TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Psicológicos Basicos

Por:   •  11/5/2018  •  Resenha  •  5.088 Palavras (21 Páginas)  •  222 Visualizações

Página 1 de 21

Processos psicológicos básicos

Percepção

O estudo da sensação e percepção auxilia na compreensão e interpretação do comportamento humano. A sensação recebe as informações das dimensões da realidade por meio dos dados sensoriais e a percepção interpreta estes dados. Ou seja, a sensação será nossas reações físicas que o nosso corpo sofre e a percepção é o significado que atribuímos através das antigas experiências e está juntamente ligada a sensação. Para que haja percepção, o conhecimento de um objeto, é necessário que tenha atenção que auxilia na seleção de estimulo ou aspectos do meio, já que não podem ser percebidos simultaneamente pela mesma pessoa. As características do estimulo e o estado psicológico do percebedor exercem influencias sobre a percepção; Exemplo: uma pessoa que procura uma blusa vermelha em uma loja terá disposição perceptiva temporária para persistir em encontrar ou abandonar o que procura.

A aprendizagem tem influência na percepção e a percepção na aprendizagem; exemplo: uma criança esquimó distingue entre numerosos tipos e neve, assim como outra criança que mora em cidade grande que distingue numerosas marcas de automóveis, não é provável que a primeira criança faça a mesma distinção que a segunda, e nem vice-versa, se forem colocadas em meio trocados. A constância perceptiva se entende pela percepção de um objeto e de suas propriedades como alguma coisa constante, apesar das variações e de sensações que recebem o órgão sensoriais; exemplo: quando se percebe uma pessoa se afastando, a projeção dessa pessoa em sua retina diminui, a percepção depende de alguns fatores de estimulo que é captado pelos nossos órgãos de sentido pelas nossas experiências antigas.

Os princípios de organização perceptual se baseiam em: Relação figura, a qual se destaca, e fundo, que é menos definida; agrupamento (percepção dos estímulos agrupados); proximidade (faz com que percebemos a forma da coisa); semelhança (os objetos semelhantes ficam juntos); continuidade (através de certos detalhes damos forma a figura); fechamento (preenchemos as partes que falta no estimulo e percebemos o significado).A percepção de movimento não corresponde ao movimento físico real, exemplo: uma pessoa que está sentada em um trem, tem a certeza que seu trem está em movimento, porém, é o trem do lado que está se movendo.

As “pistas” de percepção de profundidade são: perspectiva linear (linhas paralelas que parecem convergir a uma grande distância); perspectiva aérea (indicações de distância fornecidas pela atmosfera); interposição (as coisas mais próximas apareçam na frente); movimento relativo (indica distancia); disparidade retiniana (diferença das imagens recebidas pelos dois olhos); percepção auditiva (indica distância). As ilusões perceptivas são interpretações falsas da realidade e podem ser auditivas, táteis, gustativas, olfativas e outas; algumas ilusões como o do Phi que acontece pelo ascender sucessivo de duas lâmpadas esse fenômeno depende do movimento dos olhos do observador. A percepção extra-sensorial se entende como percepção de um objeto ou fato sem a utilização dos sentidos conhecidos como: telepatia (perceber os pensamentos de outra pessoa sem comunica-los), premonição (conhecimento dos pensamentos futuros de uma pessoa ou acontecimentos), clarividência (conhecimento de fatos ocorridos noutro tempo e local), psicocinese (capacidade de influenciar um objeto físico pelo poder mental).

Percepção

Interpretação de estimulo; Conflito de associação para dar significado ao o que está captando; Formas de captar estímulos externos ou internos; Associações (sentido, significado, linguagem) – Senso comum: cultura, vivencias; Associação é mais complexa que sensação e apresenta princípios (leis, determinantes) que a regem; Pode ser flexível dependendo da relação figura-fundo. Ao mesmo tempo ela tende a boa forma, um sentido ou significado; Combinação de fatores inatos e aprendidos; Como o indivíduo se relaciona com o outro e nisto se interfere a cultura; Percepção pode ser enganada.

Sensação

Capacidade de captar pelos sentidos; Ideias inatas; Fisiológico, biológico.

Motivação

O comportamento motivado caracteriza pela energia relativamente forte nele despendida e por estar dirigida para um objetivo ou meta. O motivo é uma condição interna relativamente duradoura que leva o indivíduo ou que o predispõe e persiste em um comportamento para um objetivo, como sede, fome curiosidade. Incentivo é a significação externa para o qual o comportamento se dirige, como dinheiro (incentivo positivo – que direciona o comportamento) ou ferimento (incentivo negativo – que afasta ou evita o comportamento). Impulso é a força que põe o organismo em movimento, consequência de uma necessidade, como a fome que é um impulso, a consequência da necessidade de alimento. E a necessidade são os motivos mais complexos, como realização e prestígios. A aprendizagem exerce influência no processo de motivação, desejar a aprovação social, valorizar e almejar o dinheiro são por meio dos motivos aprendidos, estes estímulos adquirem o valor de incentivo porque foram associados à satisfação de necessidades básicas. Há uma relação biunívoca entre motivos e comportamentos pois um mesmo comportamento pode ser o resultado de vários motivos atuando ao mesmo tempo, o bom desempenho da profissão, motivado para a necessidade de realização e de prestigio simultaneamente, há outros fatores que influenciam sobre o comportamento, percepção, emoção e aprendizagem; além disso os motivos humanos muitas vezes são inconscientes, nesse caso a pessoa não sabe qual o motivo real ou qual o seu objeto.

Os motivos podem ser classificados em: motivos relacionados com as necessidades fisiológicas ou motivo de sobrevivência (fome, sede, dor, medo, estimulação informativa); motivo relacionado com a interação com outra pessoa ou motivos sociais (sexo, comportamento maternais); motivos relacionados com a competência ou o Eu ou simplesmente motivos do EU (necessidades de realização, necessidade de informação consonante). A homeostase pode auxiliar a compreensão do processo cíclico dos motivos de sobrevivência por ser um processo que mantem a constância do meio interno, assim, a fome e sede, que são considerados mecanismos homeostáticos, produzam comportamento que matem a concentração normal de algumas substancias na corrente sanguínea. Para os Behavioristas a motivação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.6 Kb)   pdf (82.7 Kb)   docx (25.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com