

Orientador

____________________________________

Profª. Valesca do Rosário Campista - Coordenadora de Psicologia

Co-orientadora

________________________________

Profª. Glória Abreu

Membro convidado da Banca

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho primeiramente а Deus, pela força е coragem durante toda esta longa caminhada. À professora е coordenadora dо curso Valesca, pelo convívio,  apoio, compreensão е amizade. A todos оs professores dо curso, qυе foram tão importantes nа nossa vida acadêmica. Às nossas famílias pelo incentivo е pelo apoio constante. Аоs nossos amigos, pеlаs alegrias, tristezas е dores compartilhadas. Cоm todos vocês, аs pausas entre um parágrafo е outro dе produção melhora tudo о qυе temos produzido nа vida.

AGRADECIMENTOS

AGRADECIMENTOS DA JESSICA

Pensar em agradecer parece fácil, mas na realidade não é. É muito difícil escolher as palavras certas para agradecer. Então, me perdoem desde já se não citar todos os nomes, quero que desde já saibam que são todos essenciais demais na minha vida.

Primeiramente quero agradecer a Deus, a quem me permitiu este privilégio e benção de estudar e realizar o sonho de uma graduação. Sem todo o amor, paciência, bênçãos e livramentos d'Ele, eu não estaria me formando hoje.

Abaixo de Deus, quero agradecer aos meus pais, que são além de meus pais, meus melhores amigos, que sempre estiveram ao meu lado, dando apoio, suporte e sempre aguentaram todas as minhas crises em meio a toda essa jornada, agradecer principalmente, por me aguentarem nas épocas de provas, onde eu simplesmente não “vivia”, era apenas lágrimas, olhos e mente nos livros.

Agradeço a minha família em um todo, minhas irmãs e irmão, tios(as) e primos(as), que torceram por mim e que me ajudaram, desde o suporte material até o suporte emocional.

Nunca poderia faltar o agradecimento aos meus professores, todos sem exceção. Cada um com seu jeito único de ser e lecionar, que foram de suma importância no crescimento do meu conhecimento, que fizeram me apaixonar por esta linda profissão e que levo comigo com todo amor e carinho, pois são meus “mestres” e amigos. Espero poder ser pelo menos a metade do profissional e ser humano de cada um no decorrer da minha caminhada. Saio dessa linda instituição certa que fiz a escolha perfeita para minha vida.

Amigos! Calma, não esqueci de vocês. Jamais poderia deixar de agradecer aqueles que tornaram a jornada mais leve e feliz, que estiveram comigo em todas as situações boas e ruins. Que enlouqueceram comigo em meio a trabalhos e provas. Sem vocês minha vida seria cinza.

Em especial quero agradecer a minha companheira de abordagem, de loucura, de café e até mesmo daquele vinho maravilhoso, aquela que acreditou no potencial deste tema, e que me deu a honra de poder defender junto dela, a minha companheira de monografia, Sadyla Andrade Manhaes. Minha linda, muito obrigada por existir na minha vida.

A todos o meu muito obrigada. Continuo contando com vocês na minha vida daqui até a eternidade.

AGRADECIMENTOS DA SADYLA

Quero estar agradecendo em especial as pessoas que fizeram parte dessa história, da qual o início começa agora.

Agradeço aos docentes que fizeram parte de noites de aprendizado de grande acréscimo para minha vida, minha gratidão é enorme por vocês.

Agradeço ao meu esposo e filhas, que muitas das vezes aturaram meu mal

humor.

Agradeço aos meus amigos que vão ser da faculdade para vida.

Agradeço a minha companheira de tcc rsrsr... Jéssica, pois quis encarar esse tema comigo, foi de grande soma, e de um grande amor em comum a mesma abordagem. Discutiremos isso por muito tempo ainda!!!

Por fim agradeço a eu mesma, pela fé e coragem que tive de passar por cima de vários obstáculos e por acreditar que existe um superior a mim que recarrega sempre as minhas energias de um novo dia. Deus Pai!

“Um dia, quando olhares para trás, verás que os dias mais belos foram aqueles em que lutaste”

(Freud)

PSICOPATIA: CONTRIBUIÇÕES DA PSIQUIATRIA E DA PSICANÁLISE.

Resumo: A presente pesquisa aborda a psicopatia na visão da psiquiatria, e da psicanálise. Inicialmente, é apresentado o conceito de psicopatia, buscando analisar a estrutura específica da patologia psicopática na psiquiatria e as contribuições de Freud acerca do conceito de perversão e o que este pode contribuir para compreensão da psicopatia. A presente pesquisa consiste em um trabalho de cunho bibliográfico, buscando trazer uma contribuição sobre o conceito de psicopatia da forma como ele é compreendido na área médica pelos psiquiatras, e pelos autores psicanalíticos, mais especificamente, por Freud e Lacan. A relevância desta pesquisa consiste em propiciar um maior esclarecimento acerca do tema e mostrar como no decorrer da história ocorreu pré-julgamento acerca da psicopatia o que na atualidade vem se desdobrando e se desconstruindo. A proposta consiste em elucidar a visão que a psicanálise produz sobre a psicopatia, a posição da psiquiatria, o conceito apresentado no DSM, tratando suas diferenças e as possíveis conexões com a perversão, estrutura pensada por Freud (1905) e revistada por Lacan.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.5 Kb)   pdf (272.9 Kb)   docx (491.5 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com