TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Básicos de Análise do Comportamento

Por:   •  17/6/2019  •  Resenha  •  689 Palavras (3 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 3

SEMELHANÇAS E DIFERENÇAS ENTRE O BEHAVIORISMO DE WATSON E O BEHAVIORISMO RADICAL:

O behaviorismo de Watson veio trazer a proposta de estar estudando comportamentos observáveis saindo daquela ideia metalistas, deixando de lado a consciência a ‘mente humana’, Watson veio trazer este novo conceito de psicologia, acreditando que todo comportamento era aprendido, onde segundo Matos “[o comportamento não era visto, no século passado, como mais uma função biológica, isto é, própria do organismo vivo, e que se realiza em seu contato com o ambiente em que vive, como o respirar, o dirigir...]”, deixando um pouco de lada aquela psicologia filosófica e passando a trazer a psicologia para o campo da ciência levando-a para experimentos em laboratórios como um objeto de estudo que o homem pudesse observar. Watson acreditava que meio moldava o homem.

O behaviorismo é um estudo recente aprimorado, tendo surgindo no começo deste século, surgindo em uma era onde se acreditava que muitos problemas mentais eram recorrentes de possessões demoníacas, onde se dizia que o homem era divino ou material. Ele veio a mudar a visão de psicologia. Segundo Matos o “behaviorismo surgiu em oposição ao mentalismo e ao introspeccionismo, mas, de fato, isso só é verdade na obra de behavioristas clássicos como Watson e Guthrie. Em fins do século passado a ciência de modo geral começou a colocar uma forte ênfase na obtenção de dados ditos objetivos, em medidas, em definições claras, em demonstração e experimentação. Esta influência se fez sentir na Psicologia, no começo deste século, com a proposta behaviorista feita por Watson: "Por que não fazemos daquilo que podemos observar, o corpo de estudo da Psicologia?"”

Toda psicologia da época usava o método de introspecção o olhar para si, onde ele não apoiava de forma alguma, e sim acreditava que com isso produziam falsas memórias, Watson também criticava a consciência acreditava que era algo muito vago, não podia ser observada, inserida, não poderia vim a ser um objeto de estudo. Ele acreditava que era possível estudando os comportamentos observáveis, prever e controlar o comportamento.

Skinner veio dar sequência aos estudos de Watson porem diferente dele, ele não descartaria a consciência, qual o contexto ela se refere a capacidade de prever o estimulo, exemplo: ventilador – descreve-lo seria uma consciência sobre ele. Lembrar de algo do passado você tem consciência, descreve, tem um estimulo, ambiente e história. Se você não é capaz de descreve-lo, logo não tem consciência.

Skinner veio a criticar o mentalismo dizendo que era uma explicação circular, para ele não existia mente interagindo com o corpo. Ele veio trazer um novo conceito o comportamento privado e público ambos deveriam ser estudados, onde ele acredita que estudando o comportamento privado possa compreender o comportamento humano, pensando diferente de Watson que acreditava que bastava estudar o comportamento público. Privado que remetia somente a uma única pessoa, e o público com outra pessoa. Onde não deveria se estabelecer contingências para o privado ou público. E a terapia se adaptaria a cada sujeito.

Skinner utilizasse o critério de verdade onde seria levado em consideração a mais adequada para cada objeto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (37.6 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com