TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento e linguagem

Por:   •  29/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.460 Palavras (10 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 10

Professora: Daniele

Disciplina: pensamento e linguagem

Tema: Aquisição da linguagem

Alunos\Matricula:

Niterói - RJ

INTRODUÇÃO

Nesse trabalho serão apresentadas as hipóteses dos teóricos sobre a aquisição da linguagem, a trajetória e o papel do adulto em seu desenvolvimento, informações sobre o período crítico, interação social.

ABORDAGENS TEÓRICAS EM AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Iremos apresentar as hipóteses de quatro teóricos: Skinner com a hipótese behaviorista, Chomsky, que adota uma postura inatista, Piaget defendendo o construtivismo e Vygotsky com o interacionismo.

TEORIA BEHAVIORISTA

Durante décadas o behaviorismo teve muita influência na linguística e seu teórico mais influente foi Skinner, afirmando que a linguagem surge através da sequência “estímulo > resposta > reforço”. Para ele a exposição ao meio e as respostas bem-sucedidas ao estímulo são essenciais para a aprendizagem.

TEORIA INATISTA

A teoria behaviorista não conseguiu explicar porque crianças aprendem tanto em tão pouco tempo, por isso foi superada pela teoria inatista, de Noam Chomsky, que afirma a linguagem ser dotação genética. Já está inscrita na mente. Chomsky explica que crianças de 18 a 24 meses compreendem regras da gramática do falante mesmo com pouco estímulo, de maneira fácil e rápida através de um dispositivo inato que gera uma gramática especifica, que é a gramática da língua a qual a criança é exposta, sua língua nativa. Outra afirmação do linguista é que há uma gramática universal que é responsável pelas semelhanças entre todas as línguas.

TEORIA CONSTRUTIVISTA

O suíço Jean Piaget afirma que a aquisição da linguagem é resultado do desenvolvimento da inteligência da criança e da função simbólica, que é quando a criança consegue diferir o sujeito do objeto. Contrariando o inatismo, a teoria construtivista defende que a criança adquire linguagem com a interação entre o ambiente e o organismo. Resumidamente, segundo Piaget, a linguagem é um sistema simbólico de representações com origens nas comunicações entre a criança e o adulto.

TEORIA INTERACIONISTA

No interacionismo, a interação social tem um papel importante no desenvolvimento da criança. Vygotsky, que teve influência nos estudos sobre aquisição da linguagem apenas décadas depois de sua morte, teve como princípio a ideia de que a linguagem e a inteligência “andam juntas”, o que quer dizer é que a fala e o pensamento prático devem ser estudados com a mesma importância.

ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM

A criança começa por produzir um som gutural, chamado de arrulho, que é semelhante ao arrulho dos pombos. De 3 a 4 meses os bebês emitem sons, chamados de balbucio, entre 6 e 12 meses fazem combinações de vogais e consoantes, entre 10 e 12 meses emitem as primeiras palavras, por volta dos 18 meses surgem as primeiras combinações de palavras e aos 3 anos a maioria das crianças já é capaz de dominar as estruturas sintáticas e morfológicas de sua língua nativa.

PERÍODO CRÍTICO

O período crítico ocorre entre os 24 e 30 meses de vida. É o período em que o ser humano adquire linguagem. Segundo Pinker, a aquisição da linguagem acontece normalmente até os 6 anos, daí até a puberdade ela se compromete e depois se torna rara. Por esse motivo é difícil conseguir dominar, após a idade adulta, uma segunda língua.

O PAPEL DO ADULTO NO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM INFANTIL

O adulto participa do aprendizado de linguagem pela criança mudando sua fala para facilitar seu entendimento. Isso ocorre de várias formas, algumas delas são a diminuição da velocidade da fala, repetição do que foi dito quando a criança não compreende, ênfase nas palavras de maior importância numa frase, falas mais simples.

Os estudos inatistas consideram que pelo fato de os adultos modificarem suas falas a fim de facilitar seu entendimento, acabam por causar uma certa diminuição ao avanço da linguagem pela criança.

INTERAÇÃO SOCIAL

As experiências e informações que a criança recebe do ambiente linguístico a qual é exposta são chamadas de input. Um grupo ou comunidade falante é caracterizado como input linguístico. Há evidências de que o input facilite o desenvolvimento linguístico da criança. A expressão do adulto sobre as expressões da criança é denominada contingência, e é o que oferece continuidade na comunicação, segundo Rice. A maneira como a criança utiliza o input recebido é influenciada pelo seu nível de desenvolvimento linguístico. O meio social, os vários tipos de interações e hábitos também são fatores influentes no desenvolvimento linguístico através do contexto sociocultural.

PROBLEMA

como se da à aquisição da linguagem da criança entre 4 meses a 2 anos?

OBJETIVOS:

Objetivo geral

Investigar de que forma ocorre a aquisição da linguagem da criança de 4 meses a 2 anos.

Objetivos específicos

Observar de que forma a criança interage com seus familiares e seu meio.

Metodologia

Pesquisa de campo que consiste em realizar um levantamento descritivo no ambiente onde a criança esta inserida, tendo por finalidade de observar, registrar aspectos que possam estimular o desenvolvimento e aquisição da linguagem.

Sujeito

Bebê 1 - Idade: 7 meses

Sexo: Masculino

Local: Residência

Família: Mora com a mãe e o pai.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com