TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios Básicos de analise do comportamento

Por:   •  21/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

A modelagem é um processo em que os comportamentos vão sendo incentivados, e que pode ser chamado de reforça positivo, e é obtida quando você proporciona reforço após resposta, e daí se aproxima da resposta desejada. É um mecanismo de aprendizagem, de um novo comportamento.

Moreira & Medeiro (2007) mencionam que as consequências afetam os comportamentos; o reforço é definido pelos autores como estímulos que aumentam a frequência do comportamento reforçado e têm outros dois efeitos sobre o comportamento dos organismos: a diminuição da frequência de outros comportamentos diferentes do que foi reforçado e a diminuição da variabilidade na topografia (na forma) da resposta do comportamento reforçado.

A modelagem é um procedimento de reforçamento de aproximações sucessivas ao um comportamento. Tendo como resultado final um novo comportamento.

O objetivo da pratica é modelar o comportamento de pressionar a barra através da técnica de aproximações sucessivas, emitindo comportamentos cada vez mais próximos ao comportamento alvo, para que ele possa pressionar a barra sozinho.

MÉTODO

Para poder fazer o experimento, foi utilizado um programa de computador que simula uma caixa de Skinner, modelo virtual. Com um rato albino do sexo masculino, linhagem e espécie Rathus Novergicus, considerado um animal ingênuo e de comportamentos simples, vale lembrar que toda a descrição está sendo voltada para o modelo virtual ao qual estamos utilizando. A dupla utilizou-se de alguns instrumentos, sendo eles uma folha de registro para anotar os comportamentos do rato, lápis, relógio e cronometro.

O procedimento da pratica era estabelecer alguns padrões de comportamento de aproximações sucessivas, e liberar a pelota de alimento assim que o rato correspondesse aos comportamentos esperados. Nesta etapa, sempre que o rato se aproximava do comedouro eram liberadas pelotas de alimento, depois de algumas repetições passou a ser liberado o alimento toda vez que ele farejava o comedouro, após mais algumas repetições, o alimento só era liberado quando o rato levantasse perto a barra. Depois de algumas repetições o rato passou a pressionar a barra sozinho a fim de receber o alimento.

E todos os comportamentos designados, eram anotados pela dupla em uma tabela.

RESULTADO E DISCUSSÃO

Tabela 1. Frequência dos comportamentos designados para o exercício de modelagem

Comportamentos Taxa de resposta total

Aproximar-se da barra 35

Farejar a barra 33

Levantar-se perto da barra 40

Pressionar a barra 276

TOTAL 384

Para cada comportamento que esta na tabela, ele recebia um reforço (o alimento). Logo de inicio o rato não demorou muito em associar o seu comportamento para obter o alimento, demorou um pouco para sair do comportamento de levantar-se para o de pressionar a barra. Depois que o rato passou a pressionar a barra o programa foi mudado para reforça automaticamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com