TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Papel do psicologo no doente asmático

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

CAMILLA OYAMA DE OLIVEIRA

FISIOLOGIA GERAL:

Papel do psicólogo no doente asmático

BAURU

2016

CAMILLA OYAMA DE OLIVEIRA

FISIOLOGIA GERAL:

Papel do psicólogo no doente asmático

Trabalho Disciplina- Fisiologia Geral

Universidade Paulista- UNIP

Prof. Dr. José Archangelo Garcia

BAURU

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO .....................................................................................5

  1.1 Definição..........................................................................................5

  1.2 Fisiopatologia...............................................................................5,6

2. DESENVOLVIMENTO...........................................................................7

  2.1 Objetivo.............................................................................................7

  2.2 Método..............................................................................................7

  2.3 Discussão......................................................................................7,8

3. CONCLUSÃO........................................................................................9

4. REFÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................10

RESUMO

O trabalho sobre a asma brônquica tem como principal objetivo descobrir qual é a interação do psicólogo nesse contexto. A asma brônquica é uma doença complexa e interfere diretamente na qualidade de vida de quem a tem.

Ao finalizar o trabalho, concluo que o psicólogo é indispensável no tratamento do doente asmático na sua qualidade de vida.

Palavras-chaves: Asma; papel do psicólogo; qualidade de vida.

ABSTRACT

Work on bronchial asthma aims to find out what is the interaction of the psychologist in this context. Bronchial asthma is a complex disease and directly affects the quality of life of those who have.

At the end of the work, I conclude that the psychologist is essential in the treatment of asthmatic patient in their quality of life.

Key words: Asthma; Psychologist paper; quality of life.

1. INTRODUÇAO

1.1 DEFINIÇÃO

A asma é uma doença inflamatória crônica, caracterizada por hiperresponsividade das vias aéreas inferiores e por limitação variável ao fluxo aéreo, reversível espontaneamente ou com tratamento, manifestando-se clinicamente por episódios recorrentes de sibilância, dispnéia, aperto no peito e tosse, particularmente à noite e pela manhã ao despertar. Resulta de uma interação entre genética, exposição ambiental a alérgenos e irritantes, e outros fatores específicos que levam ao desenvolvimento e manutenção dos sintomas.

 É causa importante de absenteísmo escolar e de limitações para esportes e outras atividades. Entre os adultos representam importante problema, pois freqüentemente seu controle é difícil e pode estar associado a outras condições de saúde, o que torna mais grave a situação clínica global do paciente. Nos últimos anos, houve enorme progresso não só pelo melhor entendimento dos mecanismos da asma como também pelo surgimento de novos recursos terapêuticos, principalmente nos grupos dos broncodilatadores e dos antiinflamatórios. No entanto, apesar desses progressos, não se observou impacto proporcional na mortalidade e na morbidez da doença.

1.2 FISIOPATOLOGIA

A principal característica fisiopatogênica da asma é a inflamação brônquica, resultante de um amplo e complexo espectro de interações entre células inflamatórias, mediadores e células estruturais das vias aéreas. Ela está presente em todos os pacientes asmáticos, inclusive naqueles com asma de início recente, nas formas leves da doença e mesmo entre os assintomáticos.

Asma é o exemplo de doença das vias aéreas onde o parênquima pulmonar se apresenta normal. Sua marca fisiológica é a obstrução das vias aéreas com os sintomas característicos do impedimento à movimentação de ar para dentro e para fora dos pulmões. Outra característica é a rápida flutuação no grau de obstrução das vias aéreas. Na asma são diversos os locais e mecanismos envolvidos na obstrução e é caracterizada por uma grande variabilidade entre diferentes pessoas, como na mesma pessoa em diferentes ocasiões.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 OBJETIVO

O objetivo do trabalho é estudar como o psicólogo pode e deve interagir com a equipe de profissionais de saúde e com a família do doente através dos aconselhamentos.

2.2. MÉTODO

O método utilizado para a realização do trabalho foi a pesquisa em base de dados, com base em artigos científicos e alguns dados do Ministério da Saúde.

2.3 DISCUSSÃO

A abordagem terapêutica do paciente asmático é individual e vincular, família, circulo social, íntimo e comunidade. O paciente asmático, com diagnóstico e sintomatologia alarmante, seja em qualquer idade, não pode ser separado de seu grupo familiar e social, mas isso pode acontecer.

A respeito dos métodos e técnicas terapêuticas, existem diferentes escolas psicoterapêuticas e psicopedagógicas que possuem grande interesse no doente asmático, a escola psicanalítica, cognitivo-comportamental, sistêmica, entre outras.

A escola psicanalítica, atua como uma psicoterapia, uma breve orientação, ela é indicada ao paciente asmático quando se refere à aspectos traumáticos na infância, quando os mecanismos de defesa são primitivos ou nem existem, e quando se tem imaturidade emocional, esse breve tratamento é para desenvolver o processo de maturação geral do doente (Gilliéron,2001).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (104.6 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com